Depois de Crash Team Racing Nitro-Fueled e Crash 4: It’s About Time, é a vez de Crash Team Rumble rodopiar até ao ecrã, para oferecer uma nova abordagem ao universo de Crash Bandicoot, num Multiplayer Online Battle Arena (MOBA) que coloca duas equipas a competir em partidas munidas de ação, estratégia e destreza de movimento.

Crash Team Rumble não será uma grande surpresa ou um obstáculo considerável para quem está a par do género, sobretudo para quem também conhece a mecânica de movimento de Crash Bandicoot e companhia. Rodopiar para rebentar caixas e derrubar adversários continua a ser o ponto central da dinâmica; no entanto, adquire agora uma componente competitiva.

Em Crash Team Rumble, duas equipas de quatro elementos, a equipa azul (aliados) e a equipa vermelha (adversários), defrontam-se em partidas que procuram apurar uma equipa vencedora e um melhor jogador em campo, com base num sistema de pontos.

As regras são simples: a primeira equipa a recolher e a depositar no respetivo banco 2.000 Wumpa Fruits (as coloridas frutas que conhecemos desde 1996) vence a partida. Estas frutas podem ser coleccionadas através de caixas quebráveis ou encontradas ao longo da arena. Crash Team Rumble apresenta uma lógica simples, que ganha substância e conteúdo com os eventos e as missões que têm lugar no decorrer da partida.

Personagens e Estratégia

Crash Team Rumble dispõe inicialmente de oito personagens jogáveis: Crash, Coco, Tawna, Dr. Neo Cortex, N. Tropy, Dr. N. Brio, Dingodile e Catbat. Cada uma destas personagens apresenta habilidades e stats distintos, que permitem a cada jogador não só perceber que personagem está mais enquadrada no estilo de jogo que pretende adotar, mas também articular com a equipa a melhor estratégia, escolhendo os melhores perfis para a colocar em campo.

Estas oito personagens estão divididas em três grupos, cujos pontos fortes determinam a tarefa na qual se devem focar. Por um lado, temos os Scorers (Crash, Tawna e Catbat), que têm como principal missão recolher e depositar Wumpa Fruits, somando pontos para a equipa. Por outro lado, temos os Blockers (Dingodile, Dr. N. Brio e N. Tropy), que têm como tarefa bloquear os Scorers, evitando que pontuem. Para terminar, existem os Boosters (Coco e Dr. Neo Cortex), que atuam como impulsionadores de bónus e ativadores de extras. Todas as personagens podem, mais ou menos bem, desempenhar qualquer função. Ainda assim, uma vez que cada equipa possui quatro jogadores, é importante cada um definir e perceber o seu papel estratégico no jogo.

Crash Team Rumble

Depois de algumas partidas, percebi que sou um ótimo Booster e um Scorer bastante competente. Neste perfis, Coco e Crash são as personagens mais equilibradas. Para Blocker não sirvo, mas agradeço a todos os Blockers competentes que acabaram na minha equipa e defenderam com unhas e dentes (muitos, no caso do Dingodile) a tarefa que lhes cabia.

Em termos de personagens, a oferta inicial é relativamente simpática. É claro que gostaria de ver novas adições ao leque de personagens no futuro. Sinto que isso pode acontecer e seria extremamente benéfico para o jogo, visto que iria mantê-lo ativo e permitiria diversificar as abordagens técnicas e a dinâmica na arena. Um MOBA tão temático como este precisa de ser alimentado com os conteúdos que durante anos construíram e deram vida o universo de Crash Bandicoot.

Técnicas e Equipamentos

Para além dos stats de cada personagem, Crash Team Rumble oferece a possibilidade de as equipar com uma habilidade extra associada, que pode tanto impulsionar o número de Wumpa Fruits recolhidos como curar aliados ou bloquear adversários. Este extra, para além de ampliar a complexidade da ação, permite que cada jogador possa explorar novos eixos estratégicos com a mesma personagem.

Naturalmente, a personalização e os itens desbloqueáveis não podiam ficar fora de Crash Team Rumble. Na verdade, Crash Team Racing Nitro-Fueled já tinha provado ser possível apostar em muitas opções de personalização, apesar de ser inicialmente limitado. Agora, este bónus parece surgir de raiz, embora queira vê-lo evoluir ao longo do tempo e de novas temporadas.

Crash Team Rumble

Tanto as personagens como as técnicas extra e os itens de personalização são desbloqueáveis com a conquista de desafios e metas. Assim como noutros jogos do género, existe progressão de jogador, de personagens e de campanha, o que enriquece a experiência, os desafios propostos e os extras a receber.

Para Progredir e Evoluir

Não dá para negar: Crash Team Rumble é muito viciante. Além de ser visualmente brutal (pelo menos na PlayStation 5, onde joguei), o ambiente e os cenários são agradáveis e compreender a dinâmica e os comandos do jogo é extremamente simples. Por outro lado, as partidas tanto podem ser muito rápidas como muito longas, dependendo da abordagem que cada equipa escolhe e do grupo de adversários que encontra pela frente. Não sei precisar, mas percebi que, no meu caso, as partidas tanto duraram dois como quase 20 minutos.

Naturalmente, a ação torna-se repetitiva, sobretudo quando descobrimos as melhores técnicas e a melhor forma de percorrer cada mapa para colecionar pontos e ativar os extras disponíveis. O desafio cresce com a experiência e o nível dos adversários, mas a lógica continua a mesma. É como se, apesar de ser cativante, o rastilho de novidade se esgotasse em poucas horas.

Novos mapas serão bem-vindos e acredito que as próximas temporadas vão trazer mais e melhor conteúdo, tal como aconteceu com Crash Team Racing Nitro-Fueled. Penso que não fui injusto com a avaliação que atribuí inicialmente ao jogo, mas reconheço que o desenvolvimento pós-lançamento foi extremamente positivo e enriquecedor. Espero que o mesmo aconteça com Crash Team Rumble.

Apesar de ser um MOBA com uma grande componente de ação e movimento, não existe confusão visual ou sonora no ecrã, até porque as arenas são espaçosas e o movimento é bastante fluido. Sim, podem surgir eventuais bugs e ligeiros erros. Ainda assim, não são falhas significativas ou que comprometam a experiência de jogo.

Crash Team Rumble

Eu Lembro-me Disto!

Felizmente, Crash Team Rumble conseguiu incorporar na dinâmica do MOBA diversos elementos do universo de Crash Bandicoot, um pequeno presente para todos os que são fãs deste imaginário há muito tempo. De mapas, recompensas e skins temáticas a pormenores como as gemas, músicas e o nosso amigo Aku Aku, são muitas as referências à viagem que Crash Bandicoot nos tem proporcionado ao longo dos anos.

Resumindo, Crash Team Rumble está recomendado a todos os adeptos de MOBA e, como é óbvio, a todos os fãs da série principal. Ainda não tem Crunch Bandicoot ou Pasadena O’Possum, mas parece que novas personagens desbloqueáveis começam a dar sinal de vida. Crash Team Rumble entrega uma experiência desafiante e bem conseguida e não compromete os excelentes títulos que marcam o nome e a reputação da marca Crash Bandicoot.

Crash Team Rumble, desenvolvido pela Toys for Bob e lançado a 20 de junho, está disponível para PlayStation 5, PlayStation 4, Xbox Series X, Xbox Series S e Xbox One.

CONCLUSÃO
Pontua para a vitória, mas…
7
crash-team-rumble-analiseCrash Team Rumble não compromete o nome de Crash Bandicoot, mas, apesar da ação, deixa a sensação de que algo ainda está em falta. É certo que é viciante, mas a limitação de mapas e de momentos inesperados torna-o também ligeiramente viciado. Espero que as próximas temporadas tragam novos extras e novos desafios. E espero que não desistam de Crash Team Rumble, tal como não desistiram de Crash Team Racing Nitro-Fueled, que começou pobre, mas acabou por se tornar incrível.