Hoje trago-vos uma atualização bastante requisitada de um dos jogos mais interessantes da THQ Nordic, com melhorias e opções adicionais para as novas consolas da Sony e Microsoft.

Biomutant foi um jogo que teve bastante hype na revelação, e que, infelizmente, não conseguiu lançar versões personalizadas para a Playstation 5 e Xbox Series simultaneamente com as da Playstation 4 e Xbox One. Mas, felizmente, a espera acabou, e finalmente temos Biomutant na nova geração.

Para quem ainda não leu, aconselho vivamente a lerem a análise da Joana Sousa, onde ela entra mais em detalhe na história e mecânicas do jogo. Nesta análise, irei focar-me mais nas adições e melhorias apresentadas nas novas consolas, e irei dar a minha opinião resumida do jogo.

Monotonia divertida

Biomutant é um jogo bastante familiar, com um mundo aberto interessante cheio de pontos de interesse para explorar. Estes pontos de interesse geralmente resumem-se a pequenas zonas com uma série de itens para colecionar e objetos para interagir, e geralmente a exploração resume-se a isso, sendo uma série de interações contextuais, dando-te uma chuva de loot.

A história infelizmente é um dos pontos mais fracos. O jogo apresenta-a como se fosse algo bastante importante e focal, mas dei por mim a esquecer-me um pouco do que se estava a passar e a dar prioridade aquela gruta ao lado para ganhar mais loot.

Biomutant-4  

Penso que o ponto mais forte do jogo é o combate, com uma série de armas e habilidades interessantes. Algo que gostei bastante foi a capacidade de poderes usar tudo e mais alguma coisa, sendo que o jogo não te castiga muito por gastares pontos em habilidades que acabes por não utilizar.

Lê mais:  Playstation Store | Começou hoje a campanha de descontos Indie!

Modos para agradar a todos

Biomutant, nas novas consolas, apresenta-nos 3 opções gráficas que se focam em 2 aspetos simples: A qualidade de imagem e o desempenho. Cada opção tem os seus benefícios e defeitos, pelo que a sua escolha é extremamente subjetiva.

Biomutant-2  

As 3 opções gráficas do jogo são:

  • Quality: Esta opção foca-se em ter a melhor qualidade de imagem possível, mantendo uma resolução de 4K nativos, mas sacrificando o rácio de fotogramas para 30 fps. Uma excelente opção para quem gosta de uma imagem nítida, com apenas o defeito de não ter um movimento nem uma resposta aos inputs tão precisa e suave.
  • Quality Unleashed: Esta opção tenta ser um meio termo, oferecendo uma qualidade de imagem o mais próxima de 4K possível, e um rácio de fotogramas desbloqueado, tentando chegar aos 60 fps. Esta opção usa uma resolução dinâmica, sendo que ela muda várias vezes para tentar manter o desempenho mais próximo dos 60 fps. Como podem imaginar, esta opção é um “Jack of all trades“, sendo que não tem uma qualidade de imagem tão nítida como o Quality, mas traz um rácio de fotogramas desbloqueado, que varia entre os 45-60 fps, dependendo da situação. Este modo para mim é o pior deles todos, pois o rácio de fotogramas instável faz com que os controlos e o movimento não sejam muito coerentes.
  • Performance: Este modo foca-se 100% no desempenho, baixando a resolução para 1440p, de modo a atingir 60 fps estáveis. Mantém-se bastante estável, a imagem torna-se um pouco mais “suave”, com perda de algum detalhe e nitidez em elementos como os pelos das personagens e a relva dos cenários. Este é o melhor modo para quem quer um bom desempenho, mantendo os 60 fps bastante bem, com apenas alguns percalços no que toca a frame timing.
Biomutant-1  

O jogo também está bastante livre de ecrãs de carregamento, sendo que entras no jogo quase que instantaneamente, algo que obviamente é sempre bem vindo.

Lê mais:  Dakar Desert Rally | Data de lançamento anunciada!

Para quem tem uma Playstation 5, certamente irá ficar contente com a adição de feedback háptico nos gatilhos e também nos motores de vibração. Temos aqui uma boa implementação, com os gatilhos do comando a irem perdendo resistência à medida que o carregador da arma fica mais vazio, ou quando estás num dos veículos do jogo e sentes as várias vibrações que são criadas pelo contacto com a superfície.

Outro aspeto único na Playstation 5 são as Activity Cards. Quando quiseres abrir o jogo e continuar a história ou uma das side quests diretamente, podes simplesmente selecionar uma das Activity Cards e em segundos estás pronto para a tua missão.
Também podes passar o teu save da versão da Playstation 4 para a versão nova. Quando executares a versão da Playstation 5, precisas simplesmente de selecionar a opção de carregar jogo e terás os teus saves da Playstation 4 presentes no menu.

CONCLUSÃO
Super Wung Fu
7.7
biomutant-atualizacao-analiseBiomutant para as consolas novas veio dar um polimento extra e mostrar-nos uma forma mais agradável de experienciar o jogo. Uma experiência interessante, com umas boas risadas pelo caminho.