Boss Monster 2: The Next Level, é uma versão de Boss Monter, lançada em 2015 que pode ser jogada em standalone ou como uma expansão do seu jogo antecessor. A história de Boss Monster começou no coração do Kickstarter em 2013, onde Chris e Johnny O’Neal deram a conhecer ao mundo o seu jogo de cartas onde a mecânica principal do jogo é o dungeon building.
Nota: Esta análise trata-se de um relançamento do mesmo conteúdo escrito, redigido na altura a 31 de Outubro de 2018 noutros arquivos.
Sempre ansiei pela oportunidade de poder experimentar este jogo e, graças à Brotherwise Games, este projecto foi lançado no mercado. Hoje conta já com esta edição level up, em que constam mais algumas cartas que vêm equilibrar melhor o jogo – mas falar no Boss Monster original ou neste não é muito diferente -, sendo esta uma versão especial onde a arte tem por tema o mundo geek.
Mecânicas
É um pouco difícil de explicar como é que se joga: normalmente levo meia hora, mas no geral prefiro partir logo para o jogo que é quando realmente poderás aprender a mexer com as cartas. Cada partida demora no mínimo 20 minutos, mas pode chegar a exceder uma hora de jogo.
Cada sessão tem de ter no mínimo dois jogadores e no máximo quatro, em que cada um será um Boss, ou seja, um vilão como os dos videojogos que aparecem no final dos níveis a tentar derrotar o herói. Aqui em Boss Monster, como podes ver, os papéis invertem-se pelo que o teu objectivo é derrotar e reunir as almas de 10 heróis. Perderás o jogo se fores ferido cinco vezes.
Como vilão, o teu objectivo é ir matando os heróis! Estes podem chegar a ter entre 2 a 8 pontos de vida se forem heróis normais, e até 20 se forem heróis épicos. Estes últimos dão-te o dobro das almas e do dano que receberias por um herói normal. Assim o esforço de os matar é muito bem recompensado! Para os derrotares a todos, terás de construir a tua dungeon com as room cards.
Estarás a preparar armadilhas que para além de tirarem a vida dos heróis aos poucos, também terão os seus efeitos desejáveis. Ao criares a tua dungeon, certos tesouros vão começar a atrair os heróis que se encontram na aldeia. É aí que entra a verdadeira estratégia do jogo! Além das room cards, terás também spell cards para intervirem em várias ocasiões do jogo e poderão muito bem fazer a diferença entre a vida e a morte!
Dificuldade
Espero que tenhas entendido mais ou menos a mecânica, pois como disse, é mais fácil atirares-te a esta aventura e jogares, do que explicá-la. Este jogo é muito completo e bem pensado. Tens bastantes fases por turno, muitos efeitos que poderão mexer com o jogo, e a forma como este desenrola é muito mímico do feeling que terias a jogar um videojogo. A experiência é sempre diferente, é sempre desafiante, e o resultado é sempre imprevisível! É sempre possível que o jogador que até então tenha estado a perder, consiga virar completamente o jogo! Já vi isso acontecer tantas vezes, até porque há cartas de heróis que só procuram os mais fracos. Sentem o cheiro a sangue, e seguem-no.
Não podia deixar de te dizer o quão deliciante foi matar George Martin quando o meu boss era o Smoake (um trocadilho com o Smaug de Hobbit). Aquele barrigudo valia duas almas ou dois ferimentos… O que, para dizer a verdade, é coisa pouca! Ele ainda me faria um casamento por muito mais!
Arte
A arte das cartas é ao estilo retro, com a boa e velha pixel arte! É uma arte lindíssima e ainda para mais com as referências à cultura geek exclusivas desta edição limitada, é um mimo! Chegamos a ver velhos amigos, no estilo com que vieram ao mundo pela primeira vez. Mario Brothers, Pokémon, King Kong, e muitos outros como já te tenho dado a entender. A nível de design, as cartas têm todas um layout fixo e independentemente do tipo de baralho, respeitam-no para grande satisfação minha, só mudando um pequeno detalhe que é específico do tipo de carta.
As cartas têm uma qualidade boa, mas não dispensei de comprar capinhas. Tenho imenso receio quer com este, quer com qualquer outro jogo, de que as cartas se sujem ou se dobrem. Como tenho algumas das minhas cartas em shiny, é um cuidado redobrado que quis ter e é uma loucura ficar só a olhar para elas!
Eu perco-me a olhar para a arte quando deveria tomar mais atenção aos seus efeitos! Pelo que posso-te dizer que cada uma mede cerca de 63x88mm. Assim sendo, a nível de sleeves, e dado os vários tipos de baralhos, aconselho-te a pensares em comprares capinhas transparentes. Sendo que aqui em Portugal adquires entre Ultra-Pro Standards (66 x 91mm), Ultimate Guard supreme ou master também (66 x 91mm), ou então as Dragon Shield standard (67 x 91mm).