Caramba eu tento “afastar-me” das análises para me focar no backlog, mas 2023 tem sido um ano incrível para os jogadores, tanto com novas propriedades intelectuais, como com o regresso de séries icónicas, como Dead Space, Diablo, ou Baldur’s Gate. No meio destes títulos de peso, encontramos imensos produtos em menor escala de produção, mas com o mesmo ou até maior grau de amor. E é de um produto feito com todo o amor pela saga que vamos falar, venha daí o BIT.TRIP RERUNNER.

BIT.TRIP RERUNNER, desenvolvido pela Choice Provisions, é a nona entrada na saga BIT.TRIP e, ao mesmo tempo, quarto jogo na sub-série RUNNER, apresentando-se como um remake de BIT.TRIP RUNNER, que já por si era incrível, mas, mais do que um remake, é, como já escrevi, uma carta de amor a toda a saga.

Encontramos aqui uma renovação praticamente completa dos níveis, polindo todos os detalhes frustrantes que encontrávamos no antecessor, sem nunca comprometer a visão do original, seja na veia artística, ou dificuldade do desafio. Tanto sejam iniciantes à série, como veteranos, terão uma introdução rápida e eficaz, entrando posteriormente no mundo da precisão e velocidade frenética com que deslizamos ou corremos pelos inúmeros níveis de BIT.TRIP até chegarmos aos incríveis bosses, que por sua vez também foram bastante melhorados!

BIT TRIP RERUNNER

Para além da renovação de BIT.TRIP RUNNER, também os jogos anteriores foram “homenageados” nesta iteração. Foram vários os níveis em que dei por mim a ouvir as músicas nostálgicas que marcaram a série, e claro, muitas vezes refiro a nostalgia como lentes muito escuras, mas o kick nostálgico aqui surgiu da forma mais pura e divertida possível, pois para além da inclusão da música, também os níveis são sincronizados ao tempo da mesma.

Para além das melhorias nos níveis existentes, chega-nos o RUNNER MAKER, um editor de níveis que não só permite que os jogadores puxem dos galões criativos e contruam níveis personalizados, como prolonga o tempo de jogo em larga medida. “Até” o editor mereceu a maior das atenções, trazendo-nos uma série de ferramentas simples mas robustas, para que possamos colocar obstáculos nos percursos mais complexos que imaginarmos. Este Maker culmina a saga BIT.TRIP, passando as rédeas aos jogadores para darem continuidade a uma das melhores experiências de platforming que irão encontrar.

BIT TRIP RERUNNER

A nível audiovisual, encontramos um port que traz muitas opções para o configurarmos, mas nem isso o salva do pouco frequente (mas presente) percalço. Reparei que a utilização da GPU é desiquilibrada face à do CPU. Embora isto seja comum em jogos que utilizam mais a GPU, a disparidade ainda era bastante notória, e talvez por isso a framerate vá pingando aqui e ali. Nada de extraordinário mas notam-se as quebras, e não tenho uma build desatualizada face aos requisitos (RTX 4060 Ti 16 | i7 11700K).

De resto, os níveis são vibrantes e puxam a atenção do jogador, seja nos obstáculos ou em planetas que conseguimos ver no fundo, confessando aqui que foram algumas as vezes em que me distraí a olhar para o fundo, levando a colisões desnecessárias, mas que em certa parte valeram a pena pelos detalhes do cenário. O áudio é simplesmente impecável, não só na sua mistura como na integração com a banda sonora. Em momento algum perdi noção do que é que estava a ouvir e consegui-me sempre concentrar.

BIT TRIP RERUNNER

BIT.TRIP RERUNNER é, na sua essência, o culminar de vários anos e títulos, trazendo num só pacote nostalgia, empenho e dedicação por parte da Choice Provisions, assegurando a comunidade de que ainda cá estão, e que a atenção está a ser dada a quem merece.

Agradecemos à Choice Provisions por nos ter cedido uma chave para análise.

CONCLUSÃO
Reminiscente
8.6
bit-trip-rerunner-analiseA Choice Provisions não deixa dúvidas quanto às intenções com saga BIT.TRIP. Apenas a melhor das intenções e a correspondência devida ao amor que a comunidade transmitiu à saga.