Kappa Yokai Cultura Japonesa Japão

O Kappa é um yokai aquático que faz parte do folclore japonês há séculos, sendo uma figura lendária que tem sido retratada em muitas formas de arte japonesas, desde a pintura à cerâmica, tendo vindo a se espalhar um pouco por toda a cultura popular japonesa em matéria de manga, anime, videojogos e tudo mais. Neste artigo, vamos explorar as origens por trás do Kappa, as suas características e a sua influência bem como crenças da cultura japonesa onde é protagonista.

Uma criatura fascinante

A origem do Kappa é incerta, mas acredita-se que tenha se originado no folclore japonês por volta do século VIII, mais ou menos por volta da altura em que a cultura chinesa ganhou mais expressão e começou a influenciar a cultura japonesa, consequentemente. Isto porque, na China, existem criaturas semelhantes a este yokai, como o Shui Gui (espírito da água) e o Jiaolong (dragão de escamas) que também tem diversas formas e interpretações, mas que não deixam de ser consideradas criaturas marinhas. Irrefutável será dizer que estes espíritos foram incorporados na cultura japonesa e a sua adaptação deu origem ao Kappa, que vem do japonês kawatarō, que significa “criança da água”. 

Outra teoria engraçada diz-nos respeito, visto que conta que foram os monges portugueses que deram origem a este Yokai. Sendo que ainda durante o período dos descobrimentos, no século XVI, chegámos ao Japão vestidos com capas e capuzes que pendiam das costas como que uma carapaça de tartaruga, a barba raspada do monge rodeada por uma coroa de cabelo (a nossa cálvice é genética) que também se assemelhava à cratera de água sobre a cabeça do Kappa. E, claro, “Capa”, a própria palavra portuguesa para o hábito do monge. Ora, todas as peças do puzzle se encaixam perfeitamente. No entanto, a verdade é ainda muito incerta, por isso acredita no que preferires.

 + Cultura Japonesa | Kappa: O Yokai Aquático Mais Famoso do Japão + kappa-cultura-japonesa +

O Kappa na Arte Japonesa

Comumente retratado como uma criatura semelhante a uma tartaruga, com uma carapaça nas costas, cara de macaco e um bico afiado na cara, uma pele verde com escamas e membranas nas mãos e patas, ao Kappa é frequentemente atribuída a retórica de uma criatura maliciosa, que sequestra pessoas e animais que se aproximam da água sozinhos e distraídos, mas que também pode ser visto como um yokai protetor dos rios e dos pescadores. Tem um tamanho variável, podendo atingir o tamanho de uma criança, mas uma das características mais notáveis e fascinantes deste yokai é a “tigela” que traz na cabeça, que é cheia de água, a sua fonte de vitalidade. Diz-se que o Kappa precisa manter a tigela cheia o tempo todo, ou ficará enfraquecido, podendo até mesmo morrer se a tigela ficar vazia.

Com isto, o Kappa tem sido uma figura popular na arte japonesa desde o século XVII como já havia mencionado. Este é frequentemente retratado em pinturas, esculturas e em cerâmicas, sendo que em muitas dessas representações, o Kappa é mostrado como um ser amigável e brincalhão que ajuda as pessoas que respeitam a natureza e os rios, o que dá aquele toque de civismo e respeito que tão bem o japoneses sabem dar na instrução da sua sociedade desde os primeiros contactos das crianças com o meio ambiente.

 + Cultura Japonesa | Kappa: O Yokai Aquático Mais Famoso do Japão + Kappa +

Uma das pinturas mais famosas do Kappa, concluída ainda durante o período Edo do Japão, quando o folclore e a mitologia japonesa eram temas populares na arte e na literatura, é a peça Shirafuji Genta (que traduzido à letra dá algo como “observando a luta de wrestling dos kappas“) que surge numa coleção da obra One Hundred Ghost Tales from China and Japan de Tsukioka Yoshitoshi, e retrata uma cena popular do folclore japonês. A pintura é considerada uma das melhores representações de Kappa no mundo da arte, e é admirada pela riqueza dos seus detalhes e cores vibrantes pintadas sobre um bloco de madeira, sendo exibida em muitos museus de arte japonesa em todo o mundo.

 + Cultura Japonesa | Kappa: O Yokai Aquático Mais Famoso do Japão + Illustrated-Guide-to-12-Types-of-Kappa +

Outra peça artística muito peculiar é, por exemplo, uma das obras mais conhecidas de Kurimoto Tanshu, que resulta num trabalho soberbo intitulado Suiko juni-hin no zu (traduzido livremente para 12 Espécies de Kappa). Estes desenhos procuraram copiar e reunir as informações já existentes de Kappas conhecidos e tornaram-se na referência, já em pleno século XIX. A obra pode ser encontrada na Biblioteca Nacional da Dieta, no Japão.

 + Cultura Japonesa | Kappa: O Yokai Aquático Mais Famoso do Japão + Takagi-Toranosuke-capturing-a-kappa +

Imperdível é também a obra-prima de Utagawa Kuniyoshi, que não poderia deixar de mencionar! Esta procura retratar a captura de um Kappa vivo, numa brilhante composição rica em contrastes e cores vibrantes que primam pela complementaridade, muito dentro do registo próprio do artista, cuja obra vale mesmo a pena ficares a conhecer.

O Kappa na Cultura Popular Japonesa

O Kappa é uma figura popular na cultura popular japonesa. Ele tem sido retratado em muitos filmes, séries de TV, mangas, animes e videojogos. Alguns exemplos notáveis ​​incluem o anime Naruto, onde o personagem principal usa a técnica “Kuchiyose sanbi no Kappa“, que invoca um Kappa para ajudá-lo em batalha. Outro exemplo é a presença e menção em jogos como Ghost of Tsushima, onde tens de desvendar o mistério por trás de um desaparecimento repentino junto ao rio.

Ainda mais prominentemente, o filme de 2007 Summer Days with Coo retrata a amizade entre um rapaz humano e o Kappa que este encontra em mau estado num rio, o qual consegue salvar, ajudando-o a ajustar-se ao mundo moderno. Já se estás a acompanhar o arco de Wano no One Piece, também deves estar familiarizado com Kawamatsu, um samurai pertencente ao grupo das 9 Bainhas Vermelhas.

 + Cultura Japonesa | Kappa: O Yokai Aquático Mais Famoso do Japão + image-1 +

Além disso, existem muitas referências culturais no Japão que fazem referência ao Kappa. Por exemplo, a cidade de Tōno, na província de Iwate, é considerada a cidade do Kappa e possui muitas atrações relacionadas a essa criatura lendária. A “Kappa Bridge” no Vale de Kiso é, por exemplo, uma atração turística popular que se refere ao Kappa. Esta localiza-se numa região montanhosa no centro do Japão, onde se encontra a ponte Kappa-bashi, uma ponte de pedra em arco que é conhecida como a “ponte do Kappa“. Acredita-se que a ponte tenha sido construída pelos Kappas, e que eles ainda a usem para atravessar o rio. A ponte é uma atração turística popular para aqueles que querem aprender mais sobre o folclore do Kappa.

 + Cultura Japonesa | Kappa: O Yokai Aquático Mais Famoso do Japão + kappa-bridge-kappa-bashi-cultura-japonesa +

Já na província de Kōchi mais a sul, podes visitar o Kaiyodo Kappakan, um museu dedicado à história e cultura do yokai. O museu apresenta exposições de artefatos relacionados ao Kappa, como esculturas, pinturas e bonecos. Os visitantes também podem aprender mais sobre a história do Kappa e sua influência na cultura japonesa.

 + Cultura Japonesa | Kappa: O Yokai Aquático Mais Famoso do Japão + Captura-de-ecra-2023-05-11-as-111406 +

Claro está, que se estamos a falar de cultura japonesa tinha de haver festival à mistura, e o festival Kappa-matsuri é um evento anual que acontece em várias cidades do Japão para homenagear o Kappa. Durante o festival, é comum ver desfiles de bonecos do Kappa, danças folclóricas e apresentações de teatro baseadas no folclore do Kappa. Este festival é uma oportunidade para as pessoas celebrarem a cultura japonesa e se divertirem com amigos e familiares.

O que fazer se encontrar um Kappa

A primeira dica de sobrevivência que podemos te passar, é que acima de tudo sejas correto, e como um bom costume japonês, te curves para o cumprimentar. Os Kappas são yokais extremamente bem educados quando tens tacto para a coisa, e por isso irão também eles fazer o mesmo gesto em sinal de respeito mutuo. No entanto, para infortúnio deles, ao se curvarem, a tigela que possuem no cimo da cabeça irá entornar parte da sua água, que novamente relembro, é a sua energia vital. Se fores rápido a enchê-la e restabelecê-lo, ele irá jurar-te proteção para toda a tua vida.

 + Cultura Japonesa | Kappa: O Yokai Aquático Mais Famoso do Japão + kappa cultura japonesa +

Se, infelizmente, andares pelo Japão e não vires nenhum Kappa, podes sempre pedir a sua proteção da forma mais comum: oferecendo pepinos, numa tradição que remonta ao folclore japonês e que inclusive transbordou para a cultura atual nos diferentes media como, por exemplo, encontrando-se presente no videojogo da Tango Gameworks, Ghostwire: Tokyo. Diz-se que os Kappas adoram pepinos e que oferecê-los a eles é outra forma de mostrar respeito e gratidão. Por isso, não é de espantar que em algumas áreas do Japão seja comum ver pepinos a flutuar em rios e lagos, como oferendas aos Kappas, e inclusive em Tōno, já mencionado anteriormente, podes encontrar o pequeno riacho Kappabuchi, mesmo por trás do templo Jokenji, onde esta é uma pratica bastante comum, dada a quantidade de avistamentos de Kappas ao longo dos tempos nessa zona.

 + Cultura Japonesa | Kappa: O Yokai Aquático Mais Famoso do Japão + kappa-cultura-japonesa-licenca-de-caca +

Se já te sentires aventureiro e quiseres desafiar a tua sorte, podes também em Tōno comprar uma licença especial de caça ao Kappa, que desencorajamos para proteção da espécie ameaçada – tu, não o Kappa -, dado que estes yokai são grandes fãs de lutas de sumo, pelo que podes é estar prestes a levar uma valente tareia.

O Kappa é uma figura lendária fascinante do folclore japonês, uma criatura misteriosa, complexa, educada, que tem sido retratada em muitas formas de arte japonesa, e esperamos que tenhas gostado de conhecer.

Diz-nos nos comentários se há mais algum yokai que desejasses que fosse alvo da nossa investigação!

Joana Sousa
Apaixonada pelo mundo do cinema e dos videojogos. A ficção agarrou-me e não me largou mais! A vida levou-me pelo caminho da Pós-Produção, do Marketing e da organização de Eventos de cultura pop, mas o meu tempo livre, dedico-o a ti e à Squared Potato.