Gustav Klimt Elfen Lied

As obras de Gustav Klimt (1862 – 1918) foram reproduzidas até à exaustão em todo o mundo. O seu trabalho não apenas vive em museus como também nos lugares mais improváveis: canecas, camisolas, tatuagens, porta-chaves, porcelana, tecidos e qualquer outro produto de design industrial, ironicamente dedicado a retratar a arte inimitável de Gustav Klimt.

[O seguinte artigo contém imagens com nudez, não sendo aconselhável aos mais novos.]

Gustav Klimt
O Beijo (1908)

Várias foram as referências ao aclamado artista europeu em diferentes séries. Uma delas é Elfen Lied, cuja abertura é uma homenagem às obras mais reconhecidas de Gustav Klimt.

Esta abertura não é uma mera sequência de imagens recapituladas da série; no anime desempenham um papel fundamental enquanto essência do enredo a ser desenvolvido. Apresentam algumas imagens que, acompanhadas pela banda sonora e pelos personagens em cenas independentes do enredo, explicam brevemente a semiótica da estrutura narrativa.

Elfen Lied

Baseado no manga de Lynn Okamoto (2002) e realizado por Mamoru Kanbe, Elfen Lied é um anime popular de ficção científica, fantasia e terror. A série explora tanto o mais nefasto quanto o mais belo da condição humana através da sua protagonista Lucy, um diclonius (uma nova raça de ser humano com poderes psíquicos que ameaçam o futuro da humanidade como a conhecemos).

O enredo enfrenta vários problemas éticos, desde experiências com seres humanos, discriminação, misoginia e abuso sexual, temas que vibram no delicado tecido moral da sociedade.

O uso do trabalho de Gustav Klimt não é aleatório, e funciona como uma alegoria dos conceitos que exploram a história e os personagens.

Gustav Klimt
Fulfillment (1909)

Na sua arte simbolista, Gustav Klimt proclama a proeminência das mulheres. Sexualidade feminina e sensualidade como um arquétipo do puramente estético. Cada referência às pinturas do pintor austríaco, as posições com as quais os personagens fazem alusão a elas, são em si mesmas uma peça elementar para interpretar o que o universo de Elfen Lied desenvolve em apenas 13 episódios.

Uma série que pode ferir a sensibilidade, mas que também pode curar as feridas mais ocultas. Como em Gustav Klimt, algumas obras podem gerar desconforto, enquanto outras podem nos dar felicidade.

Gustav Klimt
As Lágrimas de Freya
Gustav Klimt
As Três Idades da Mulher (1905) (representado nesta e nas seguintes ilustrações)
Gustav Klimt
Retrato de Adele Bloch-Bauer I (1907)
Gustav Klimt
Retrato de Mäda Primavesi (1912)

Mäda Primavesi era uma jovem independente e assertiva, qualidades amplamente captadas neste retrato dela aos nove anos de idade, presente no Museu Metropolitano de Arte.

A idade e a personalidade da Mäda Primavesi, de facto, encaixam-se nas de Nana. É o retrato simpático do director de uma menina muito real.

Gustav Klimt
The Girlfriends (1916)

As duas mulheres, possivelmente lésbicas, em The Girlfriends estão próximas umas das outras, assim como Mayu está perto de Nana, cujo retrato aparece imediatamente após o dela. Mayu tem mais à vontade com Nana do que com Kouta.

De volta à ilustração das Três Mulheres – Yuka, Mayu e Nana, de idades aproximadamente 19, 13 e 7 respectivamente. Noutras palavras, da mais velha para a mais nova, do menos infeliz para o mais infeliz, e na ordem da primeira aparição no anime. É curioso ver três mulheres de diferentes idades (idade adulta, adolescência e infância).

Gustav Klimt
Water Serpents I (1918)

Originalmente, Gustav Klimt nomeou este trabalho de Water Serpents I como um pretexto para mostrar o corpo feminino em um contexto erótico sem temer a censura. O anime é certamente desafiador a empurrar os limites da censura com a sua nudez.

Gustav Klimt
Water Serpents II (1907)

A última cena pode ter ido buscar inspiração ao quadro Water Serpents II (1904), mas em última análise, é apenas uma rotação de 90 graus do The Fulfillment, com uma ligeira mudança na cabeça e nas mãos de Lucy.

Gustav Klimt
Danaë (1907)

No encerramento da série, podemos vislumbrar Lucy a representar outro dos quadros de Gustav Klimt – neste caso “Danaë”, a deusa grega, símbolo de feminilidade.

Gustav Klimt
Adam & Eve (1917) / Medicine (1897)

Fica a conhecer mais de Anime e Arte.


O que achas da homenagem a Gustav Klimt em Elfen Lied?