Com os 00’s, o mundo dos videojogos começou a olhar para os motion controls e a explorar o seu potencial, e claro, a Nintendo teve aqui um papel de extrema importância na investigação e desenvolvimento desta tecnologia. Com isto, e com a sua próxima consola ao virar da esquina, a empresa nipónica aproveitou a oportunidade para criar a grande imagem de marca da Wii. Uma consola que veio mudar o estigma de que os jogadores sofriam de falta de exercício físico devido às longas horas de jogatinas reconfortados no sofá. Com efeito, se há coisa que pensamos quando nos recordamos da Wii, é sem dúvida da febre dos videojogos de desporto, que juntavam netinhos e avôs à frente de uma TV, e este é o tema da Jornada Smash de hoje!
32. Wii Sports – Wii (2006)
[irp]
Lutador: Mii
Os Mii são pequenos avatares editáveis, que usamos para identificarmos-nos nas consolas Nintendo mais recentes, bem como aplicações móveis da Nintendo. Na verdade, a sua concepção vem muito antes da sua aparição nas nossas Nintendo Wii. Foi na Game Developers Conference de 1997, que Shigeru Miyamoto, revelou que desde os tempos da Famicom, já tinha em mente criar um jogo no qual criássemos as nossas versões virtuais, no entanto como as limitações eram imensas, o projecto nem teve pernas para andar. Mais tarde, esta ideia voltou a brotar com a chegada da Nintendo 64DD (Um periférico de Disketes Zip para este sistema), que apenas foi lançada no Japão. Com a aplicação Mario Artist: Talent Studio, o utilizador podia incluir um pequeno avatar muito limitado onde escolhia as cores e formas das suas roupas, e através da Game Boy Camera, colocar a sua cara num dos rostos do avatar.
A sua próxima implementação foi com o Nintendo E-Reader, um disposto para o Game Boy Advance que permitia ler Cartas E-Reader e desbloquear conteúdo consoante a sua natureza desde jogos NES, a pequenas adições aos títulos Pokémon por exemplo. Com a Nintendo Gamecube estes tiveram logo presença no pontapé de saída da empresa na E3 de 2002, com a aplicação Manebito, a qual foi concebida por Yamashita Takayuki. No entanto, o projeto não teve pernas para andar, mas o seu desenvolvimento não foi esquecido e, eventualmente, serviu para colocar a primeira pedra, numa futura obra chamada Wii Sports, onde o mesmo foi necessário.
Estes avatars podem ser criados através do Mii Maker, usando diversas partes e formas do corpo humano, bem como penteados e roupas. O seu uso é associado geralmente a um vulgar Avatar, contudo existem exemplos onde os mesmos são partes integrais do jogo, ou aplicações. Tomodachi Life, Everybody Votes Channel e Street Mii Plaza são alguns desses exemplos. Estes ainda podem ser partilhados através de dispositivos, quer associados a uma conta Nintendo Wii U ou Nintendo 3DS, e embora estejam presentes na Nintendo Switch, podem ser usadas também imagens estáticas na mesma, porém o seu melhor uso será no Mario Kart 8 Deluxe e no novo Super Smash Bros. Ultimate por exemplo, onde podemos combater com ou contra as nossas criações, através de um amiibo os mesmos podem ser facilmente transferidos entre dispositivos. O legado dos Mii ainda serviu como ponto de partida para os Xbox Avatars, onde a ideia foi adaptada, revista e aumentada.
Os Mii Fighters em Smash Brothers têm três formas e ataques consoante o lutador o qual tentam emular. O Mii Brawler prefere uma luta mais física, o Mii Swordfighter empunha uma espada e sente-se mais confortável em lutas a média distância, finalmente a Mii Gunner confia no seu poderoso canhão e numa luta a longa distância através de projeteis. Os três recriam movimentos de lutadores como Mario, Captain Falcon, Link, Marth, Samus ou Mega Man, e podem ser modificados consoante a nossa prestação no Challenge mode.
A presença dos Mii em Super Smash Bros, pode significar a própria visão do jogador no jogo, a sua intimidação frente a um roster enorme ou a um legado já muito presente na imagem da gigante de Kyoto.
33. Super Mario Galaxy – Wii (2007)
[irp]
Lutadores: Rosalina e Luma
Rosalina e Luma são personagens que tiveram as suas estreias no jogo para a Nintendo Wii, Super Mario Galaxy. Esta princesa é a observadora do cosmos e mãe adotiva das Lumas, uma pequena raça de estrelinhas que conheceu quando ajudou uma luma a encontrar a sua mãe. A mesma vai notificando e guiando Mario através do seu observatório, enquanto o nosso canalizador rechonchudo tenta não só salvar a sua amada das garras demoníacas do Bowser, como também a ajudar a adquirir as Power Stars, indispensáveis para energizar o observatório.
Esta personagem é um total abandono do tradicional molde de princesas nesta franchise, sendo uma das personagens mais poderosas, de toda a série. Desde a sua concepção Rosetta (como é conhecida Rosalina no Japão), teve como base Peach, as duas até estariam interligadas, mas no final, como todos sabemos, esse elemento não está presente. Contudo com base nos livros de histórias, que Rosalina lê as lumas no seu observatório e que vamos adquirindo pelo jogo, descobrimos que a sua mãe é uma mulher alta de cabelos loiros com dois brincos, e o seu pai é um homem alto de bigode, que usa um boné e veste-se com um macacão verde. Devido a estes factores, vários fãs especulam que Peach e Luigi, sejam os seus pais, já que Rosalina é uma personagem bem alta, e os genes de Mario ditariam ser de estatura baixa. Este é o efeito que Yoshiaki Koizumi, o criador destes livros de histórias, quis transmitir neste jogo, o mesmo refere que escreveu as mesmas pela calada da noite, por serem histórias não permitidas no standard de jogos Super Mario. Por esse motivo Super Mario Galaxy, permanece com uma das melhores histórias na série, polvilhando gentileza, solião, sagacidade e tragédia, onde jamais imaginaríamos. Desde então, Rosalina tem aparecido na maioria dos jogos Mario, tais como os jogos mais clássicos, como Super Mario 3D World, em jogos de desporto, como Mario Kart, Mario Tennis e claro Super Smash Bros.
Quanto a Luma, são pequenas estrelas que vivem em galáxias. Parecem ter sido inspiradas nas Super Star de Super Mario Bros, quando o jogador adquire uma e fica invencível por um breve período de tempo.
Rosalina e Luma em Super Smash Bros., actuam em unidade. Embora o jogador controle essencialmente Rosalina, a mesma pode realizar diversos ataques com o auxílio da pequena estrela. É uma personagem bastante agradável para veteranos, já que possui uma das melhores defesas e alcance. Rosalina em Super Smash Bros. Ultimate, simboliza um virar de página nas princesas Nintendo, a par de Zelda, Rosalina não só é uma personagem forte e decidida como também trágica e solitária.
34. Wii Fit – Wii (2007)
[irp]
Lutador: Wii Fit Trainer
A Wii Fit Trainer é o nosso personal trainer presente no jogo de fitness, Wii Fit para a Nintendo Wii. Foi criada e desenvolvida por Shigeru Miyamoto, com o seguinte pensamento em mente, “Uma maneira de exercitar toda a família”. Juntamente com o periférico Wii Balance Board, o jogador sobe para o mesmo enquanto pratica vários exercícios de equilíbrio, aeróbica, yoga e exercício físico tais como flexões ou abdominais. Esta plataforma regista a nossa altura, idade e índice de massa corporal (IMC), permitindo vários tipos de treino, adaptando e comparando os nossos resultados com outros utilizadores através do Wii Fit Channel. Quando este jogo foi apresentado as massas na E3 de 2007, ficou imediatamente popular pelo facto do responsável da Nintendo of America, Reggie Fils Aimé subir para a Wii Balance Board e citar: “My body is ready”.
Este título tornou-se num grande sucesso nas camadas mais casuais e idosas, tanto que é o primeiro videojogo prescrito medicamente, criando a oportunidade de pessoas de todas as idades exercitar em conforto, nos mais de 20 milhões de lares em todo o mundo, tornando-se num dos videojogos mais vendidos de todos os tempos, arrecadando dezenas de prémios, sendo um deles o do jogo mais inovador do ano. O Wii Fit, é atualmente utilizado em várias entidades profissionais de fisioterapia em todo o mundo, sendo uma delas em Portugal na Clínica do Movimento. Ainda recebeu duas versões, a Wii Fit Plus, e Wii Fit U, na Nintendo Wii, e na Nintendo Wii U respetivamente. Wii Fit foi responsável por demonstrar que jogar videojogos pode ser uma tarefa abrangente e saudável, por essa mesma razão começaram a surgir diversos jogos deste género nas consolas da concorrência.
A Wii Fit Trainer pisou os ringues de Smash Bros. apenas na anterior edição. Ao contrário da maioria dos lutadores e dependendo da região tem uma voz diferente. No ringue é uma das personagens mais avançadas e difíceis de dominar, mesmo sendo bastante ágil, usando vários exercícios físicos, de respiração, e usar as paredes como suporte de salto. A Wii Fit Trainer simboliza o jogador casual e promete meter em forma quem colocar-se no seu caminho!
(Continua…)