Jogos do Mês | Edição de Abril 2021

Por coincidência, Abril foi um mês recheado de grandes títulos que se focam em ficção científica obscura como é o caso de Returnal e Outriders. No entanto, se procuras algo mais fofinho para desanuviar, tens também o Novo Pokémon Snap! NieR Replicant está de regresso num remake, enquanto outros clássicos adorados voltaram à luz da ribalta com versões remasters… Queres descobrir quais? Não percas esta edição dos Jogos do Mês!

1 – RETURNAL

Returnal é um jogo de tiro em terceira pessoa que mistura elementos roguelike, terror psicológico e ficção científica num só! Desenvolvido pela Housemarque e publicado pela Sony Interactive Entertainment, coloca-te no papel de Selene, uma piloto espacial que se despenha no planeta alienígena Atropos e fica presa num ciclo temporal. Após morrer, Selene é ressuscitada e segue um padrão que consiste atravessar ambientes desconhecidos e combater entidades extraterrestres num mundo em constante mudança.

Sem outra opção, Selene deve investigar ruínas perdidas de uma civilização alienígena antiga para conseguir escapar. Ao estar completamente sozinha, ela é obrigada a lutar a todo o custo pela sua sobrevivência. Sempre que é derrotada, é forçada a reiniciar a sua jornada… Vive esta aventura implacável em que o planeta muda em cada ciclo e o mesmo acontece com os itens à tua disposição. Cada ciclo oferece novas combinações que impõem ultrapassares os teus limites e encarar o combate com estratégias diferentes.

Desfruta de efeitos visuais impressionantes e da beleza sombria deste mundo em decadência, repleto de surpresas explosivas. Desde lutas ameaçadoras, combates com bullet hell, a reviravoltas em ambientes ameaçadores. Participa em batalhas intensas e explosivas, em que tens de enfrentar inimigos implacáveis de grandes variedades.​​ Explora diversos biomas e recupera tecnologia alienígena que permitem fazer atualizações das tuas habilidades. Descobre mais sobre esta narrativa arrepiante, juntando os pedaços da memória de Selene, enquanto esta busca por respostas e constrói uma conexão pessoal com o planeta.

Quebra o ciclo do caos! Returnal foi lançado a 30 de abril em exclusivo para a PS5.

2 – OUTRIDERS

Outriders é um RPG de tiro em terceira pessoa que decorre num universo de ficção científica sombrio. Desenvolvido pela People Can Fly e publicado pela Square Enix, o combate brutal dos “Outriders” combina tiroteios intensos, poderes violentos e sistemas profundos de RPG. A tentativa de colonizar o planeta extraterrestre Enoch não correu conforme o plano e a equipa da expedição deparou-se com uma enorme tempestade de energia que criou super poderes na equipa e nos restantes habitantes do planeta.

A raça humana está a contar os seus últimos dias… Logo de início, cria o teu próprio Outrider e opta pelas suas habilidades consoante a classe que selecionaste. Tens quatro classes únicas! Cada uma com sua própria árvore de habilidades para enfrentares adversários e definires o teu próprio estilo de jogo. As quatro classes incluem o Trickster, em que podes manipular o tempo, o Pyromancer, que envolve manipular o fogo, o Devastator, que desencadeia ataques sísmicos, e o Technomancer, que utiliza torres e outros dispositivos. Embarca numa jornada por este planeta obscuro, enquanto procuras a fonte de um sinal misterioso que poderá ser a última esperança para a humanidade.

Com uma narrativa complexa, inserida num mundo cheio de surpresas, começa nos bairros de lata da primeira cidade e atravessa florestas, montanhas e desertos. Junta um grande arsenal de armas a conjuntos de engrenagens, personalizando o teu Outrider com vários itens e equipamentos modificáveis. Joga sozinho ou reúne até dois amigos em modo co-op para enfrentarem os horrores deste planeta.

Conforme avanças, o nível de dificuldade do mundo irá aumentar, prepara-te para enfrentar tanto adversários humanos como criaturas monstruosas! Este grande título saiu no dia 1 de abril para a PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series X, PC e Google Stadia.

3 – NOVO POKÉMON SNAP

O Novo Pokémon Snap é um jogo de simulação em primeira pessoa, desenvolvido pela Bandai Namco Studios e publicado pela Nintendo juntamente com The Pokémon Company. Trata-se de um título Pokémon totalmente novo, inspirado no Pokémon Snap de 1999 para a Nintendo 64, contando como uma sequela para o mesmo.

Sê bem-vindo à região de Lental! Aventura-te por ilhas desconhecidas, fotografando Pokémon e construindo o teu próprio Photodex! Explora paisagens exuberantes para tirares fotos de Pokémon em seus habitats naturais. Procura e tira fotos com o NEO-ONE, um veículo que te permite deslocar para todo o lado em segurança. Cada Pokémon possui expressões ou reações inesperadas, tenta capturar comportamentos nunca antes vistos através de várias técnicas: podes tocar uma melodia, atirar um fluffruit para chamar a atenção do Pokémon ou uma orbe Illumina para fazeres os Pokémon brilharem.

Investiga e descobre o misterioso fenómeno Illumina! Os Pokémon e as plantas da região contam com propriedades específicas, algumas possuindo um brilho especial. Conhece o Professor Mirror e os seus assistentes, ajudando-os a desvendar a verdade por trás deste fenómeno ao explorares selvas densas, desertos vastos e praias exóticas. Utiliza o teu scanner para explorares o ambiente e encontrares mais de 200 Pokémon escondidos, tira várias fotos e guarda as tuas favoritas para construíres a tua Photodex.

Após tirares a foto, podes personalizá-la à tua maneira no modo Re-Snap para depois partilhá-la online! O Professor Mirror avaliará as tuas fotos, atribuindo-lhes uma pontuação de estrelas com base na pose do Pokémon, o seu tamanho, proximidade, se está voltado para a câmera ou a presença de outros Pokémon na imagem.

Embarca nesta aventura Pokémon fotográfica! O Novo Pokémon Snap foi lançado a 30 de Abril como um exclusivo Nintendo Switch.

4 – ODDWORLD: SOULSTORM

Oddworld: Soulstorm é um jogo de plataforma side-scrolling, desenvolvido e publicado pela Oddworld Inhabitants. Este título serve como uma sequela para a épica aventura de Abe, dando continuidade a Oddworld: New ‘N’ Tasty. Soulstorm conta a história sombria de uma sociedade que foi levada ao seu limite, devido a escravatura laboral. Esta terá de enfrentar uma força adversária que utilizará todos os seus recursos para impedir uma potencial resistência. Abe, é um herói hesitante que acidentalmente tornou-se o motor de uma revolta, agora ele tem que liderar os seus companheiros Mudokons na luta pela liberdade contra o Cartel Magog e o governo do planeta.

Quer o Abe esteja preparado ou não, todo o destino da espécie Mudokon depende das suas ações… ajuda-o a orientar mudanças sociais para evitar que toda a sua raça fique erradicada. Oddworld: Soulstorm representa um grande salto visual e cinematográfico com ambientes 2.9D de grande escala. O jogo também adiciona elementos RPG-lite para podermos jogar de forma agressiva ou passiva. As tuas ações estarão refletidas através do Quarma, um recurso que irá influenciar o destino final de Abe e dos seus aliados. Quanto mais seguidores salvares, mais forte a tua revolta se tornará, e quanto mais inimigos matares, mais o teu Quarma penderá para o lado negativo.

Vasculha adversários, armários e latas de lixo para adquirir recursos e depois trocá-los em máquinas de venda, de maneira a obter produtos que proporcionam mais agilidade. Utiliza itens eliminados e produtos dessas máquinas para criar ferramentas que servem como armas ou para enfrentar obstáculos. A jogabilidade incluí plataforma de ação intensa, misturada com stealth e puzzles, que se estende em vários ambientes mortais.

Experiencia este novo conflito de Abe e leva os seus seguidores à liberdade! Soulstorm saiu no dia 6 de abril para a PS4, PS5 e PC (via Epic Games Store).

5 – NIER REPLICANT: REMAKE

NieR Replicant: Remake é uma versão atualizada da prequela aclamada para NieR: Automata, anteriormente lançada apenas no Japão em abril de 2010. Desenvolvido pela Toylogic e publicado pela Square Enix, revive este RPG de ação e aventura que incluí atualizações modernas, visuais renovados e uma narrativa fascinante.

Lê mais:  Nintendo Switch | Promoções de ano novo já arrancaram!

Num futuro distante, a humanidade está à beira da extinção graças a uma doença conhecida por Black Scrawl e às feras perigosas que vagueiam pelo mundo. O protagonista vive numa aldeia remota e a sua expressão calma esconde uma realidade obscura. Um dia este realiza uma promessa à sua irmã mais nova, uma mentira de mil anos que viveria por toda a eternidade… No intento de salvar a sua irmã, Yonah, que ficou doente em estado terminal devido ao Black Scrawl. Este jovem aventura-se com Grimoire Weiss, um estranho livro falante, cujos “versos selados” poderão ajudar a salvar Yonah.

Explora um mapa vasto composto por duas regiões. Tens a Aldeia e as Planícies do Norte, a região mais pequena, onde o protagonista vive com a sua frágil irmã. A aldeia integra tudo o que precisamos no dia a dia, enquanto que as vastas planícies são o perfeito habitat para os animais selvagens. A outra região é a Fachada e o Templo Barren, uma cidade cheia de regras e pessoas mascaradas. Além dos lobos que vagueiam pelo deserto e das frequentes tempestades de areia, existe um templo no qual as pessoas estão proibidas de entrar.

Viaja ao lado de aliados improváveis por um mundo deixado em ruínas, ao som de uma banda sonora clássica e deslumbrante. Luta contra adversários difíceis num combate personalizável que mistura espadachim e magia poderosa. Personaliza essa magia, as habilidades e armas da tua personagem com o simples poder das palavras.

Experiencia a história de NieR Replicant, pela primeira vez, através da perspetiva do irmão e descobre a verdade por trás deste mundo sombrio!

NieR Replicant: Remake foi lançado a 23 de abril para a PS4, Xbox One e PC (via Steam).

6 – JUDGEMENT: REMASTERED

Judgment está de volta numa versão remaster para as consolas next-gen! Vindo dos mesmos criadores de Yakuza, agora podes experienciar esta aventura com visuais melhorados, carregamentos de jogo mais rápidos, 60 fps estáveis e todos os DLC’s.

Após enfrentar uma grande traição de um dos seus clientes, a reputação de Takayuki Yagami fica destruída ao ser visto como uma fraude que deixa assassinos escaparem. Agora ele está envolvido num estranho caso de assassinatos em série… este torna-se detetive particular e passa a controlar uma agência em Kamurocho, abrindo caminho através de uma rede criminal para investigar os homicídios macabros.

Para trazer esse assassino à luz do dia, Yagami deve encontrar a verdade que escapou das suas mãos há três anos atrás! Rastreia suspeitos, descobre pistas e traz novas provas ao tribunal! No entanto, toma cuidado, pois há personagens sombrias ao virar de cada esquina e a cidade está repleta de bandidos. Para além das habilidades de luta, também irás precisar de interrogar, descobrir pistas, perseguir suspeitos, vestir disfarces, abrir fechaduras e tirar fotos perfeitas para aumentares a chance de resolveres os mistérios e descobrires os seus verdadeiros culpados.

Tira proveito de dois estilos de batalha exclusivos para derrubares adversários num instante! Experimenta um combate profundo, em que podes derrubar grupos de vilões com golpes radicais ao estilo Crane e depois trocar para Tiger para subjugar adversários com uma série de ataques poderosos. Mistura e combina estilos de combate com uma ampla variedade de habilidades, armas e poderosas ações EX.

Preparado para limpar a cidade do crime? O remaster de Judgment saiu no dia 23 de abril para a PS5, Xbox Series X e Stadia.

7 – SAGA FRONTIER REMASTERED

SaGa Frontier está de volta nesta versão remasterizada do adorado clássico de 1998. Desenvolvido e publicado pela Square Enix, experiencia gráficos melhorados, novos eventos e recursos adicionais! Junta-te a esta aventura RPG única e escolhe o teu herói favorito dos oito que estão disponíveis, cada um possuindo o seu próprio enredo, objetivos e finais diferentes. As tuas escolhas irão afetar os eventos que se desenrolam e utilizar o sistema de cenários livre, que irá permitir manipulares e expandires a tua própria história.

Além disto, tens uma nova personagem jogável… o Fuse, que pode ser desbloqueado quando certas condições forem cumpridas, o seu cenário apresenta novas faixas de Kenji Ito e está repleto de conteúdos extra. Participa em batalhas desafiantes e utiliza o sistema Glimmer para realizar ataques planeados com os teus aliados e ganhar novas habilidades.

Várias cutscenes cortadas foram adicionadas ao cenário de Asellus. Deixa-te aprofundar nesta história como nunca antes e descobre um lado diferente das outras personagens principais! Os gráficos foram atualizados para alta resolução HD, a interface foi melhorada e novos recursos foram adicionados como o modo de velocidade dupla que serve para tornar a jogabilidade ainda mais fluída.

Revive esta grande aventura e descobre a tua jornada! SaGa Frontier Remastered foi lançado a 15 de abril para a PS4, Nintendo Switch, PC (via Steam), android e iOS.

8 – MASKMAKER

Maskmaker é um jogo de realidade virtual que consiste em aventura e puzzles, desenvolvido pela InnerspaceVR e publicado pela MWM Interactive. Entra neste universo misterioso completamente construído do zero, em que jogas como um aprendiz de “Maskmaker”. Aprende a magia de criar máscaras para te dares a conhecer aos seres enigmáticos do jogo. Elabora diversas máscaras e resolve quebra-cabeças desafiantes, seguindo o teu caminho pelo “reino da máscara”, o teu objetivo é procurar Prospero, o suposto rei deste mundo, e desvendar o segredo da sua identidade.

Desfruta desta aventura que faz um uso completo da realidade virtual para mostrar as suas mecânicas de jogabilidade, acompanha esta história cheia de mistério que promete surpreender repetidamente. Tens oito biomas deslumbrantes para explorar! Observa os costumes únicos de cada cultura que visitas, cria as suas máscaras e desbloqueia acesso a novos biomas ao utilizares essas mesmas máscaras. Aprende a habilidade de criar muitas máscaras mágicas, utilizando diferentes recursos raros que coletas, sejam estes tintas e formas para criares máscaras cada vez mais sofisticadas.

Coloca a máscara, misturando-te com a cultura de cada bioma e habitando os seus espíritos que são personagens coloridos, cada um com o seu próprio papel a desempenhar. Assumindo o papel de aprendiz, aprende a fazer a tua primeira máscara com a ajuda de Prospero, mas quem será o verdadeiro homem que se esconde por trás desta máscara?

Fica a descobrir mais sobre esta narrativa que mistura poderes e feitiços com reviravoltas inesperadas… Este título VR saiu no dia 20 de abril para Steam, PSVR, Oculus Rift e Viveport.

9 – MLB THE SHOW 21

MLB The Show 21 é o próximo jogo de basebol, desenvolvido pela San Diego Studio e publicado pela Sony Interactive Entertainment juntamente com a MLB Advanced Media. Joga com as tuas lendas favoritas da MLB como Jackie Robinson, Willie Mays, Mickey Mantle, Cy Young e muitas mais! Pela primeira vez, podes levar o teu jogador de basebol a outros modos de jogo para se tornar uma estrela por duas vias! Estes modos receberam melhorias e atualizações que permitem tomarmos melhores decisões sobre o futuro do nosso clube.

Diamond Dynasty dispõe agora de uma experiência mais simplificada para fornecer objetivos mais claros, caminhos mais rápidos para recompensas e uma nova classe de Lendas para construíres a tua equipa de sonhos. A jogabilidade surge mais personalizada com estilos de jogo, novos tutoriais e níveis de habilidade. Tens o casual que é uma experiência mais fácil e divertida de aprender; a de simulação, uma experiência que é fiel às avaliações do jogador e da equipa; e o competitivo, em que as habilidades do stick do usuário ficam supremas.

Melhora as tuas estatísticas a cada jogada e liberta a tua criatividade para construir um estádio verdadeiramente épico. Com o criador de estádios, podes alterar as dimensões de um estádio, a altura das suas paredes e selecionar mais 1000 elementos de cenário detalhados. Este recurso também permite compartilhar e transferir outros estádios que os jogadores criaram online.

Lê mais:  Animal Crossing: New Horizons | Prepara-te para a actualização de Halloween!

Utiliza o teu estádio de sonho nos modos Diamond Dynasty e Franchise! MLB The Show 21 foi lançado a 20 de abril para a PS4, PS5, Xbox One e Xbox Series X.

10- SMELTER

Smelter é um jogo de ação que combina estratégia com plataforma 2D, inspirado nos clássicos da era dos 16 bits. Desenvolvido pela X PLUS Company Limited, e publicado pela DANGEN Entertainment, a Gamera Game e a Intragames. Joga com Eva, acabada de sair do jardim do Éden e equipada com uma armadura viva, leva-a a explorar novas terras perigosas e a lutar contra os seus habitantes bizarros, enquanto tenta encontrar Adão.

Após a destruição do Jardim, Eva encontra-se num mundo desconhecido com o seu amado desaparecido. Enquanto procura por Adão, esta depara-se com Smelter, uma criatura super confiante que possui a habilidade de se transformar e fundir com outros, atribuindo-lhes assim poderes extraordinários. Oferecendo a sua preciosa ajuda, Smelter transforma-se e funde-se com Eva. Ambos partem em direção às terras traiçoeiras de Rumbly, onde começam a expandir o território de Smelter, o que lhes permite chegar ainda mais longe em diversos domínios para descobrir o que aconteceu com Adão.

Desbloqueia, melhora e utiliza habilidades elementais contra adversários cruéis, ambientes perigosos e bosses desafiantes. Domina três conjuntos de habilidades, completos com mais de 40 atualizações que permitem uma alargada variedade de combate, movimento e táticas de defesa. Ativa a aptidão “Smelt” que pode ser utilizada tanto em combate, como em objetos para navegar terrenos difíceis.

Expande o teu império em numerosas regiões, utilizando vários tipos de construção, atualizações e unidades. Descobre uma infinidade de segredos, incluindo poderosos melhoramentos e níveis de prova altamente desafiantes. Aprecia a arte pixelizada de alta qualidade desenhada à mão e uma banda sonora incrível!

Este título indie saiu no dia 22 de abril para a PS4, Xbox One, Nintendo Switch e PC.

Menções Honrosas:

MotoGP 21

MotoGP 21 é o próximo simulador de corrida de motas, desenvolvido e publicado pela Milestone S.r.l. Assume o teu lugar na grelha de partida e prepara-te para o MotoGP mais realista e envolvente de sempre. Vive esta experiência com a nova Temporada Oficial de 2021, administrando as tuas corridas com a nova edição da Carreira Gerencial.

Assume o controlo total da tua mota, acompanhando o nível de combustível, a temperatura dos travões e o desgaste dos pneus. Experimenta o novo sistema de recuperação de mota, em que se tu caíres, terás que te levantar e voltar a montar rapidamente na tua mota. O modo como andas de mota irá afetar o desgaste dos pneus que, por sua vez, irá dificultar o manuseamento da condução. Realiza escolhas cruciais com base no teu estilo de pilotagem e nas condições da corrida. Personaliza também o teu capacete, uniforme, os adesivos, o número de corrida e a pintura com 5 editores gráficos! Após terminares, podes partilhar os teus designs online e experimentar as criações de outros jogadores.

Experiencia esta nova temporada ao máximo com as classes MotoGP, Moto2 e Moto3. Para além disto, MotoGP 21 conta com mais de 120 pilotos oficiais, mais de 20 pistas e novos recursos aprimorados para um nível de realismo mais extensivo. Como os pilotos reais, terás que jogar pelas regras do campeonato oficial ou enfrentarás consequências, incluindo, pela primeira vez, a Pena de Volta Longa. Controla a tua carreira gerencial, ao entrares para uma equipa oficial ou criar uma completamente nova. Seleciona o teu staff, uma equipa de profissionais que irá orientar-te ao longo da temporada e da tua carreira.

MotoGP 21 também permite desafiares amigos no online ou criares os teus próprios eventos no modo diretor de corridas. Revive a história do MotoGP com mais de 40 pilotos históricos e as suas motas icónicas! Este título desportivo saiu no dia 22 de abril para a PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series X, Nintendo Switch e PC.

Before Your Eyes

Before Your Eyes é uma aventura de narrativa indie com perspetiva em primeira pessoa, desenvolvido pela GoodbyeWorld Games e publicado pela Skybound Games. O jogo conta a jornada de uma alma perdida que segue para o além, utilizando uma nova forma nova de interação que é o teu piscar de olhos! Embarca nesta história emocional, onde controlas a história e afetas os seus resultados.

Com o teu piscar de olhos, vais mergulhar num mundo encantador, repleto de memórias, enquanto toda a tua vida passa diante os teus olhos. A história começa após a morte, a tua personagem vai a bordo de um barco, acompanhado por um tripulante mítico cuja tarefa é guiar as almas para o além. Para ajudar-te a morrer, ele deve primeiro aprender a história da tua vida para depois mandar-te de volta a reviver os momentos que mais te marcaram.

Before Your Eyes utiliza a tua câmera para detetar o piscar de olhos e moldar toda esta experiência, em que sempre que dás uma piscadela passas para a memória seguinte. Aprende a controlar o fluxo da narrativa com os teus olhos reais, piscando através das memórias preciosas da família, do primeiro amor e até da evolução de uma carreira artística. No entanto, o tripulante vai suspeitar que não estás a revelar tudo o que ele necessita, por isso ele irá forçar-te a ir mais a fundo na lado sombrio das tuas memórias para posteriormente revelar uma verdade que é de quebrar o coração.

Entra nesta jornada emocionante que aborda temas sensíveis como as expectativas impossíveis que colocamos em nós e os arrependimentos que carregamos durante a nossa vida. Before Your Eyes foi lançado a 8 de Abril para PC.

Wraith: The Oblivion – Afterlife

Wraith: The Oblivion – Afterlife é um jogo de terror de realidade virtual, desenvolvido e publicado pela Fast Travel Games. O jogo decorre no “Mundo da Escuridão”, um universo compartilhado que contém Vampire: The Masquerade, Werewolf: The Apocalypse, e muitos mais. Joga como Ed Miller, um fotógrafo que morreu durante uma sessão misteriosa e se tornou um Wraith, um espírito inquietante que tem assuntos para tratar na terra dos vivos. Desesperado para perceber a razão da sua morte, utiliza habilidades sobrenaturais para explorares a Mansão Barclay e resolveres o mistério. No entanto, toma cuidado com os espectros sinistros que vagueiam pelos corredores e estão à espreita nas sombras…

A Mansão Barclay é uma grandiosa residência decadente que contêm pesquisas ocultas e monstros aterrorizantes. Evita estes espíritos vingativos, utilizando itens de relíquia e as habilidades de Wraith para explorares e procurares por pistas. Como um Wraith tens a possibilidade de mover-te pelas paredes, acompanha o movimento de outros espíritos e manipula objetos à distância para descobrir a história arrepiante por trás da mansão e a verdade sobre a tua morte.

Espíritos perigosos, cheios de ira, escondem o seu próprio passado que está conectado a um mistério maior. Com poucas maneiras de te defender, deves evitar e iludir essas almas perdidas que só pretendem arrastar-te para o “Esquecimento”, o fim de tudo. Porque será que os mortos têm medo desta mansão?

Este jogo VR saiu no dia 22 de abril para PC (Oculus Quest & Rift), a 25 de maio também chegará à Steam VR e algures em 2021 irá estrear para PlayStation VR.


Terminamos assim o nosso Top 10! Quais foram os títulos de abril que conquistaram o teu coração? Já tiveste a oportunidade de jogar algum? Menciona qual nos comentários!

Vemo-nos em breve na próxima edição dos Jogos do Mês!