O sonho de aprender japonês, de viajar para o Japão, de ver anime sem legendas, de jogar JRPGs que não chegam ao ocidente, é uma grande motivação nesta rúbrica Cultura Japonesa, que nos move na Squared Potato.

Por isso, hoje vou atacar um dos principais combustíveis para conquistar “mínimamente” esse objetivo. No entanto, antes de partires nesta senda, devo frisar a importância que a linguagem formal e informal têm no discurso e no tratamento nipónico. Vamos esclarecer:

A problemática do japonês informal (“rude”) nos animes

Primeiro que tudo, é importante saberes que a língua japonesa se divide gramática e estruturalmente em dois discursos que são usados mediante o interlocutor. A pessoa a quem te diriges, a forma como te referes a ti próprio, as expressões que utilizas, até as conjugações verbais, para os japoneses têm mais sentidos do que só um conjunto de sons para um significado. Refletem postura na sociedade, intenção, contexto, sentimento e tudo mais a cada expressão.

Desta feita, por exemplo, nos verbos os japoneses tem por base dois tipos de conjugação: a informal e formal, das quais depois derivam as formas afirmativa, negativa, curta do verbo. Em suma, sendo nós meros estrangeiros, e sendo o povo nipónico conhecido pela dificuldade que tem em desenvolver laços afetivos, praticamente nunca terás nenhuma interação em que se justifique a aprendizagem do japonês informal, a menos que procures puramente ver anime sem legendas.

Dito isto, nem todos os animes são bons exemplos de aprendizagem para quem procura aprender japonês para, efetivamente, falar. Os Narutos, Dragon Balls, Jujutsu Kaizens e Chainsaw Men desta vida recorrem a expressões simples, informais e memorizáveis que não são, de todo, corretas para o teu discurso. Portanto, separando o trigo do joio, tive em atenção passar-te uma lista de verdadeiros bons exemplos, com linguagem correta, discurso lento ou moderado para ser mais fácil de acompanhares e tomares notas.

Posto isto, segue agora de seguida a nossa lista. Resta-me desejar-te boa sorte nesta jornada!

Animes para aprenderes japonês formal nível básico

Detective Conan

Para os fãs de mistérios e policiais, este anime tem um japonês mais formal e técnico, especialmente nas partes de investigação, mas também tem muitos diálogos do dia a dia. Isto é ótimo para aprender novo vocabulário. Neste anime, Shinichi Kudo, um jovem detetive que se transforma em criança e resolve casos como Conan Edogawa, enquanto tenta voltar ao normal.

Spy X Family

Mistura japonês formal e coloquial, com termos de espionagem e vida familiar, nesta comédia. A história é super divertida e os personagens são cativantes. Twilight forma uma família falsa com uma rapariga telepata e uma assassina, sem que ninguém saiba a verdadeira identidade do outro. É impossível não saltar gargalhadas!

Haikyuu

Se gostas de desporto, aproveita a linguagem num japonês bem coloquial e cheio de energia, com muitos termos de voleibol, perfeito para quem está a começar. A repetição de termos desportivos ajuda muito a aprender. Shoyo Hinata é um jovem apaixonado por voleibol que sonha levar a sua equipa a ser campeã.

Sazae-San

1.86.0-EGX5RPVAB6C6MZE5EFJZFPWLZI.0.1-4

Com um japonês simples e quotidiano, refletindo a vida de uma família japonesa tradicional, é ideal para iniciantes. Os diálogos são fáceis de entender e as situações do dia a dia percetíveis e relacionáveis ajudam muito. A história segue Sazae-san e a sua família nas suas vidas diárias, com um toque leve e humorístico.

Doraemon

Tem um japonês claro e simples, ótimo para crianças e iniciantes. Os diálogos são fáceis de seguir e repetem-se bastante, o que ajuda a aprender. A série segue Doraemon, um gato robótico do futuro que ajuda Nobita a resolver os seus problemas com gadgets futurísticos.

Shirokuma Cafe

Usa um japonês coloquial e descontraído, com diálogos simples e engraçados, perfeito para iniciantes. A simplicidade e o humor ajudam muito na compreensão. A história segue um urso polar que gerencia um café frequentado por outros animais e humanos, com muitas situações engraçadas.

Usagi Drop

Num japonês simples e quotidiano, com muitos diálogos emocionais, é ideal para iniciantes. As situações familiares são fáceis de entender e ajudam na aprendizagem. A história segue Daikichi, que adota Rin, a filha ilegítima do seu avô, e mostra os desafios e alegrias da paternidade.

Chi’s Sweet Home

Com um japonês claro e simples, Chi’s Sweet Home é ótimo para crianças e iniciantes. Os diálogos são fáceis de seguir e as situações do dia a dia ajudam muito. Chi é uma gatinha adotada por uma família humana. Segue as suas aventuras diárias enquanto se adapta à nova casa!

Kotaro Lives Alone

Para derreter ainda mais os corações, este anime usa um japonês formal e antiquado, especialmente nas falas do Kotaro, que imita um samurai. Este é um menino de quatro anos que vive sozinho num apartamento e forma laços com os seus vizinhos. A mistura de linguagem formal e situações do dia a dia torna-o interessante para quem está a aprender japonês.

E tu, tens mais alguma sugestão de animes para aprender japonês? Deixa-nos nos comentários!

Joana Sousa
Apaixonada pelo mundo do cinema e dos videojogos. A ficção agarrou-me e não me largou mais! A vida levou-me pelo caminho da Pós-Produção, do Marketing e da organização de Eventos de cultura pop, mas o meu tempo livre, dedico-o a ti e à Squared Potato.