Comic Con Portugal 2019 | Um Universo De Diversão Com Limitação

A Squared Potato veio estrear a sua presença na Comic Con Portugal 2019! Depois de termos estado longas horas a aventurarmo-nos pelos cantinhos do maior evento de cultura pop do país, podemos garantir que temos muito para te contar!

Comic Con Portugal 2019

A marcar o segundo ano em Lisboa, a organização da sexta edição da Comic Con Portugal 2019 voltou a fazer parceria com a NOS e decorreu entre os dias 12 a 15 de Setembro no Passeio Marítimo de Algés, Oeiras. Neste espaço gigantesco reuniram-se centenas de cosplayers, que recriaram apaixonadamente as suas personagens favoritas, conseguindo estes tornar-se numa verdadeira atracção. O evento também se destacou pelas múltiplas bancas que promoviam marcas de todo o universo geek, stands de videojogos de todas as plataformas, e convidados especiais que pertenciam tanto ao mundo das bandas desenhadas, como do YouTube, literatura e cinema.

No meio destes, a estrela foi, sem dúvida, a actriz Millie Bobby Brown, conhecida por Eleven na famosa série Stranger Things. Contudo, outros também tiveram bastante reconhecimento como Itziar Ituño e Esther Acebo, actrizes na nova temporada da La Casa de Papel; Joaquim de Almeida, famoso actor português, aclamado a nível internacional; Alexander Ludwig, Björn nos Vikings; Kass Morgan, autora da saga The 100; Joe Prado, artista de diversas bandas desenhadas da DC Comics; Leonor Grácias, cosplayer portuguesa e autora do livro Manual de CosplayTiago Saramago ou Tiagovski, famoso YouTuber português e muitos mais!

Ao longo dos quatro dias, diversas actividades estiveram agendadas para entreter os seus participantes desde madrugada até à noite. Estas incluíram painéis com as celebridades nacionais e internacionais; sessões de fotos e autógrafos; passatempos como a audição de voz para a dobragem de Frozen II; concursos de cosplay e torneios e-Sports.

Comic Con Portugal 2019

Grandes marcas gaming como a Nintendo, PlayStation, Xbox, Asus e HP tiveram presentes com títulos novos, abertos para o público. A Nintendo montou um grande palco cheio de entretenimento e permitiu experimentarmos vários títulos antecipados como The Legend of Zelda: Link’s Awakening; Pokémon Sword e Shield; Mario and Sonic at the Olympic Games Tokyo 2020; Luigi’s Mansion 3 e Daemon X Machina. Por outro lado, a PlayStation sobressaiu-se com o acesso do pré-lançamento MediEvil e a Xbox com o recente Gears 5. Mesmo ao lado destas marcas, estava outra tenda em que podíamos jogar títulos num grande palco com Split Screen!

Com tanto para explorar, podíamos sempre fazer uma pausa para beber ou petiscar algo grátis. O espaço estava bem organizado e cada tenda era bem identificável. Havia o Geek Market onde se reuniam as lojas com todos os produtos mais Geeks; zona para crianças; áreas de gaming e cosplay; uma tenda com palco dedicado à Rádio Comercial; o Golden Theatre, o Prime Theatre e o VIP Stage dedicados aos convidados especiais. Tínhamos sempre algo para fazer e muito divertimento em pleno céu aberto.

Comic Con Portugal 2019

Gostei especialmente de dar uns pulos no castelo insuflável “para adultos” da série Desencantamento e ainda recebi uns brindes muito fixes. Adorei ver os mega cosplays zombies que promoviam The Walking Dead e a dinâmica fantástica que os colaboradores tinham com o público, tudo isto apesar de estarem debaixo de um calor arrasador. Fartei-me de rir com o concurso de gritos Banzai e ainda fui participar nos sorteios de jogos de tabuleiro para no final ganhar um conjunto de prémios ao estilo Yu-Gi-Oh!

Apesar de haver muitos stands com merch incrível, tenho que destacar a loja VerArte de Tiago Borba e Vera Catarino que foram super simpáticos comigo ao ponto de dar-me uma oferta extra na compra de um artigo de The Legend of Zelda. Também tenho que reconhecer o esforço enorme que a Hyper Toys fez ao trazer figuras enormes para o evento, estas envolviam tanto o universo da DC Universe, Marvel, Star Wars, anime e muitos outros universos Geek.

Comic Con Portugal 2019

Cheguei a ver inúmeras estruturas que promoviam séries e filmes, mas tenho que admitir que não cheguei a experimentar nenhuma. Entre estas, lembro-me de ver um pequeno navio a prestar homenagem aos Vikings; uma zona tropical com rampa de skate a publicitar L.A.’s Finest: Polícias de Los Angeles; o stand dos empaladinhos do The Walking Dead; vários dinossauros que saíram do Mundo Jurássico: Reino Caído; um boxer dedicado ao novo filme de Anjos de Charlie e umas aulas de dança de varão alusivas ao filme Ousadas e Golpistas que deixaram-nos com a sobrancelha levantada.

Contudo, a Comic Con 2019 também teve algumas falhas que foram notadas por nós e pela maioria das pessoas, vamos mencioná-las aqui para que na próxima vez estas possam ser remediadas. Devido à desinformação quanto ao número limite de participantes nas actividades, por vezes estas ficavam sobre-lotadas e só podiam ser acedidas por uma fracção pequena do público. Esta situação destacou-se particularmente com o caso da actriz Millie.

Comic Con Portugal 2019

A zona da restauração podia ter ficado bem mais perto das bancadas de bebidas para que as pessoas não tivessem que andar tanto para desfrutarem de uma refeição completa. Foi nos ainda reportado que bebidas terceiras foram proibidas de ser vendidas e só a Super Bock e a NOS tinham licença para vender as suas. Num espaço tão gigantesco, as filas eram inevitáveis, até mesmo só para ir obter um gelado da carrinha Scoops Ahoy de Stranger Things. Para concluir, alguns colaboradores também mencionaram que houve falhas na distribuição de credenciais e no abastecimento alimentar.

Em suma, nesta Comic Con 2019 houve desordem que poderia ter sido evitada com uma organização mais planificada. Um preço diário podia rondar desde os 20 aos 30 euros, enquanto que um passe semanal podia custar entre os 50 a 75 euros. Houve muitas pessoas que sentiram o seu dinheiro desperdiçado, pois a maioria comprou o bilhete do último dia só para ver a Eleven e saíram de lá com as expectativas desmoronadas.

No entanto, estou curiosa para ver como será a próxima edição da Comic Con e se estas falhas conseguem ser corrigidas. Apesar de não ter feito tudo aquilo que queria nesta minha primeira visita ao evento, admito que diverti-me bastante! A minha experiência foi no geral positiva não só porque pude experiênciar coisas inteiramente novas, mas também porque tive acompanhada pelas melhores pessoas!