Jogos do Mês | Edição de Agosto 2021

OPotatos, sejam bem-vindas a mais uma edição dos Jogos do Mês! Agosto não foi apenas o mês mais quentinho do ano, como também em grandes novidades… Em destaque temos o regresso de No More Heroes 3 e de Psychonauts 2. Sempre quiseste experimentar um GTA da era medieval? Então Rustler é perfeito para ti! Além disto, Portugal também festejou o tão antecipado lançamento de 12 Minutes, um thriller focado em time loop que foi desenvolvido por um único português, Luís António.

Despertei a tua curiosidade? Então ficar a par da listagem!

1 – NARAKA: BLADEPOINT

NARAKA: BLADEPOINT é um battle royale de artes marciais para 60 jogadores que oferece uma mobilidade incrível com parkour e ganchos de luta, um vasto arsenal de armas corpo-a-corpo e de longo alcance, e uma seleção de personagens com habilidades poderosas. Desenvolvido pela 24 Entertainment e publicado pela NetEase Games Montréal, heróis de todo o mundo se reúnem na Ilha de Morus e só um poderá sobreviver!

O combate multijogador consiste num projeto de mapa vertical, capacidades e técnicas de personagem diversas, e um sistema de ressurreição totalmente novo. Ao todo, tens três formas de abordagem em combate!

NARAKA: BLADEPOINT foi lançado a 12 de Agosto para PC e chegará brevemente para consolas.

2 – NO MORE HEROES 3

Em No More Heroes 3 jogas novamente com o lendário assassino Travis Touchdown, luta até ao topo da tabela de super-heróis galácticos e, já agora, salva o mundo dos extraterrestres enquanto estás nisso! Desenvolvido e publicado pela Grasshopper Manufacture, após um longo período de pausa, Travis regressa à cidade de Santa Destroy… no decorrer de uma invasão alienígena. O responsável é o mestre do crime, o “Príncipe FU”!

O malvado FU organizou uma tabela constituída pelos assassinos mais mortíferos da galáxia para finalmente conquistar a Terra. Para subires nesta tabela de classificações, terás de derrotar estes assassinos nas Ranked Matches, utiliza a tua Beam Katana para arrasares com os teus alvos, desencadeando uma cadeia de ataques e prendendo os teus adversários com movimentos de luta livre.

Este jogo saiu no dia 27 de Agosto em exclusivo para a Nintendo Switch.

3 – ALIENS: FIRETEAM ELITE

Aliens: Fireteam Elite é um jogo de tiros e sobrevivência co-op que lança o teu esquadrão numa luta para conter a ameaça em evolução dos Xenomorph. Desenvolvido e publicado pela Cold Iron Studios, juntamente com a Focus Home Interactive, enfrenta ondas de Xenomorph aterrorizantes e inimigos sintéticos da Weyland-Yutani, ao lado de dois amigos ou companheiros controlados por AI.

Experiencia os eventos épicos que ocorrem 23 anos após a trilogia Alien original, assume o papel de um fuzileiro naval colonial colocado a bordo do UAS Endeavour, uma nave espacial encarregue de responder a um alerta de socorro das colónias externas.

A história dos filmes é expandida com novas histórias de 4 campanhas únicas que vais querer jogar vezes sem conta. Cria e personaliza o teu próprio fuzileiro, escolhendo entre cinco classes únicas – Atirador, Demolidor, Técnico, Médico e Batedor, cada uma com as suas próprias habilidades e vantagens.

Aliens: Fireteam Elite foi lançado a 24 de Agosto para PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series X e PC (via Steam).

4 – HUMANKIND

HUMANKIND é um jogo de estratégia histórico baseado em turnos, onde reescreverás toda a narrativa da humanidade numa convergência de cultura, história e valores. Desenvolvido pela AMPLITUDE Studios e publicado pela SEGA, cria a tua própria civilização, combinando 60 culturas históricas, enquanto conduzes o teu povo da Idade Antiga aos tempos modernos.

Todas as culturas adicionarão a sua própria camada de jogo, levando a resultados quase sem fim. Cada grande feito que realizares, cada escolha moral que fizeres, cada batalha vencida construirá a tua fama e deixará um impacto duradouro no mundo… no final, quem tiver mais fama vencerá!

Revive eventos históricos, tomando decisões impactantes e fazendo descobertas científicas. As batalhas desenrolam-se como um mini-jogo de tabuleiro no topo de um mapa mundial, empilha os teus exércitos e comanda as tuas unidades emblemáticas fornecidas com habilidades especiais.

Assume o papel de líder com um avatar personalizado! Até onde levarás a humanidade? Este título saiu no dia 17 de Agosto para PC, macOS e Goggle Stadia.

5 – PSYCHONAUTS 2

O Psychonauts 2 é a sequela que muitos fãs devotos já esperavam há anos! Trata-se de um jogo de aventura e plataforma que mistura missões divertidas e conspirações misteriosas em um só. Desenvolvido pela Double Fine Productions e publicado pela Xbox Game Studios, tu és Razputin Aquato, um psiconauta recém-formado que possui poderosas habilidades psíquicas.

Contudo, a organização dos Psychonauts está com problemas… o seu líder nunca mais voltou a ser o mesmo desde que foi resgatado e, para piorar o esquema, existe uma toupeira escondida no quartel-general. Utiliza os poderes de Raz para impedir a toupeira de executar o seu plano secreto que envolve ressuscitar o vilão Maligula!

Explora cenários bizarros com a capacidade que Raz tem de mergulhar nas mentes de outras pessoas e enfrentar os seus demónios interiores, desbloqueia memórias esquecidas e resolve os problemas emocionais de várias personagens.

Utiliza poderes psíquicos personalizáveis para fazer explodir, queimar, levitar objetos e até desacelerar o tempo, de forma a resolveres puzzles e enfrentares inimigos.

Psychonauts 2 foi lançado a 25 de Agosto para a PS4, Xbox One, Xbox Series X, PC, Linux e macOS.

6 – 12 MINUTES

12 Minutes é um thriller interativo de aventura, de perspectiva de topo e género point-and-click, sobre um homem que está preso num ciclo temporal. Desenvolvido pelo Luís António e publicado pela Annapurna Interactive, assume o papel de um marido que estaria prestes a passar uma noite super romântica com a sua esposa.

Lê mais:  Pikmin 3 Deluxe | Análise

Porém, esta noite transforma-se num autêntico pesadelo quando um detetive da polícia arromba a tua casa, acusa a tua esposa de homicídio e te espanca brutalmente. Mas o mistério ainda não acabou… quando regressas ao preciso momento em que abriste a porta, descobres que estás preso num loop temporal de 12 minutos, condenado a reviver o mesmo pesadelo vezes sem conta, a não ser que consigas encontrar uma maneira de saber o futuro para alterar o resultado daquilo que está para vir e quebrar o ciclo.

Caso não consigas, os respetivos acontecimentos reiniciam e tens que tentar uma nova abordagem. A ação decorre neste apartamento claustrofóbico, onde todas as tuas decisões vão ser executadas em tempo real e apenas a tua personagem terá conhecimento deste loop.

Este título saiu no dia 19 de Agosto para Xbox One, Xbox Series X e PC (via Steam).

7 – GREAK: MEMORIES OF AZUR

Greak: Memories of Azur é um jogo de vista lateral 2D com animações desenhadas à mão, desenvolvido pela Navegante Entertainment e publicado pela Team17. Assume o papel de três irmãos: Greak, Adara e Raydel para guiá-los pelas terras mágicas de Azur. Alterna entre as três personagens e utiliza as suas capacidades únicas para escapar à invasão Urlag, os níveis são projetados de forma a que cada personagem possa contribuir com as suas habilidades. Greak é o protagonista e o mais novo dos três irmãos, ele pertence a uma raça mágica, os Courines, que atualmente está sob ataque de uma fação inimiga chamada Urlag.

Esta batalha já decorre há imenso tempo e os Courines estão a começar a fugir das suas próprias terras. O objetivo de Greak é reunir-se com o seu irmão e irmã para que juntos construam uma aeronave e escapem de Azur. Desfruta de uma história cativante sobre família em tempos conturbados, enquanto descobres cenários coloridos. Resolve quebra-cabeças para encontrares as peças perdidas de uma aeronave, por meio de um mundo interconectado.

Luta contra vários inimigos para resgatares os Courines! Greak: Memories of Azur foi lançado a 17 de Agosto para a PS5, Xbox Series X, Nintendo Switch e PC (via Steam).

8 – RUSTLER

Em Rustler tu és um bandido medieval num jogo de ação e mundo aberto, desenvolvido pela Jutsu Games e publicado pela Games Operators juntamente com a Modus Games.

Rustler presta homenagem aos clássicos de GTA, mas misturando um cenário medieval um pouco descontextualizado. O Grande Torneio está a oferecer a mão da princesa em casamento e o protagonista Guy está determinado a ganhar o prémio!

Completa missões loucas ou simplesmente passa o teu tempo provocando o caos, rindo às custas dos outros! Escolhe caminhar ou andar num cavalo roubado e sê rebocado por estacionares numa “zona sem cavalos”. Causa estragos em combate top-down, utilizando espadas, lanças, bestas e até cocó malcheiroso.

Enquanto um pobre camponês, necessitas de dar alas à criatividade para ganhar o Grande Torneio! Contrata trovadores para ajudarem-te musicalmente na batalha, estes nunca irão sair do teu lado e vão alterando a dinâmica da música, dependendo do que acontecer na tela.

Depois de ter estado em early access, este jogo saiu no dia 31 de Agosto para a PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series X, Nintendo Switch e PC (via Steam).

9 – KING’S BOUNTY 2

King’s Bounty 2 é a sequela direta para a lendária série de King’s Bounty, um dos jogos mais icónicos do género RPG por turnos. Desenvolvido pela 1C Entertainment e publicado pela Prime Matter, luta pelo teu próprio futuro, superando adversários em combate, tomando decisões complicadas e experienciando a intensidade desta saga de uma maneira nova.

A escuridão desce sobre o mundo de Nostria. Conspirações, sabotagem e magia negra estão a propagar-se pelo país. É preciso um salvador para lutar e restaurar a paz no reino! Uma história épica e fações expandem este legado para criar Antara, um mundo de fantasia aberto e submerso em caos político.

Joga como um dos três heróis, recrutando, desenvolvendo e comandando o teu exército numa aventura não linear sobre traição, sacrifício e sobrevivência. Cada esquadrão de exércitos tem o seu próprio conjunto de habilidades e visual, constrói exércitos de diferentes criaturas para ajudarem-te em batalha.

King’s Bounty 2 foi lançado a 24 de Agosto para PS4, Xbox One, Nintendo Switch e PC.

10 – FORECLOSED

FORECLOSED é uma narrativa de acção-aventura ambientada num mundo cyberpunk repleto de ação, suspense e aparelhos experimentais. Desenvolvido pela Antab Studio e publicado pela Merge Games, acompanha Evan Kapnos, enquanto ele desvenda a conspiração por trás da sua exclusão de identidade. Quem é o responsável e qual o seu motivo?

Evan Kapnos viu recentemente a sua identidade roubada, devido a isso ele ficou sem o seu trabalho, e perdeu acesso aos seus implantes cerebrais e à base de dados de segurança da cidade, agora ele deve escapar antes que a sua identidade e implantes sejam leiloados.

Experiencia esta narrativa envolvente que mistura uma estética visual de banda desenhada com cinemática interativa. Desbloqueia novas habilidades com um sistema de atributos semelhante aos dos RPG’s. Aprende a controlar essas habilidades consoante o meio que te rodeia, por exemplo, podes utilizar a telecinesia para lançar inimigos e objetos pelo ar.

Este jogo saiu no dia 12 de Agosto para a PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series X, Nintendo Switch e PC.

Menções Honrosas:

MADDEN NFL 22

Madden NFL 22 está de volta, trazendo novidades no modo Franchise que incluem uma gestão de equipa mais detalhada, mecanismo de cenários melhorado, sistema de progressão numa árvore de habilidades e estratégia semanal abragente. Desenvolvido pela Tiburon e publicado pela Electronic Arts, cria o teu avatar e joga a temporada de estreia como QB, WR, RB ou LB.

Lê mais:  Jogos PT | Inspector Zé e Robot Palhaço em: Crime no Hotel Lisboa chega à Nintendo Switch!

Um novo sistema de classes e físicos permitem que personalizes classificações, habilidades, atributos e tipo de corpo. Partilha o teu progresso e classe de jogador entre Face of The Franchise e The Yard com progressão unificada. Pela primeira vez, no Ultimate Team, podes ajustar o Superstar X-Factors durante o intervalo.

Ganha o Super Bowl e constrói uma NFL Dynasty como jogador, treinador ou proprietário. Contrata e gere funcionários, atualizando as árvores de habilidades da tua equipa e regulando os representantes de treino. O Dynamic Gameday em Madden NFL 22 tem impacto em cada um dos modos de jogo. A experiência Madden irá evoluir ao longo da temporada com base na jogabilidade e nas estatísticas da próxima geração, registadas a partir de jogos reais da NFL.

O Next Gen Stats Star-Driven AI dá ao Madden NFL 22 a jogabilidade mais inteligente de sempre, utilizando dados reais para oferecer uma experiência mais fidedigna e uma dinâmica de jogo mais inteligente, que simula as diversas tendências dos jogadores e equipas.

Madden NFL 22 foi lançado a 20 de Agosto para a PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series X, PC e Google Stadia.

RIMS RACING

RiMS Racing é uma experiência nova para simulação de motociclismo que combina um desafio de pilotagem realista com engenharia e mecânica! Desenvolvido pela Raceward Studio e publicado pela Nacon, pilota as motas mais potentes do mundo, e optimiza o seu desempenho trocando peças e analisando dados em tempo real.

Pilota as 8 motas europeias e japonesas mais potentes do mundo, recriadas com grande detalhe graças à colaboração com cada fabricante. Desmonta as peças da tua mota para fazer manutenção após as corridas ou atualizar a sua potência. Descobre um catálogo com mais de 500 peças de reposição e 200 itens de equipamentos para personalizar o teu piloto!

O Motorbike Status Check (MSC) vai ajudar-te a analisar o comportamento da mota e a entender como otimizar o seu desempenho, assim sendo a configuração da tua mota pode ser adaptada ao seu estilo de pilotagem. As físicas realistas das motas irão ser exigentes com as tuas capacidades, mas devido às várias tecnologias de assistência de condução, jogadores amadores podem aprender as técnicas para chegarem ao topo.

Dá a volta ao mundo e desfruta de corridas emocionantes em 10 circuitos oficiais, recriados com alta fidelidade. No modo carreira, cria o teu piloto e gere o calendário de corridas, escolhendo quais as áreas de P&D queres investir e atualizando as habilidades de equipa.

Este jogo de corrida saiu no dia 19 de Agosto para PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series X e PC.

NIGHTSLINK

NIGHTSLINK é um jogo de terror indie, atmosférico retro-3D, desenvolvido e publicado pela Noiseminded. Com gráficos nostálgicos e uma estética cinematográfica, a história centra-se num entregador solitário encarregado de gravar, transportar e entregar fitas de cassete em blocos de apartamentos, habitados por indivíduos solitários e estranhos.

Explora este mundo pós-apocalíptico e descobre a razão por de trás do silêncio. Do que será que as pessoas têm medo? Porque se escondem por de atrás de portas trancadas?

Navega por uma narrativa elaborada, pontuada por interações secretas e ocorrências bizarras. A história é revelada através de diálogos que fornecem conhecimentos importantes sobre a realidade habitada pelas personagens. Conforme o tempo passa, os teus pensamentos vão se tornando mais incoerentes, desanimados ou até mesmo hostis.

Entretanto, vai descobrindo ambientes abandonados e surreais, inspirados nos jogos de terror antigos, deixando-te levar por atmosferas surreais ao som de uma banda sonora obscura e intrigante. Mergulha neste mundo misterioso que esconde contos de desespero e isolamento.

NIGHTSLINK foi lançado a 24 de Agosto para PC (via Steam).

MONSTER HARVEST

Monster Harvest é uma aventura RPG pixelizada que mistura agricultura com criaturas mágicas, desenvolvido pela Maple Powered Games e publicado pela Merge Games. Prepara-te para começares uma nova vida em Planimal Point, desenvolve a tua quinta, constrói e personaliza a tua casa, cria colheitas mutantes e explora este mundo colorido!

Durante a tua estadia, vais descobrir Slimes estranhos que podem causar mutações inimagináveis às tuas colheitas, dependendo da estação, do Slime ou da colheita que modificaste, poderás criar até 72 mutações diferentes!

Os Planimals são colheitas mutantes leais que ficam sempre do teu lado, são aliados de luta fundamentais nas tuas aventuras em Planimal Point, onde vais participar em batalhas por turnos, explorar masmorras e tentar derrubar a maléfica SlimeCo.

Planimal Point tem três estações únicas que afetarão a maneira como jogas. Com climas bizarros e estações que influenciam o que podes cultivar… também precisas de ter cuidado com as mutações estranhas que ocorrem durante a estação escura.

Cria e coloca dezenas de objetos, levando a tua quinta para o próximo patamar com peças artesanais. Transforma as tuas colheitas em produtos de venda para o mercado e desenvolve relacionamentos com as pessoas da região.

Este título saiu no dia 31 de Agosto para PS4, Xbox One, PC e Nintendo Switch.

Terminamos assim a nossa lista referente ao mês de agosto! Qual foi o teu título favorito? Também acabaste por ficar mega fã dos 12 Minutes como o Hideo Kojima?

Partilha tudo nos comentários! Até uma próxima potatoes

Desde infância que sempre tive uma grande paixão por todo o tipo de videojogos, não consigo passar sem as minhas playstations e adoro explorar todas as aventuras que estas me oferecem. Para além disto, adoro escrever sobre o meu hobby e de partilhá-lo com muitas outras pessoas. Espero que gostem do meu contéudo!