O Cartoon Network anunciou uma nova iniciativa multi-território e multilingue de sensibilização para as alterações climáticas, lançada hoje nos territórios EMEA (Europe, Middle East and Africa). A campanha Campeões do Clima Cartoon Network visa inspirar as crianças a participarem em pequenos desafios que poderão fazer a diferença no que diz respeito à saúde do nosso planeta e foi desenvolvida em colaboração com a organização ambiental global WWF.
Lançada em 18 línguas, a campanha multiplataforma procura informar o público do Cartoon Network, uma audiência de crianças dos 6 aos 12 anos, sobre as alterações climáticas. Pretende encorajar as crianças a fazerem parte de uma comunidade de pequenas pessoas que estão a dar passos nas suas vidas para ajudar a resolver um dos maiores desafios dos nossos tempos. O recém lançado micro-site Campeões do Clima Cartoon Network é a casa da campanha, conta com desafios, questionários, jogos e vídeos que apoiam a sustentabilidade e será divulgado no canal.
Os desafios diários desenvolvidos especificamente para esta iniciativa, testados por e para crianças, destinam-se a inspirar e motivar as mesmas a terem um impacto positivo no ambiente, aplicando mudanças em casa, na escola ou nas suas comunidades locais. Um mapa com atualizações em tempo real, mostra a mudança que os Campeões do Clima estão a criar, apresentando dados progressivos sobre o seu envolvimento em cada país e algumas ações em curso.
“As alterações climáticas são um assunto muito importante para as gerações mais jovens, uma questão que já encaram como fundamental nas suas vidas. No entanto, pode ser difícil saber que medidas tomar para fazer a diferença. Estamos entusiasmados por podermos agora proporcionar ao nosso público as ferramentas necessárias para que se possam implicar, através da acção Campeões do Clima, a mais ambiciosa campanha que o Cartoon Network desenvolveu no contexto infantil, nos territórios EMEA. Queremos dar às crianças o poder de agir e transmitir-lhes a ideia de que qualquer um se pode tornar num Campeão do Clima. Cada acção, por mais pequena que seja, tem um impacto positivo”. – comentou Vanessa Brookman, Head of Kids, WarnerMedia EMEA.
A iniciativa é apoiada pela WWF, uma das principais organizações independentes de conservação do mundo. O Cartoon Network juntou-se à WWF para a criação de vídeos simples e acessíveis que explicam os principais tópicos relacionados com as alterações climáticas, de uma forma compreensível para as crianças.
“As crianças têm uma enorme sede de conhecimento e estão entre os defensores mais apaixonados do nosso planeta. Na WWF, somos continuamente inspirados pelos nossos apoiantes mais jovens e pelo seu entusiasmo em aprender sobre o mundo natural e sobre como protegê-lo. Como futuros guardiões do nosso planeta, é importante que os jovens não só se preocupem com a natureza como também que compreendam as principais questões e soluções ambientais, e é por isso que estamos encantados por nos juntarmos ao Cartoon Network na sua nova campanha de sensibilização climática. Esperamos que inspire muitas crianças e respetivas famílias a quererem tornar-se Campeões do Clima e a tomarem medidas positivas para ajudarem a nossa única casa.” – afirmou Kate Norgrove, Executive Director of Advocacy & Campaigns, WWF UK
Em Portugal, esta campanha une o Cartoon Network à ANP | WWF e, nas palavras de Ângela Morgado, Diretora Executiva da ANP | WWF esta “é uma forma promissora de envolver as nossas crianças na ambição de um futuro mais verde, mais saudável e mais sustentável para todos”.
Como parte da campanha, e para inspirar outros Campeões do Clima, o Cartoon Network colaborou ainda com a equipa de Vídeo Digital da CNN para produzir uma série de vídeos na primeira pessoa, nos quais os protagonistas são jovens do território EMEA que já têm um papel nesta mudança. Os vídeos curtos destacam projectos em que alguns jovens fãs do Cartoon estão envolvidos, demonstrando como cada um tem, efetivamente, feito a diferença.
A campanha Campeões do Clima Cartoon Network já está a decorrer nos territórios EMEA e continuará a ser uma prioridade do Cartoon Network durante o ano.