A DEVIR acaba de lançar mais uma novidade na sua gama de jogos de tabuleiro! Cities foca-se na construção de bairros citadinos nos mais prestigiados países do mundo, isto apenas utilizando peças adquiridas no tabuleiro de jogo. Dois até quatro jogadores vão ter que por a sua massa cinzenta à prova e conseguir planear o melhor bairro alguma vez já criado nestas cidades. Estás com vontade de trabalhar? Então desliga aí a betoneira e vem descobrir o que Cities têm para nos oferecer!
Conceito de jogo
Criado por Steve Finn e Phil Walker-Harding (criador de Sushi Go), Cities baseia-se num jogo de draft, em que a cada turno um jogador escolhe uma das 16 peças no tabuleiro, juntando-as com outras peças, e assim criando o seu próprio bairro. Uma vez que não sobrem mais peças, uma nova ronda começa. Existem 4 tipos de peças:
- As peças de cidade, que servem para construir a tua área do Bairro;
- As peças de característica, que vão popular as diversas áreas do bairro (parque, mar, edifício);
- As peças de edifício, que servem para edificar verticalmente o teu bairro;
- Por fim as peças de pontuação, que possuem objetivos secundários que te dão pontos adicionais, caso cumpras o respectivo requisito.
A ilustrar a partida, temos um conjunto de 4 peças de cidade, revelando 8 das muito conhecidas cidades: Rio de Janeiro, Nova Iorque, Sydney, Barcelona, Buenos Aires, Veneza, Novo México e ainda a nossa capital, Lisboa! Estas peças de cidade, possuem também objetivos únicos, que garantem bons pontos a quem cumprir algum destes primeiro, sendo menos pontuados os jogadores que atingirem esse mesmo objetivo posteriormente.
As partidas duram 4 rondas, quando jogado entre 3 e 4 jogadores, ou 8 rondas, quando jogado por 2 jogadores. No final de todas as rondas, os jogadores vão contar todos os pontos e marcar os mesmos no contador de pontuação. Quem obtiver o maior número de pontos será o vencedor da partida. Com as regras minimamente decoradas, as sessões podem durar entre 30 a 45 minutos, um tempo aceitável para um jogo deste tipo.
Um jogo que se joga bem, sem bloqueios
Pelo que podes ler até agora, este é um jogo que aparentava ser mais complexo do que realmente é. Muito pelo contrário, este jogo facilmente pode ser jogado com uma criança, sendo desde logo um bom jogo familiar. Se há espaço para melhoria, seria apenas na descrição das cartas de pontuação, cujo seu palavreado nem sempre é 100 por cento claro em algumas delas. Uma boa leitura de regras poderia resolver qualquer dúvida, mas isso não é o caso aqui, dado que estas estão impressas numa única folha comprida de papel de 4 páginas. Contudo reforço que o jogo, uma vez bem entendido, será super fluido e sem grandes bloqueios.
Se fores jogar apenas com outra pessoa, a partida poderá não ser tão emocionante, pois ambos sabem os objetivos e necessidades de cada um, podendo prever com mais exatidão que peça vai ser recolhida a seguir. Quero também referir que existe uma variante para dois jogadores também disponível, que permite jogar 7 rondas ao invés das 4, permitindo criar um bairro maior do que o normal de 3 x3 peças, sendo que no fim da partida teremos um bairro completo de 3 x 5 peças.
Construção/arrumação/design
Ficando a ilustração ao cargo de Jorge Tabanera, Cities apresenta um estilo de desenho clássico feito à mão, dando uma aparência mais clássica, semelhante a um jogo de tabuleiro dos anos 90. No entanto, em contraste, temos as cartas de pontuação em formato de iPhone e as placas das cidades (que se assemelham a um iPad). Mesmo sendo fã de produtos Apple, não posso deixar de denunciar o facto de estes designs não combinarem de todo com o resto do design que o tabuleiro apresenta. Estes elementos poderiam ser muito bem reeditados no futuro para que tudo fique coerente ao seu nível visual.
No que toca ao sistema de pontuação, este está marcado no tabuleiro, indo de 1 a 50, porém, mesmo tendo espaço no tabuleiro, não entendo porque não colocaram a pontuação até 100. Isto porque nas partidas que realizei com amigos, conseguimos superar esse limite de 50, tendo que regressar novamente ao 1 e seguir contagem a partir daí. Como sugestão de melhoria, à semelhança de alguns jogos, os marcadores de pontuação poderiam ter dois lados, onde um desses teria algum símbolo a mostrar que alcançou 50 pontos, tornando mais pratica a contagem.
A Caixa que acolhe este jogo é compacta, facilitando o seu armazenamento numa pequena prateleira ou armário. Estes tamanhos parecem já ser uma norma, combinando com outros jogos publicados pela Devir. E falando em outros jogos, a publicidade que é apresentada nas laterais da caixa quando removida a tampa superior foi uma boa jogada por parte da empresa, mostrando algumas sugestões de jogos lançados por esta. As peças possuem uma boa qualidade, sendo a maioria composta de cartão espesso e os edifícios em plástico. Os Meeples e os respectivos tokens continuam a sua tradição de manterem-se em madeira.
Contudo, há que destacar aqui a falta de alguns organizadores internos na caixa para as peças. Ainda que seja possível colocar tudo de volta na caixa, removendo os restos de cartão onde as peças vinham inseridas, seria perfeito haver algo a facilitar a organização interna das peças. Mas pelo preço do jogo, é de certa forma visível onde se teve que cortar custos na produção.
Em suma, Cities é um bom jogo introdutório que entrará na minha lista de sugestões quando tiver partidas com familiares e amigos que quase ou nunca tiveram contacto com um jogo de tabuleiro. No entanto, para os mais apetitosos por jogos, este jogo poderá não aquecer o suficiente as suas necessidades.
Cities já se encontra disponível para aquisição a partir do site da DEVIR e nas respectivas lojas de venda de jogos de tabuleiro por um preço de 27,99€.
A Squared Potato agradece à DEVIR pela disponibilização de um exemplar para fins desta análise.