Com uma experiência envolvente para os entusiastas de jogos de simulação e gestão, especialmente para aqueles que como eu, são interessados na arte da produção de cerveja (juro que não sou bebâdo) têm aqui um prato cheio. Embora Ale Abbey ainda esteja em early access, o título apresenta uma base sólida; e aqui estou eu para vos falar um pouco do jogo.
Em Ale Abbey, tomas controlo através da simulação e gestão de recursos, de um monge gestor medieval, e assumirás a responsabilidade de construir e expandir um mosteiro, focado na criação e produção de cervejas artesanais, e o interessante deste título, é que acompanhas tudo: desde a compra de materiais, passando pela produção e mistura de ingredientes na procura da cerveja perfeita, a fermentação e repouso, e depois a venda.
Começas o jogo com aquilo que basicamente é a base de um mosteiro, e apenas isso. Só após as primeiras construções é que darão forma e vivacidade à alma do local, com bibliotecas para evoluíres os teus monges e freiras, cozinha e quarto para os alimentar e repousar, e o mais importante, as cervejarias. A mecânica fundamental do jogo envolve a criação de receitas de cerveja, e tal como mencionei no parágrafo acima, Ale Abbey permite-te combinações únicas de ingredientes para produzir estilos variados, e no fim, ainda nomear a teu bom gosto. Nada como adicionar umas boas dosagens de malte claro e lúpulo com amargor mais suave e transformar uma light ale naquilo que o bom português gosta de chamar: “uma loirinha“.
A estética pixel art é muito bela, com uma atmosfera muito única. As animações das personagens são muito suaves, assim como o preenchimento dos locais de construção. Esta atmosfera charmosa do jogo combina com os seus menus também igualmente simples, mas muito bem ilustrados, e é muito agradável experimentar ingredientes e ver em tempo real como saiu a nossa cerveja pixelizada. Um toque também especial de elogio para a faixa sonora do jogo, que nos deixam aquele gosto de vibe medieval nos ouvidos, combinando assim de forma perfeita com a proposta.
Ainda há algumas coisas a trabalhar para melhorar Ale Abbey, como a introdução de outros elementos que fujam do core da repetitivade. Com 5 horas de jogo, sentes que não vai passar muito mais do padrão produzir/vender, ainda que o jogo conte com um sistema interessante de estações do ano, mas não chega. Também era muito bem introduzido colheitas nos arredores, com os nossos próprios ingredientes, dando assim outras tarefas para possíveis colaboradores do nosso mosteiro. A progressão também é muito linear. Seria mais interessante se completar tarefas oferecesse a liberdade de novas escolhas significativas, como desbloquear uma nova receita de cerveja, ou decoração para os interiores dos quartos, por exemplo.
Ale Abbey oferece uma experiência envolvente e promissora para os entusiastas de uma boa caneca de cerveja e jogos de simulação. Embora ainda esteja em Acesso Antecipado, o jogo já apresenta alguma propostas interessantes, e caso haja suporte e evolução, teremos aqui só cervejas coisas boas.
Esta foi mais uma bit-nálise, análise tão curta que nem um bit ocupa. Em baixo podes contar com a ficha técnica:
Nome e Preço: Ale Abbey (Acesso Antecipado) – 14.99€
Desenvolvedor: Hammer & Ravens
Editora: Shiro Unlimited
Metacritic: Sem score
HowLongToBeat: Indefinido
Conquistas: Ainda sem conquistas
Plataformas: PC (Steam)
Agradecimentos: Obrigado à editora pela cedência de uma chave para bit-nálise