A comparar com outros meses, Dezembro foi mais calmo em relação a grandes lançamentos, provavelmente por já estarmos em cima do Natal e de outros eventos festivos. No entanto, houve muitos lançamentos capazes de captar a atenção de qualquer jogador, seja com temáticas robóticas; mundos obscuros e fofinhos, ou até aranhas gigantes! Vamos passar ao nosso Top 10 de Dezembro!

1 – DARKSIDERS GENESIS

Visto como uma prequela spin-off para a franquia Darksiders, trata-se de um jogo RPG com elementos hack-and-slash, desenvolvido pela Airship Syndicate e publicado pela THQ Nordic. Darksiders Genesis apresenta o quarto Cavaleiro do Apocalipse, o protagonista Strife. Para além disto, também podes jogar com o seu irmão, War, o cavaleiro do primeiro Darksiders.

Lucifer, rei dos demónios, pretende destabilizar o equilíbrio do Conselho das Chamas, ao atribuir poderes a demónios mestres por todo o Inferno. War e Strife recebem assim a missão de descobrir o que está por atrás desta conspiração, e colocar um fim a estas ameaças. O jogo possuí o modo singleplayer, onde alternas entre as duas personagens e um modo co-op, em que War e Strife podem ser assumidos por cada jogador. Ao combateres um certo número de adversários, as personagens ganham habilidades especiais para melhorar ataques.

Pela primeira vez na franquia, joga numa perspectiva top-down enquanto resolves puzzles e enfrentas lutas boss frenéticas!

O jogo foi lançado para PC e Google Stadia no dia 5 de Dezembro. No entanto, já está previsto para PS4, Xbox One e Nintendo Switch em Fevereiro de 2020.

2 – BONEWORKS

Um jogo de realidade virtual em primeira pessoa que testa os limites físicos ao máximo, como nada antes criado! Desenvolvido e publicado pela Stress Level Zero. Descobre a narrativa misteriosa que envolve uma empresa de Inteligência Artificial, a Monogon Industries.

Explora os cantos secretos da empresa, ao mesmo tempo que combates soldados holográficos e máquinas astuciosas. Utiliza um grande arsenal de armas ou objetos com alto nível de interactividade, tanto em lutas como para ultrapassar obstáculos presentes no cenário. Cada nível do jogo pode ser completado de várias maneiras distintas, através de físicas realistas e gráficos incrivelmente detalhados.

Boneworks foi lançado no dia 10 de Dezembro para PC na Steam.

3 – PHOENIX POINT

Desenvolvido como uma sequela espiritual para a franquia X-COM, Phoenix Point é um jogo de estratégia com combate táctico por turnos, desenvolvido e publicado pela Snapshot Games. Em 2047, a terra está a ser invadida por uma praga alienígena. O Pandoravirus está a transformar pessoas em mutantes e a colocar a humanidade às bermas de extinção.

Assume o comando de uma base individual, a Phoenix Point, e enfrenta uma conjuntura de desafios que vão testar as tuas habilidades tácticas ao limite. Os extraterrestres conseguem evoluir e adaptar-se rapidamente às estratégias que utilizas.

Entretanto, também existem várias facções distintas que vão competir contigo para obter os recursos limitados presentes no mundo. Phoenix Point pode ser jogado de múltiplas maneiras, sendo que cada estratégia tomada vai alterando o rumo da história. Salva o mundo desta ameaça alienígena e resolve os desafios eficientemente para obteres o melhor final do jogo!

Este título saiu no dia 3 de Dezembro para PC e MacOS. O lançamento para PS4 e Xbox One está previsto para 2020.

4 – LIFE IS STRANGE 2: EPISÓDIO 5 – “WOLVES”

O último episódio da segunda temporada de Life Is Strange já estreou! Desenvolvido pela Dontnod Entertainment e publicado pela Square Enix, estamos perante o episódio que dá finalidade à jornada interactiva de Sean Diaz com o seu irmão mais novo, Daniel.

Sean e Daniel nunca estiveram tão perto da fronteira como agora, somente alguns obstáculos se impõem no caminho de ambos. Cercados entre o limiar da liberdade e da responsabilidade, será que os irmãos vão conseguir manterem-se unidos e sobreviverem até ao fim? O destino irá variar consoante as tuas decisões ao longo da história.

O quinto episódio de Life Is Strange 2 saiu no dia 3 de Dezembro para PS4, Xbox One, PC, MacOS e Linux. Com todos os episódios lançados, a cópia física do jogo já se encontra disponível para venda.

5 – MECHWARRIOR 5: MERCENARIES

Trata-se de um jogo BattleTech Mecha que serve como quinto seguimento para a franquia MechWarrior. Desenvolvido e publicado pela Piranha Games. Mercenaries situa-se no ano 3015, durante a década final da Terceira Guerra da Sucessão. A campanha em si estende-se até 3049, antes da Invasão de Clãs.

Após muito tempo em conflitos, a humanidade conseguiu colonizar inúmeros sistemas no espaço. Os campos de batalha são dominados por MechWarriors, pilotos de elite que controlam grandes máquinas. Entra no papel de um mercenário MechWarrior amador que é herdeiro de uma companhia de Mercenários outrora gloriosa. Vinga-te contra facções conspiradoras e explora intrigantes direcções interstelares em rumo à glória. Aglomera cidades, derrota inimigos e controla máquinas colossais. Tudo isto, enquanto reconstróis das cinzas a tua unidade de mercenários e te tornas o seu comandante. Também podes experienciar este universo de MechWarrior com os teus amigos num modo co-op que vai até aos 4 jogadores!

O jogo foi lançado no dia 10 de Dezembro para PC, exclusivo da Epic Games Store.

6 – TERMINATOR: RESISTANCE

Apesar de ter sido lançado em Novembro para PC, Terminator: Resistance passou um pouco despercebido aos olhos do público. Mas em Dezembro voltou para brilhar! Desenvolvido pela Teyon e publicado pela Reef Entertainment. É um jogo em primeira pessoa baseado no universo Terminator que decorre na Guerra Futura, retratada nos filmes “The Terminator” e “Terminator 2: Judgment Day”.

A história situa-se numa Los Angeles pós-apocalíptica, passados 31 anos após o Dia do Julgamento. Jacob Rivers é um soldado e o único sobrevivente da unidade Resistance, liderada por John Connor. Apesar de Rivers não dar muito nas vistas, o protagonista acaba por descobrir que é o próximo alvo a ser terminado pelas máquinas da Skynet. Esta rede militar está prestes a perder a guerra contra a humanidade, mas quanto estará Jacob disposto a sacrificar?

Experiencia a história que conduz à derradeira batalha final entre máquinas e humanos! Quem sairá vencedor? Enfrenta inimigos novos e outros icónicos; utiliza uma grande variedade de armas; aumenta as tuas habilidades e toma as decisões acertadas para obteres o melhor dos finais.

O jogo ficou disponível no dia 10 de Dezembro para PS4 e Xbox One.

7 – ARISE: A SIMPLE STORY

Procuras um jogo relaxante que te permita encarar a vida numa perspectiva mais leve? Então Arise é para ti! Desenvolvido pelo Piccolo Studio e publicado pela Techland. Junta-te nesta aventura única, percorrendo paisagens de memórias que variam entre amor e perda.

Arise conta a história simples e emotiva de duas personagens que atravessam um mundo onde as memórias ganham vida, podendo ser moldadas consoante as tuas acções. Ao possuíres a habilidade de controlar o fluxo temporal, podes mudar segundos e até estações do ano. Recua no tempo, avança à frente, ou pausa momentos para reviver memórias e ultrapassar as adversidades que possam surgir no teu caminho.

Desfruta dos belos cenários artísticos de Arise e deixa-te levar pela sua banda sonora sentimental para aliviar qualquer tipo de stress acumulado no dia a dia. Com o modo co-op, junta uma pessoa extra ao jogo para tornar o rumo da narrativa ainda mais fascinante.

Arise: A Simple Story foi lançado no dia 3 de Dezembro para PS4, Xbox One e PC (exclusivo Epic Games Store).

8 – WATTAM

É um jogo de acção muito único, desenvolvido pela Funomena e publicado pela Annapurna Interactive. Wattam foi desenhado por Keita Takahashi, o mesmo criador da franquia de Katamari Damacy e do jogo Noby Noby Boy.

Mayor sente-se sozinho num lugar escuro e sem memórias, no entanto um encontro repentino ajuda-o a relembrar a alegria que é agarrar um amigo pela mão e ir em direção ao inesperado. O protagonista aperceber-se que os seus amigos sempre estiveram perto dele e agora chegou a altura de fazer mais! O teu objetivo é explorares este mundo e tornares-te amigo de todos os seus habitantes imprevisíveis. Resolve puzzles, participa em minijogos e descobre os segredos desta aventura cheia de diversão. Tudo é possível sob a essência da amizade!

Também é importante mencionar que o jogo pode ser experienciado em singleplayer ou em co-op com personagens à tua escolha.

Wattam foi lançado no dia 17 de Dezembro para PS4 e PC.

9 – LAST YEAR: AFTER DARK

Last Year: After Dark é a nova aposta de terror após a fama do seu antecessor Last Year: Nightmare! Desenvolvido e publicado pela Elastic Games. Um grupo de 6 adolescentes são transportados para uma versão obscura do seu mundo através de um jogo de cartas amaldiçoado.

Rapidamente, estes descobrem que não estão sozinhos, e para conseguirem escapar tem de trabalhar em conjunto contra criaturas horrendas. Escolhe uma destas personagens e associa-a uma classe para obteres habilidades únicas. Tenta sobreviver ao máximo, de maneira a desvendares segredos por trás deste universo sombrio.

No primeiro episódio, as aranhas gigantes vão ser o inimigo principal, mas não o único. Os Fiends são criaturas que conseguem assumir várias formas assustadoras com as mais variadas combinações de ataques. Decide qual é a melhor estratégia para os combater, seja com armadilhas ou emboscadas.

Em modo co-op podes reunir mais quatro jogadores para enfrentar um grupo de 6 Fiends. Preparado para enfrentar este pesadelo?

O primeiro episódio saiu no dia 10 de Dezembro para PC, em exclusivo na Steam. Outros capítulos lançados no futuro irão trazer mais inimigos e áreas a explorar.

10 – FARMING SIMULATOR 20

Aqui está mais um novo Farming Simulator para todos os aspirantes agricultores! Desenvolvido pela Giants Software e publicado pela Focus Home Interactive. Joga num novo ambiente situado na América do Norte, onde desenvolves e expandes a tua quinta. Há muitas atividades a experimentar como o cultivo de algodão e aveia. Cuida bem dos teus animais e monta cavalos para explorar as terras mais próximas.

Em Farming Simulator 20, podes controlar máquinas e veículos que correspondem detalhadamente às marcas mais populares da indústria agrícola, por exemplo, John Deere, Case IH, New Holland, Challenger e entre outras. Existem mais de cem destes veículos e ferramentas a experimentar! Vende os teus produtos e torna-te num derradeiro agricultor.

Farming Simulator 20 saiu no dia 3 de Dezembro para Nintendo Switch, Android e iOS.

Menções Honrosas:

Neste segmento estão seleccionados outros 5 jogos espectaculares que tens mesmo de ficar a conhecer!

STAR OCEAN FIRST DEPARTURE R

Um remaster que faz homenagem ao primeiro jogo da franquia Star Ocean! Desenvolvido e publicado pela Square Enix. A narrativa começa na pequena cidade de Kratus, situada no planeta subdesenvolvido Roak. O protagonista Roddick e os seus amigos, Millie e Dorne, pertencem à “Força Armada” de Kratus que tem como objetivo principal salvaguardar a proteção da cidade. Numa cidade vizinha, ouvem-se rumores sobre uma estranha doença que transforma as suas vítimas em pedra e Roddick, juntamente com os seus amigos, recebe a missão de investigar este incidente. Ao ficarem a conhecer uma possível cura, o grupo parte em direção ao Monte Metorx em busca da erva curadora de todos os males. No entanto, ao chegarem ao topo, o inesperado acontece… o que espera a estes três jovens?

Explora esta aventura renovada para gráficos HD com novos elementos adicionais. Se tiveres muitas saudades das ilustrações do primeiro clássico, podes alternar entre as versões First Departure e First Departure R. O mesmo acontece com os diálogos renovados, onde podes optar por três opções de dublagem, o Inglês da versão remake lançada para a PSP; o japonês do First Departure e o japonês do First Departure R.

Agora também podes desfrutar de viagens e batalhas mais rápidas em velocidade 2x com mecânicas de combate mais equilibradas.

Este título RPG saiu no dia 5 de Dezembro para PS4 e Nintendo Switch.

SHOVEL KNIGHT: KING OF CARDS

King of Cards é a prequela final da saga Shovel Knight: Treasure Trove! Desenvolvido e publicado pela Yacht Club Games. Joga com o King Knight enquanto este salta e rodopia em direção ao seu reino. Colecciona mais de 120 cartas novas e constrói um baralho glorioso para te tornares o “Rei das Cartas”.

Viaja para os lugares mais estranhos, adquire itens que fortalecem as tuas habilidades e reúne vários sujeitos. Em King of Cards, podes esmagar adversários durante o percurso, derrotar desafiadores e lutar contra bosses poderosos para pôr em teste a tua prática acumulada. Junta-te nesta aventura de plataforma 8-bit visualmente magnífica, onde podes vir a reconhecer algumas caras familiares e até outras novas!

Shovel Knight: King Of Cards foi lançado no dia 10 de Dezembro para várias plataformas, nomeadamente, PS3; PS4; PS Vita; Xbox One; Wii U; 3DS; Nintendo Switch; PC; macOS; Linux; Steam e Amazon Fire TV.

EARTH NIGHT

Entra nesta aventura intensa de plataforma 2D que pretende honrar os jogos arcade! Desenvolvido e publicado pela Cleaversoft. Em Earth Night, os dragões invadiram o nosso planeta e a humanidade ficou refugiada no espaço. No entanto, Stanley e Sydney saltam para a terra no intento de acabar com este apocalipse de vez.

Começa a tua aventura no espaço e atravessa 5 camadas de atmosfera enquanto combates dragões voadores. Corre nas costas destes seres ou desce pelas nuvens em níveis gerados aleatoriamente, desenhados à mão. Podes contar com itens de energia e fragmentos que vão ajudar-te a combater estes “dragões-cobra” e a explorar os segredos que desenvolvem a narrativa. Durante a jogabilidade, tens mais de 20 músicas incríveis que acompanham o mundo perigoso e desafiante caracterizante de Earth Night!

O jogo saiu no dia 3 de Dezembro para Nintendo Switch, PC e Mac OS Classic, com lançamento marcado em breve para PS4.

EVERREACH: PROJECT EDEN

Uma aventura sci-fi em primeira pessoa que veio trazer extra girl power à lista! Desenvolvido pela Elder Games e publicado pela Headup Games. A Terra está extremamente poluída e sobrelotada, a única esperança para a subsistência da humanidade parece ser o planeta Eden. Rico em vegetação e com paisagens belas, é o primeiro planeta habitável a ser descoberto para além da Terra.

No entanto, algo estranho ocorreu durante o primeiro estabelecimento humano e uma unidade armada veio investigar o caso. Joga com a tenente Nora Harwood que ficou encarregue de proteger a colonização do projeto. Confronta adversários alienígenas e descobre os segredos de uma antiga civilização deixada pelo Eden.

Utiliza o meio ambiente para combates estratégicos contra inimigos e controla o teu aliado robô para distracção do alvo. Explora os mais variados biomas enquanto conduzes a tua hoverbike para viagens super-rápidas. Ao todo, tens mais de 80 upgrades para melhorar as tuas habilidades e equipamento!

Everreach: Project Eden foi lançado no dia 4 de Dezembro para PlayStation 4, Xbox One e PC.

VAMPIRE: THE MASQUERADE – COTERIES OF NEW YORK

Com uma atmosfera sombria e uma narrativa cheia de escolhas, explora este universo situado na quinta edição de Vampire: The Mascarade. Desenvolvido e publicado pela Draw Distance. Em Nova Iorque, existem duas facções vampirescas que estão sempre em conflito, a tradicionalista Camarilla e a rebelde Anarchs. Escolhe um dos três vampiros jogáveis: Brujah, Toreador e Ventrue. Cada um destes possuindo habilidades próprias e pertencentes a facções distintas. Vários problemas e opções de diálogo podem surgir consoante a escolha da tua personagem.

Sendo um vampiro amador, vê a tua moralidade colocada à prova numa grande cidade repleta de seres imortais, mas tem cuidado para não revelares a tua verdadeira forma ao mundo dos vivos. Deves resistir à tua sede por sangue para não teres de sacrificares mais pessoas inocentes? Que escolhas irás tomar perante a rivalidade de duas facções e a sua busca pelo poder? Pensa bem, pois existem vários caminhos diferentes que podem trazer um final de entre muitos. A jogabilidade é bastante baseada em texto e também podes realizar side-quests que ajudam a edificar relações com outros vampiros.

Este título saiu no dia 11 de Dezembro para PC na Steam. Com lançamento previsto para consolas em 2020.

Chegamos assim ao final desta edição de Jogos do Mês, a última de 2019!

Espero que, da minha lista, tenhas encontrado algum videojogo do teu agrado para acompanhar-te nesta passagem para 2020. Desejo a todas as Potatos um próspero ano novo com tudo o que há de bom, também já sabem que nos finais de Janeiro estarei de volta com mais uma edição!

Deixa uma resposta

Por favor deixa aqui o teu comentário
Por favor deixa aqui o teu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.