O criador da famosa banda desenhada Astérix, Albert Uderzo, faleceu na passada terça-feira em casa, vítima de ataque-cardíaco durante o sono. Tinha 92 anos.

A família declarou não haver qualquer ligação com o mortal coronavírus, e que Albert andava muito cansado há já algumas semanas.

O artista francês criou Astérix em conjunto com o escritor René Goscinny em 1959. Ambos conheceram-se em 1951, tendo trazido à vida várias personagens, até que lhes foi pedido que criassem uma revista chamada Pilote, onde teriam de incluir uma coluna dedicada ao “típico héroi Francês”. A primeira edição foi publicada em Outubro e mais de 300,000 cópias foram vendidas.

Goscinny faleceu em 1977. Albert Uderzo prolongou o seu legado até 2009, ano em que se reformou e vendeu os direitos à editora Hachette.

Astérix e os seus fiéis companheiros, Obélix e Dogmatix (ou Idéfix, no original) rapidamente se tornaram num ícone da cultura Francesa, levando à realização de 11 filmes e até um parque temático.

Certamente que tu ou os teus familiares mais velhos se lembram destes personagens tão inesquecíveis, pelo que é com grande tristeza que nos despedimos deste senhor tão amado no mundo dos quadradinhos.


Lembras-te do Astérix e companhia? Quais são as tuas banda desenhadas favoritas?

Deixa uma resposta

Por favor deixa aqui o teu comentário
Por favor deixa aqui o teu nome