Jogos do Mês | Edição de Fevereiro 2021

Tal como em Janeiro, Fevereiro revelou-se um mês perfeito para novos jogos indies terem a oportunidade de se destacarem. Na nossa lista, temos títulos marcantes como Little Nightmares 2 e Persona 5: Strikers, assim como os grandes exclusivos Destruction AllStars e o Bravely Default II. Para acrescentar a cereja ao topo do bolo, o reboot Ghosts n’ Goblins Resurrection veio literalmente ressuscitar os clássicos dos anos 80, Ghosts ‘n Goblins e Ghouls ‘n Ghosts. O que poderemos querer mais? Ficar a par dos Jogos do Mês!

1 – LITTLE NIGHTMARES II

Little Nightmares II é a sequela directa para Little Nightmares, um jogo de acção, puzzle e plataforma que consegue ser fofinho e ao mesmo tempo super assustador. Desenvolvido pela Tarsier Studios e publicado pela BANDAI NAMCO, joga com um pequeno rapaz chamado Mono que está preso no mundo obscuro de Pale City, uma cidade coberta por transmissões de uma torre longínqua. A protagonista do jogo anterior, Six, está de volta, mas desta vez com o seu próprio AI. Sobrevive aos horrores de Pale City com a ajuda de Six, tentando descobrir os segredos sombrios da cidade e a origem por trás das transmissões misteriosas. No entanto, o percurso não será simples… juntos terão de experienciar todo o tipo de perigos provocados pelos habitantes grotescos deste mundo.

Tal como o seu antecessor, Little Nightmares II é um jogo 2.5D que inclui exploração, semelhanças a um jogo de plataforma e puzzles que devem ser resolvidos para continuarmos o nosso percurso. A contrastar com o primeiro jogo, o protagonista não está totalmente indefeso, Mono possui a habilidade de apanhar ferramentas e utilizá-las para lutar contra inimigos mais pequenos. Porém, perante uma adversidade maior, ele e Six ficam vulneráveis, tendo estes que recorrer a manobras stealth e ao ambiente para se esconderem.

Conseguirás ultrapassar todos estes pequenos pesadelos? Little Nightmares II foi lançado a 11 de Fevereiro para a PS4, Xbox One, Nintendo Switch, PC e Stadia. Versões para a PS5 e Xbox Series X estão previstas para uma data mais tardia.

2 – WEREWOLF: THE APOCALYPSE – EARTHBLOOD

Werewolf: The Apocalypse – Earthblood é um RPG de acção, desenvolvido pela Cyanide e publicado pela Nacon, que pertence à série World of Darkness e é baseado no jogo de tabuleiro Werewolf: The Apocalypse. Joga com Cahal, um poderoso lobisomem que foi exilado da sua tribo, após perder o controlo da sua ira. Atravessa várias áreas do noroeste americano e luta contra a Endron, uma empresa petrolífera que provoca poluição em larga escala. Cada missão influência o mundo do jogo.

Desbloqueia missões secundárias e desafios na Penumbra, um lugar entre o mundo físico e o espiritual. Domina as tuas três formas, transforma-te em humano, lobo ou lobisomem. A forma do lobo é utilizada para exploração, rastreamento, espionagem e furtividade. Enquanto que a forma humana é indicada para outro tipo de interações, como fazer uso de máquinas, conversar com pessoas e passar despercebido no meio destas. Por último, a forma do lobisomem é perfeita para combate.

Controla a raiva de Cahal que pode aumentar consoante este conhece mais sobre a corrupção e a ganância do ser humano. Se deixares a raiva descontrolar-se, o lobisomem entrará num estado frenético, transformando-se numa fera violenta e mais poderosa. Perante este estado, torna-se mais difícil analisar informações, este não consegue distinguir um inimigo de um inocente, e vai chamar a atenção de adversários. A única maneira de sair deste estado é matar todos os que o rodeiam, sendo estes inimigos ou não…

Experiencia esta aventura única, repleta de combate e elementos místicos! Este novo RPG saiu no dia 4 de Fevereiro para a PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series X e PC.

3 – DESTRUCTION ALLSTARS

É um jogo de combate com veículos, onde pilotos perigosos são capazes de tudo para chegar ao topo. Desenvolvido pela Lucid Games e publicado pela Sony Interactive Entertainment, controla um dos 16 AllStars, todos preparados para competir em nome do entretenimento e da demolição, com o objectivo de conquistar o Campeonato da Federação Global de Destruição. Utiliza as habilidades de cada AllStar para definires as tuas tácticas e estilo de jogo. Explora a agilidade, velocidade ou a força para destruir e evadir rivais.

Se o teu carro for destruído, terás de navegar pela arena a pé e desviar-te de ataques para sobreviver. Este é o momento do jogo em que ficas mais desprotegido, mas cada AllStar possui habilidades únicas que podem alterar o rumo da batalha, utiliza movimentos parkour para mudar de veículo ou saltar para cima de carros velozes e tentar capturá-los. No total, tens 28 veículos por onde escolher, sendo que cada participante possui acesso a veículos exclusivos.

Cada competição possui objetivos e alvos específicos para serem atingidos. Compete no modo singleplayer que surge acompanhado com narrativas para os AllStars selecionáveis. Domina mais de 50 eventos e enfrenta rivais AI nas cinco arenas globais! Tens também a opção de participar em partidas online de 16 jogadores com os teus amigos. Vive o fenómeno de AllStars com resolução dinâmica 4K e os tempos de carregamento quase instantâneos da PS5. Obtém um feedback único de cada veículo com os gatilhos adaptativos do comando DualSense, sente o impacto dos encontrões graças ao feedback sensorial imersivo e desfruta do barulho do estádio a 360º através da tecnologia Tempest 3D AudioTech.

Aperta o cinto e coloca-te apostos para uma arena repleta de acção! Destruction AllStars foi lançado a 2 de Fevereiro, em exclusivo para a PS5.

4 – PERSONA 5: STRIKERS

Persona 5: Strikers é um RPG de acção, desenvolvido pela Omega Force, juntamente com a P-Studio, e publicado pela Atlus. Trata-se de uma crossover entre Dynasty Warriors e Persona 5, que decorre 6 meses desde os eventos deste último título. Procurando um pouco de descanso nas férias de verão, os Ladrões Fantasmas começam a sua viagem! Entretanto, um detetive de Kyoto pede ajuda ao grupo para investigar uma série de casos estranhos.

Acompanha Joker e os seus amigos, enquanto estes acabam com a corrupção nas cidades japonesas. Estes descobrem um outro reino, onde pessoas inocentes estão a ser aprisionadas, com os seus sonhos roubados, e forçadas a ceder aos caprichos do seu governante.

Strikers mistura combate de acção em tempo real com batalhas baseadas em turnos. Visita 6 cidades diferentes no Japão e luta contra as sombras para descobrir a fonte da corrupção nas masmorras do Metaverso. Ganha vantagem sobre inimigos, atacando as suas fraquezas elementais para realizar um golpe final! Joker é a personagem principal do jogo, conseguindo assumir várias Personas que são obtidas através de quedas aleatórias ou derrotando mini-bosses. Tens os Requests, uma nova forma de side-quests, e o sistema B.A.N.D., onde aumentar o teu nível pode atribuir bônus aos jogadores.

Forma um grupo de quatro membros, sendo que Joker é a única personagem que não pode ser removida como membro activo. Os jogadores só podem controlar o Joker no mundo real, mas são capazes de controlar qualquer membro do grupo ao explorarem as masmorras da história. Utiliza as habilidades específicas de cada personagem e convoca as suas Personas!

O jogo ficou disponível a 23 de Fevereiro mundialmente para a PS4, Nintendo Switch e PC, tendo sido inicialmente lançado apenas no Japão em Fevereiro de 2020.

5 – BRAVELY DEFAULT II

Apesar de ter o número dois no título, Bravely Default II é o terceiro jogo da série Bravely, servindo como sequela para Bravely Default e Bravely Second: End Layer. Desenvolvido pela Claytechworks e publicado pela Nintendo, Bravely Default II é um RPG que traz uma nova história e conjunto de personagens. Acompanha os quatro “Heroes of Light” numa missão cujo objetivo é devolver o equilíbrio ao mundo.

Lê mais:  Ratchet & Clank: Uma Dimensão à Parte | Novo trailer mostra a evolução da franquia Ratchet & Clank

Tens o protagonista, um jovem marinheiro chamado Seth, uma princesa refugiada chamada Gloria, o estudioso viajante Elvis e a mercenária Adelle. Atravessa os cinco reinos de Excillant para tentares recuperar os quatro cristais elementares! Personaliza as habilidades do teu grupo, utilizando os diversos Asterisks coleccionados para alterares a ocupação das personagens. Cria uma equipa invencível e explora as paisagens deslumbrantes de Excillant, isto enquanto interages com os seus habitantes e transformas o teu grupo em verdadeiros heróis!

Enfrenta monstros num combate baseado em turnos e através do sistema clássico “Brave Point“. Constrói um balanço entre jogar pelo seguro e enveredar por uma estratégia mais arriscada. Combina os teus poderes para derrotares as forças do Mal que roubaram os cristais e ameaçam destruir o reino. O mundo está em perigo… devido a tempestades, à subida das temperaturas e ao descontrolo da natureza. O roubo dos cristais elementares está a ameaçar toda a vida na Terra e só estes quatro guerreiros são capazes de restaurar o equilíbrio.

Enfrenta os portadores dos Asterisks e obtêm o poder dos misteriosos cristais! Bravely Default II foi lançado a 26 de Fevereiro em exclusivo para a Nintendo Switch.

6 – CURSE OF THE DEAD GODS

Depois de Hades ter deixado a sua marca no género roguelike, agora surge Curse of the Dead Gods, um jogo de acção sombrio que foi desenvolvido pela Passtech Games e publicado pela Focus Home Interactive. Ao procurares riquezas, vida eterna e o poder de um deus, acabas por ir parar a um templo obscuro, um labirinto infinito de corredores sem fundo.

Encontra relíquias que mudam as tuas habilidades e colecciona armas como espadas, lanças e arcos. Vais ter um grande arsenal à tua disposição! Enfrenta hordas de monstros em trajetos escuros e cavernosos, repletos de armadilhas mortíferas e segredos… tens estátuas que cospem fogo, explosivos, picos escondidos e entre outros. Salta para desviares-te destes obstáculos e utiliza-os a teu favor contra inimigos. À medida que avanças, vais tornar-te mais corrompido pelas forças da escuridão e vão ser várias as vezes que vais colapsar. Contudo, a morte não é o final. Ergue-te para voltar a lutar e vai mais além.

Desafia divindades malignas e dezenas de inimigos que bloqueiam o teu caminho, estes incluem poderosos campeões e bosses mortíferos. A luz e o fogo serão os teus melhores aliados para superar as ameaças escondidas nas trevas. Incendeia os teus inimigos para eles morrerem e explodirem com tudo o que está ao seu redor. O dano que recebes é dividido entre a tua saúde e reserva de ouro, ou seja, para ficares vivo, arriscas-te a ficar pobre…

Entra no templo perdido! Este jogo roguelike saiu no dia 23 de Fevereiro para a PS4, Xbox One, Nintendo Switch e PC (via Steam).

7 – GHOSTS N’ GOBLINS RESURRECTION

Ghosts n’ Goblins Resurrection é um reboot que junta elementos de Ghosts ‘n Goblins e Ghouls ‘n Ghosts para criar uma experiência totalmente nova. Desenvolvido e publicado pela Capcom, Resurrection mantém a mesma jogabilidade punitiva que os fãs tanto esperam.

À muito tempo atrás, o cavaleiro Arthur e a princesa encontravam-se felizes em pleno sol do dia… mas de repente a cidade começou a arder em chamas e uma nuvem de escuridão surgiu sob o palácio. Esta sombra estendeu-se até à divina Árvore Umbral, cuja vida foi-lhe removida por poderes maldosos. Com o caos estabelecido, o Senhor Demónio apanha Arthur desprevenido e rapta a princesa. Arthur prepara apressadamente a sua armadura e vai salvar a sua bela donzela, partindo em direção ao Reino do Demónio.

Como os seus antecessores, Ghosts ‘n Goblins Resurrection possui controlos simples, utiliza-os a teu favor enquanto lutas para abrir caminho através de estágios desafiantes, repletos de inimigos. Ghosts ‘n Goblins é bem difícil! A morte é inevitável e pode tornar-se constante, mas a cada tentativa irás melhorar. Aprende mais sobre os teus inimigos e desenvolve estratégias. Depois da tua primeira jogada, todos os estágios concluídos assumirão uma forma completamente diferente nas jogadas seguintes, chamados os estágios de sombra.

Obtêm 8 tipos de armas, cada uma com as suas próprias características. Além disto, Arthur pode aprender magia e habilidades muito úteis para combate. Pela primeira vez, o jogo possui um modo co-op para dois jogadores, Arthur pode ser ajudado por personagens de apoio, denominados os Três Reis Sábios.

Enfrenta as provações do Reino do Demónio para recuperar a princesa! Ghosts n’ Goblins Resurrection foi lançado a 25 de Fevereiro em exclusivo para a Nintendo Switch.

8 – BLUE FIRE

Blue Fire é um jogo de acção e aventura indie, desenvolvido pela ROBI Studios e publicado pela Graffiti Games. Um novo herói acorda! Explora o reino devastado de Penumbra e descobre os seus maiores segredos. Enfrenta áreas repletas de adversários perigosos, aventurando-te por templos e regiões abandonadas. Prepara-te para grandes desafios de plataforma, em que tens de dominar a arte do movimento para evitar armadilhas fatais.

Encontra sobreviventes que te ajudarão na tua jornada e realiza diversas missões para coletares itens valiosos. Penumbra está cheio de colecionáveis e itens para descobrir! Experiencia estilos de luta distintos e participa em intensas lutas contra bosses. Abre caminho pelos terrores de Penumbra com o equipamento adequado: melhora as tuas espadas, apanha amuletos preciosos e desbloqueia novas habilidades para tornares-te ainda mais forte.

Além disto, tens o Vácuo, uma terra distante da Penumbra, em que podes descobrir desafios de plataforma complicados e coletar valiosas recompensas.

O mundo das trevas está à tua espera! Este título indie saiu no dia 4 de Fevereiro para a PS4, Xbox One, Nintendo Switch e PC.

9 – YS IX: MONSTRUM NOX

É um jogo de acção RPG em terceira pessoa que faz parte da série Ys, trazendo algumas novas mecânicas à sua fórmula. Desenvolvido pela Nihon Falcom e publicado pela NIS America, Adol Christin e seu companheiro Dogi chegam a Balduq, uma cidade situada no Império Romun. Antes de conseguir lá entrar, Adol acaba por ser preso… ocasião que o leva a conhecer Aprilis, uma mulher misteriosa que o transforma num Monstrum.

Adol passa assim a possuir poderes sobrenaturais e a habilidade de exorcizar monstros. Utiliza o teu Monstrum para afastar as ameaças originadas da dimensão de Grimwald Nox, desvenda os mistérios por trás da maldição Monstrum e a verdade por trás da agitação em Balduq. Controla várias personagens principais que podem ser alternadas a qualquer momento. Joga com os seis notórios Monstrum, cada um possuindo os seus próprios estilos exclusivos que lhes concedem habilidades únicas.

Gasta SP para soltares as habilidade exclusivas de uma personagem em batalha. Os novos modos Boost e Gifts elevam temporariamente o dano dos teus ataques, fortalecem as habilidades das personagens, e aumentam a velocidade dos teus movimentos. Mecânicas clássicas como Flash Dodge e Flash Guard também estão de volta para ajudar-te a superar os teus oponentes. Explora a grande cidade, aceita missões para ajudar os seus habitantes e entra no Grimwald Nox para derrotar as ameaças que estão a consumir Balduq.

Lê mais:  FIA Certified Gran Turismo Championships | Campeonato arranca no próximo dia 21 de Abril, com novo formato

Ys IX: Monstrum Nox foi lançado a 5 de Fevereiro para a PS4, tendo sido originalmente lançado no Japão em 2019. Versões para PC e Nintendo Switch também estão a caminho.

10 – SUPER MARIO 3D WORLD + BOWSER’S FURY

Super Mario 3D World + Bowser’s Fury é um porte de Super Mario 3D World, originalmente lançado para a Wii U, enquanto que Bowser’s Fury é um novo minijogo que surge incluído nesta nova versão. Desenvolvido e publicado pela Nintendo, em Super Mario 3D World opta jogar com Mario, Luigi, Peach e Toad, enquanto salvas o Reino das Anafadas.

Cada personagem tem o seu próprio estilo de jogabilidade, Luigi pode pular muito alto e Peach pode flutuar. A princesa Rosalina também aparece como personagem jogável mais tarde nesta aventura. Alcança a meta em vários percursos coloridos, enquanto coletas estrelas verdes, moedas e power-ups! Mario e os seus amigos podem utilizar uma grande variedade de power-ups, O Super Gizo, por exemplo, concede-lhes habilidades felinas como escalar e arranhar. Desfruta do modo co-op local e online que vai até aos quatro jogadores, compitam para ver quem atinge mais rapidamente a meta e quem consegue a pontuação mais alta.

Bowser’s Fury é um minijogo 3D de mundo aberto, em que Bowser tornou-se gigante e perdeu o controlo! Explora o Lago Felisgato e as suas ilhas, juntando forças com um aliado improvável, Bowser Júnior, para trazer o seu pai de volta ao normal. Outro jogador pode assumir o controlo de Bowser Júnior, ajudando a atacar inimigos e armazenando power-ups. Desvia-te dos ataques de fúria do Bowser e aventura-te neste mundo único.

Este porte traz algumas melhorias adicionais. No Super Mario 3D World, os movimentos das personagens são mais acelerados e o sprint aumenta mais rapidamente. Ambas as aventuras suportam o novo Modo de Fotografia, pausa o jogo e obtém a foto perfeita, aplica filtros e decora as tuas fotos com selos!

O jogo saiu no dia 12 de Fevereiro em exclusivo para a Nintendo Switch.

Menções Honrosas:

TAXI CHAOS

Coloca-te ao volante e desfruta desta nova experiência de táxi de estilo moderno! Desenvolvido pela Team6 Game Studios e publicado pela Lion Castle Entertainment, entrega passageiros e arrisca conduzires pelos atalhos mais imprevisíveis. Opta por jogares com o experiente motorista Vinny ou o suposto “influencer” Cleo.

Explora as ruas de uma Nova Yellow City cheia de cor e memoriza trajetórias para descobrires os melhores percursos. No entanto, também é recomendado que aceleres bem no pedal e recorras a manobras mais loucas para ganhares recompensas maiores. Ao chegares ao teu destino mais rápido, poupas em tarifas e ainda ganhas mais uns tostões!

Desbloqueia novos carros para a tua coleção… percorre as estradas num veloz muscle car, anda pelos parques num supercarro exótico ou conduz com um táxi sintonizador japonês. Atrai os clientes mais extravagantes! Desde um hippie, a um mecânico, a uma estrela de rock, a um alienígena e muitos mais! Interage com estes e fica a conhecê-los melhor em conversas hilariantes, totalmente inesquecíveis.

Navega pelas ruas movimentadas, evitando atropelar pedestres e até mesmo desafiando as leis da gravidade! Tudo é permitido em prol de entregar um cliente a horas. Destrói caixas de correio, postes de luz, bocas de incêndio e tudo o que se atravessar no teu caminho! Desafia as tuas habilidade de condução em três modos de jogo distintos, experimenta o modo Arcade, o Freeroam e o derradeiro modo Pro.

Será que estás pronto para este passeio caótico? Taxi Chaos foi lançado a 23 de Fevereiro para a Xbox One e Nintendo Switch. O jogo também estará brevemente disponível para a PS4 e PS5.

NUTS

Um mistério de vigilância para um jogador, ambientado em uma floresta remota. Regista os esquilos, relata as tuas descobertas … e junta as peças do que realmente está a acontecer na Floresta de Melmoth. O que será que estas criaturas curiosas estão a esconder?

NUTS é um jogo de aventura indie, desenvolvido pela Joon, Pol, Muutsch, Char & Torfi e publicado pela Noodlecake. Prepara a tua caravana, traz o teu GPS, mas não te esqueças ainda assim do teu mapa… segue para as profundezas da Floresta de Melmoth! Como um pesquisador de campo novato, posicionarás as câmeras durante o dia e assistirás às filmagens pela noite, rastreando os movimentos e as rotas dos esquilos.

Como um recém-licenciado da Universidade de Viago, és enviado numa missão que consiste em ir viver sozinho para uma caravana no meio da floresta. O teu novo trabalho é descobrir o local onde os esquilos nativos vivem e vigiar o seu misterioso estilo de vida. Contudo, com o passar do tempo, estranhos eventos começam a acontecer com mais frequência. Todos os dias, o briefing da missão te dará um ponto de partida, mas só tu poderás determinar, por tentativa e erro, o layout ideal para o teu equipamento. Explora as pequenas maravilhas que se escondem nesta floresta!

Quando fores rever o conteúdo no teu centro de controlo, analisa as tuas filmagens para obter as informações relevantes, de forma a completares a tua missão e enviares as provas para a tua patroa, Dra. Nina Scholz.

Será que consegues descobrir o que está a acontecer nesta floresta? E por que razão os esquilos se comportam de forma tão estranha? Este título indie saiu no dia 4 de Fevereiro para a Nintendo Switch, PC, macOS e Mac OS.

ROGUE HEROES: RUINS OF TASOS

Um jogo de acção e aventura rogue-lite que foi desenvolvido pela Heliocentric Studios e publicado Team17 Digital. Rogue Heroes possui perspetiva top-down e combate slash, luta em mais de 5 masmorras, cada uma com as suas próprias características, layouts e perigos. Tasos era outrora uma terra pacífica… até que um dia, nas profundezas das quatro Grandes Masmorras, os selos ancestrais que afastavam os titãs ficaram muito enfraquecidos. Aproveitando a ocasião, os servos dos titãs começaram a espalhar o terror pelo mundo. As deusas responsáveis pelos selos ancestrais fazem um pedido desesperado para que um grupo de heróis pudesse travar esta destino terrível… E os heróis surgem!

Explora um mundo enorme cheio de segredos e destrói os titãs. Joga sozinho, em modo co-op ou online que permite até 4 jogadores. Cada personagem tem as suas próprias classes e habilidades. Nem a morte te pode travar! Levanta-te das cinzas, melhora a tua personagem e tenta as vezes que forem precisas até seres bem sucedido. As masmorras são geradas de forma procedimental, por isso a tua experiência será sempre diferente! As salas são desenhadas à mão e os layouts nunca estarão repetidos. Além disto, existem vários quebra-cabeças, armadilhas e inimigos espalhados aleatoriamente pelas áreas.

Tenta encontrar armas clássicas como o arco, o bumerangue e o gancho. Rogue Heroes apresenta uma enorme variedade de ferramentas, feitiços e armas! Investe os teus tesouros para fazeres melhorias e construíres edifícios na tua aldeia. De lojas de armas a pescarias, cada um pode atribuir-te novas formas de melhorares as tuas capacidades e teres os itens necessários para voltares ao combate.

Leva o teu herói para as masmorras e sobrevive a ataques de inimigos sem fim… Rogue Heroes: Ruins of Tasos foi lançado a 23 de Fevereiro para PC (via Steam) e Nintendo Switch.

E assim encerramos mais uma edição dos Jogos do Mês! Destes títulos todos, qual foi o que te chamou mais à atenção? Deixa a tua resposta nos comentários!

Vemo-nos em breve, Potatos.