Computer-Space

Faz hoje 50 anos em que o primeiro jogo foi lançado, a ganhar espaço de forma comercial. Para ser mais preciso, foi em 15 de Outubro de 1971 a sua primeira aparição ao público em Chicago, na feira comercial Music Operators of America Trade Show, palco habitual de muitas destas brincadeiras revolucionárias.

Esta “consola” arcade foi criada por Nolan Bushnell e Ted Dabney, e foi a primeira do mercado em forma de computação a consumir moedas como forma de pagamento para cada partida. De aparência futurista e de clara inspiração em SpaceWar (1962), a Computer Space consistia numa jogabilidade simples típica dos primórdios da indústria, fazendo o jogador assumir o controlo de uma pequena nave, eliminando adversários com o aspecto de discos voadores, de forma a pontuar o máximo possível.

O jogo era um vislumbre para os fãs de ficção científica, especialmente de filmes como 2001: Uma Odisséia no Espaço e Planeta dos Macacos. Este foi um género que começou a fazer muito sucesso no final dos anos 60 e 70, com as viagens tripuladas de Apollo 11 e Apollo 13.

Computer Space, foi fabricado pela pequena empresa Nutting Associates, e mesmo com as odds a seu favor, este aparelho revolucionário não gerou nenhuma receita significativa. As estimativas de venda variam de 500 a 1000 unidades. Só quando os seus criadores deixaram a empresa e fundaram a Atari, lançando Pong no ano seguinte, é que o potencial comercial dos videojogos se tornou aparente, com mais de 8000 unidades vendidas no ano de lançamento.

Lê mais:  CAPCOM Showcase | Todas as Novidades do Summer Game Fest!

Abaixo, poderás ver um vídeo da primeira máquina original, gentilmente partilhada pelo Cradle of Aviation Museum. Aqui verás o seu aspecto, funções, e um pouco da sua jogabilidade.

Curioso, explorador, e fã de videojogos desde que me lembro, e em especial pela saga Metal Gear. Não jogo plataformas, jogo jogos.