A Antstream Arcade encontra-se disponível para PC, Smarpthones, e para as consolas caseiras Xbox e Playstation, trazendo uma proposta bastante interessante: oferecer um vasto catálogo de jogos clássicos num único e só lugar, uma plataforma acessível com subscrição através de streaming.

São mais de 1300 jogos, abrangindo diversas plataformas e géneros, desde os clássicos das arcadas, aos títulos das consolas caseiras como a Atari, SpectrumSNESMega Drive, Playstation, e também jogos das consolas portáteis como o Game boy e o Game Boy Color. Esta diversidade de títulos abre a possibilidade de te dar a conhecer jogos que marcaram as suas épocas, e reviver para muitos, momentos inacreditáveis da história dos videojogos.

Entre os imensos jogos disponibilizados pela equipa Antstream, de distribuidoras e desenvolvedores fantásticos como a Bandai Namco, a Taito, LucasArts, e a SNK, alguns dos exemplos do legado aqui presente. Nem todas as plataformas e regiões têm os mesmos títulos disponíveis, mas poderás contar com jogos como o meu título favorito da SNES, Goof Troop. Estão presentes clássicos como Bubble Bobble, Double Dragon, Pac-Man, Metal Slug, Monkey Island, Earthworm Jim, e até Rampage, para mim, uma das grandes gems do final dos anos 80. Recentemente, chegaram também alguns jogos da Disney ao serviço: The Lion King, The Jungle Book e Aladdin. Como uma plataforma de streaming semelhante às que conhecemos como Netflix, o catálogo é constantemente alterado, com títulos que entram e saem. Logo, provavelmente enquanto digito este artigo, algumas alterações poderão até já ter sido feitas ao catálogo.

Como o que há de negativo é pouco, comecemos por isso. Infelizmente, a interface de usuário (UI) é extremamente pesada, com delay e até carregamentos, que prejudica (e de que maneira) a experiência geral. Focaram-se numa UI cheia de informação, mas os assets a carregar são tantos, que tudo fica uma tragédia, que me faz muitas vezes desistir de explorar novos jogos. A meu ver, a equipa Antstream precisam de reformular imediatamente esta interface.

Confesso que não sou grande fã de misturas entre input imediato, e serviço de streaming, isto, porque caso a tua internet não seja de grande qualidade, o serviço fica extremamente comprometido. Uma vez que Anstream Arcade é todo feito por cloud, esta seria a minha grande questão antes de o iniciar, e voltei a reafirmar ainda mais as minhas dúvidas sobre esta relação streaming, principalmente em jogos que exijam movimentos e reflexos mais ligeiros. Os jogos iniciam de forma rápida, confesso, mas em títulos como Metal Slug em que conto com colectâneas em diversas plataformas, consigo sentir por diversas vezes esse problema da latência e até algumas quebras visuais.

O jogo não só celebra o legado dos videojogos, como lhe dá outro entusiasmo com uma comunidade muito activa, e carregada de desafios. Em Antstream Arcade, poderás juntar-te a milhares de jogadores e competir nas leaderboards online, ou até competir num sistema de desafios com missões diárias, semanais e até mensais. Ao completares alguns destes desafios, irás adquirir experiência, e moedas que desbloqueiam novos desafios, e claro, recompensas. As recompensas não são nada de especiais, e sim avatares e logos para te exibires um pouco perante a malta. Tal como o catálogo vai rodando, estes desafios também, e neste momento encontram-se desafios ligados ao clima natalício que vivemos até ao início de 2025.

Quanto ao preço, a meu ver vale muito a pena. Antstream Arcade conta com duas assinaturas: Uma de 39.99€, que te dá 12 meses de acesso, e outra vitalícia, uma oferta arrojada por 99.99€, que compensará a longo prazo. Se gostas de retro gaming, procuras jogos que nunca tiveste a oportunidade de os testar, e ainda competires pelas leaderboards com pessoal de todo o mundo, terás aqui uma oferta incrível de um dos serviços mais promissores dos videojogos.

Poderás experimentar o serviço de forma gratuita, e se gostares; adquirires alguma das assinaturas. Para mais informações, poderás consultar tudo em https://www.antstream.com/

Igor Gonçalves
Curioso, explorador, e fã de videojogos desde que me lembro, e em especial pela saga Metal Gear. Não jogo plataformas, jogo jogos.