Dos recantos do espaço chega-nos Ancient Frontier: Steel Shadows. Lançado em 2018 pela Fair Weather Studios, e maioritariamente inspirado pelo seu antecessor Ancient Frontier, Steel Shadows é um jogo de estratégia por turnos que decorre na tradicional ópera espacial. Somos convidados para uma aventura galáctica, repleta de combate estratégico, personalização de naves (oh yes) e uma narrativa que promete ser imersiva. Ora confirmemos estas declarações.

Somos imergidos num universo onde várias facções disputam o poder e os recursos num contexto estelar. Com um cenário maioritariamente focado em intriga política, traição e conflito, o enredo gira em torno de um bando de foras-da-lei, mercenários e bandidos que navegam por uma galáxia devastada pela guerra. Ora, assumimos então o papel de um comandante de frota, seguindo-se uma demanda pela sobrevivência, e quiçá, posterior riqueza. A narrativa desenrola-se através de diálogos personalizados, tentando aplicar peso às decisões do jogador, mas jogando sempre pelo seguro nas consequências do que escolhermos.

Após um tutorial (não interativo) somos lançados para a ação.

Steel Shadows oferece-nos combate tático por turnos. Comandando uma frota de naves personalizáveis, seja esteticamente, ou na ótica da jogabilidade, como habilidades únicas, armas ou atributos que podem ser melhorados. O sistema de grelha hexagonal e a diversidade das naves permitem-te atacar as naves inimigas de uma forma mais estratégica. Antes de atacarmos, podemos ver os danos que o ataque irá causar e as probabilidades de sucesso.

Cada nave tem escudo e HP, e quando ambos chegam a zero, é destruída. A maioria das naves tem a capacidade de restaurar os escudos. A profundidade estratégica reside no planeamento da composição das naves, na utilização de cobertura, na exploração das fraquezas do inimigo e na manobra hexagonal através do campo de batalha para garantir a vitória. Recomenda-se a tomada de decisões ponderadas, de forma a sermos devidamente recompensados.

Um dos principais destaques é a profundidade na personalização das naves. Através da escolha entre várias armas, equipamento e capacidades, conseguimos moldar a nossa frota consoante as necessidades. Esta extensa personalização oferece uma praticamente infinidade de possibilidades estratégicas, permitindo-nos criar tácticas ao sabor do nosso estilo de jogo preferido. Dos diferentes tipos de naves, algumas poderão atacar várias vezes, e outras poderão mover-se mais do que uma vez. Há diferentes tipos de naves e o terreno/espaço não é todo visível à partida. Claro que nos podemos abrigar ao estilo de XCOM, mas sempre à cautela, porque no espaço (ou seja, nos hexágonos) encontramos obstáculos perigosos, sejam eles inimigos ou até asteroides.

Steel Shadows oferece uma boa quantidade de conteúdo, incluindo missões secundárias e a possibilidade de ramificarmos a narrativa, incentivando assim caminhos diferentes. A complexidade da jogabilidade, aliada com diferentes escolhas que afectam os resultados, promove a exploração de diferentes estratégias e caminhos narrativos em jogos subsequentes, acrescentando profundidade e valor à experiência de jogo. Um desafio notável é a curva de aprendizagem inicial, que pode ser íngreme para os recém-chegados ao género. Compreender as capacidades das naves, as tácticas de combate e a composição ideal da frota vai exigir algum tempo e experimentação. Para além disto, encontramos problemas com o ritmo e certos picos de dificuldade em certas missões podem prejudicar a fluidez da experiência de jogo.

Visualmente, Steel Shadows apresenta um cenário polido e visualmente apelativo. O foco foi claramente para os designs detalhados das naves, embora oferecendo também diversos ambientes celestiais, e as ocasionais animações de combate que ajudam a dar vida a estes conflitos galácticos. A banda sonora do jogo complementa o ambiente cósmico, apresentando uma mistura atraente de melodias futuristas e faixas dinâmicas com temas de batalha. Os efeitos sonoros, desde explosões de laser a movimentos de naves, potenciam a imersão.

Em suma, Steel Shadows oferece uma experiência envolvente e imersiva, inserida numa narrativa que se tenta ramificar, embora com pouca profundidade. Mesmo exigindo uma alta curva de aprendizagem e com os ocasionais soluços no ritmo, é fácil destacar a profundidade estratégica, personalização de naves e repetições da campanha. A Fair Weather Studios trouxe-nos um título envolvente que mergulha os jogadores numa saga interestelar emocionante.

CONCLUSÃO
Tacticidade Espacial
7.1
Matilde Silva
Gosto de caminhadas na ténue linha entre a análise e a opinião
ancient-frontier-steel-shadows-analiseEmbora não revolucione o género, Steel Shadows esforça-se por proporcionar uma experiência tática satisfatória e envolvente para os fãs de jogos de estratégia por turnos. Com ênfase na tomada de decisões estratégicas, personalização de naves e um universo rico em detalhes, encontramos uma prova da dedicação da Fair Weather Studios em querer proporcionar uma experiência imersiva de combate espacial tático.