Uma imagem de uma CPU Intel com a palavra “core” na CES 2024.

Hoje, na CES, a Intel anunciou planos para conduzir a estratégia de IA da empresa em todos os lugares para o mercado automotivo, incluindo um acordo para adquirir a Silicon Mobility, uma empresa de silício e software sem fábrica especializada em SoCs para gerenciamento inteligente de energia de veículos elétricos (EV). A Intel também anunciou: uma nova família de sistemas em chips (SoCs) de veículos definidos por software aprimorados por IA, com Zeekr como o primeiro fabricante de equipamento original (OEM) a adotar o novo SoC para fornecer suas experiências generativas de sala de estar baseadas em IA para veículos de próxima geração.

“A Intel está a adotar uma abordagem de ‘veículo completo’ para resolver os maiores desafios da indústria. A promoção de soluções inovadoras de IA em toda a plataforma do veículo ajudará a indústria a navegar na transformação para EVs.””A aquisição da Silicon Mobility está alinhada com nossos objetivos de sustentabilidade, ao mesmo tempo em que atende a uma necessidade crítica de gerenciamento de energia para a indústria.”

Jack Weast, vice-presidente e gerente geral da Intel Automotive.

A transição dos veículos elétricos, juntamente com a demanda dos clientes por experiências no veículo, alimenta a estratégia da Intel para viabilizar o SDV. A Intel também anunciou o compromisso de fornecer a primeira plataforma aberta de chiplets baseada em UCIe do setor para SDVs. A Intel trabalhará com o imec para garantir que as tecnologias de embalagem satisfazem os rigorosos requisitos de qualidade e fiabilidade da indústria automóvel. A Intel também presidirá a uma nova norma internacional que definirá o sector para a gestão da energia dos veículos elétricos.

Atualmente, os SoCs da Intel estão presentes em mais de 50 milhões de veículos, alimentando sistemas de info-entretenimento, ecrãs, clusters de instrumentos digitais e muito mais. Amanhã, o roteiro alargado da Intel para “todo o veículo” melhorado por IA levará a indústria para um futuro mais escalável, definido por software e sustentável.

A Intel vai adquirir a Silicon Mobility para desbloquear um futuro eletrificado mais sustentável

A Silicon Mobility SAS, uma empresa do portefólio da Cipio Partners e da Capital-E, é uma empresa de silício e software para automóveis sem fábrica que concebe, desenvolve e implementa SoCs de gestão de energia para veículos eléctricos. Os SoCs da Silicon Mobility incluem aceleradores líderes do sector, concebidos especificamente para o fornecimento de energia e co-desenhados com algoritmos de software altamente avançados para ganhos significativos na eficiência energética dos veículos.

Lê mais:  CES 2024 | A Intel oferece novas soluções de computação de alto nível

A carteira de tecnologias da Silicon Mobility alargará o alcance da Intel no sector automóvel para além da computação de alto desempenho, passando a incluir dispositivos de energia inteligentes e programáveis. A aquisição está sujeita às aprovações necessárias.

Plataformas abertas da Intel para levar a experiência de PC com IA para o automóvel

A nova família de SoCs SDV com IA atende a uma necessidade crítica do setor de escalabilidade de potência e desempenho. A família de SoCs apresenta recursos de aceleração de IA do roteiro de PCs com IA da Intel para permitir os casos de uso de IA em veículos mais desejáveis, como monitoramento de motoristas e passageiros.

Uma demonstração mostrou 12 cargas de trabalho avançadas – incluindo IA generativa, espelhos electrónicos, chamadas de videoconferência de alta definição e jogos de PC – em execução simultânea em vários sistemas operativos, incluindo casos de utilização críticos mistos. A demonstração mostra como os fabricantes de automóveis podem consolidar a arquitetura da unidade de controlo eletrónico (ECU) herdada para melhorar a eficiência, a capacidade de gestão e a escalabilidade – tudo isto enquanto integram as suas próprias soluções personalizadas e aplicações de IA.

“Os SoCs SDV aprimorados com IA da Intel combinam o melhor das tecnologias de PC de IA e data center da Intel necessárias para oferecer suporte a uma verdadeira arquitetura de veículo definida por software.”

Weast.

Zeekr é a primeira a trazer a experiência GenAI com tecnologia Intel para os veículos eléctricos da próxima geração

A marca Zeekr da Geely será o primeiro OEM a usar a nova família de SoCs SDV da Intel. Andy An, presidente do Geely Holding Group e CEO da Zeekr Intelligent Technology, explicou como a compatibilidade futura nos sistemas Intel, combinada com a aceleração da IA da Intel, permitirá à Zeekr escalar e atualizar continuamente os serviços para permitir experiências de próxima geração que os clientes exigem, como assistentes de voz baseados em IA generativa.

Lê mais:  Intel e UMC | Anunciam nova colaboração

Padrões abertos são a chave para o sucesso do setor

Para alimentar uma transição mais rápida e suave para EVs e um SDV sustentável, a Intel e a SAE International anunciaram um comité para fornecer um padrão automóvel para a Gestão de Energia da Plataforma de Veículos (J3311). A Intel presidirá o comité.

Inspirada nas técnicas comprovadas de gestão de energia da norma ACPI da indústria dos PCs, a nova norma SAE irá acelerar o progresso, adoptando e melhorando os conceitos avançados de gestão de energia da indústria dos PCs, ajudando todos os VEs a tornarem-se mais eficientes em termos energéticos e sustentáveis.

O comité de normas inclui atualmente representantes da indústria da Stellantis, HERE e Monolithic Power Systems (MPS). O comité está aberto a uma participação adicional da indústria, com o objetivo de apresentar o primeiro projeto de norma no prazo de 12 a 18 meses.

Intel compromete-se a abrir a plataforma Chiplet para o sector automóvel

A Intel anunciou igualmente a sua intenção de trabalhar com o centro de I&D imec para garantir que as tecnologias avançadas de empacotamento de chipsets da Intel satisfazem os rigorosos requisitos de qualidade e fiabilidade necessários para os casos de utilização no sector automóvel.

Esta iniciativa sublinha o compromisso de ser o primeiro fornecedor automóvel a apoiar a integração de chipsets de terceiros nos seus produtos automóveis. Isso dá aos OEMs a liberdade e a escolha de incorporar um chiplet personalizado em um produto Intel roadmap por uma fração do custo de um SoC totalmente personalizado. A capacidade de misturar e combinar chiplets elimina ainda mais o risco de dependência do fornecedor e promove uma arquitetura definida por software mais escalável.

Squared Potato
Na internet, ninguém sabe que és uma batata.