Jogos do Mês | Edição de Janeiro 2021

Começámos o ano com um mês recheado de magníficos jogos, desta vez mais focados na categoria indie. Contudo, no meio destes títulos, também surgiram grandes lançamentos como Hitman 3 e The Medium. Ainda tens vontade de explorar mundos cyberpunk? Então não podes perder Cyber Shadow, Encodya e Disjunction!

Espreita a nossa lista de Jogos do Mês para descobrires mais jogos que são capazes de te surpreender!

1 – HITMAN 3

Hitman 3 é o título que vai colocar um final intenso para a trilogia “World Of Assassination”. Desenvolvido e publicado pela IO Interactive, volta a entrar no estilo stealth ao assumires o papel do implacável Agente 47. Acompanha uma jornada obscura e séria, onde o famoso agente vai assassinar os alvos contratados mais importantes da sua carreira.

O jogo trata-se de um sandbox não-linear que oferece várias possibilidades no que toca ao rumo da jogabilidade, explora locais exóticos pelo mundo que são extremamente detalhados e repletos de oportunidades. Alguns destes incluem Dubai, Berlim, Dartmoor, Chongqing, Mendoza e os Montes Cárpatos. Caso possuas os dois primeiros jogos da trilogia, Hitman e Hitman 2, podes importar todo o teu progresso, assim como mapas e níveis para Hitman 3.

Para uma experiência mais imersiva e fluída, tens também o suporte para PSVR, em que os eventos de confronto poderão ser vistos de uma perspetiva mais direta e impactante. Os níveis importados dos jogos anteriores poderão ser igualmente jogados com esta funcionalidade.

No entanto, Hitman 3 não terá modos multijogador, o modo Sniper Assassin será apenas singleplayer, enquanto os modos Elusive Target e Contracts se manterão.

A morte aguarda… Hitman 3 foi lançado a 20 de Janeiro para a PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series X, PC, Nintendo Switch e Google Stadia.

2 – THE MEDIUM

Vindo da Bloober Team, os mesmos criadores de Layers of Fear e Blair Witch, The Medium é um jogo de terror psicológico em terceira pessoa que se inspira nos grandes clássicos de Silent Hill para trazer uma fórmula única. Controla Marianne, uma médium que tem a habilidade de interagir com o mundo real e o mundo espiritual em simultâneo.

Atormentada por uma visão do assassinato de uma criança, a protagonista viaja até a um hotel abandonado que há muitos anos atrás tornou-se palco de uma tragédia horrenda. Utiliza as suas habilidades psíquicas para resolver puzzles, descobrir novos caminhos e encarar espíritos perigosos. Os poderes de Marianne também podem ser recarregados em pontos de energia conhecidos por poços espirituais.

Ao longo da jornada, a protagonista irá ser perseguida por “The Maw”, uma criatura terrível que se esconde nos limiares das sombras. Nada do que vês é aquilo que parece, utiliza o modo “realidade dupla” para ter acesso aos dois mundos em ecrã dividido. Com isto, os movimentos de Marianne podem ser controlados por um só comando e permanecerão coordenados entre ambas as dimensões.

Preparado para descobrir o que está do outro lado? Este título saiu no dia 28 de Janeiro para PC e Xbox Series X.

3 – CYBER SHADOW

É um jogo de ação e plataforma side-scroller que foi desenvolvido pela Mechanical Head Studios e publicado pela Yacht Club Games. Segue a história emocionante de Shadow, um ninja ciborgue cuja missão é resgatar o seu clã de um mundo dominado por máquinas. Estas formas sintéticas de vida raptaram os aliados do herói em troca de poderes!

Explora um ambiente de estética 8-bit, situado nas ruínas da Mekacity, com níveis detalhados e sprites desenhados à mão. Utiliza a tua personagem ninja para lutar contra adversários com uma espada e várias habilidades especiais. Corta hordas de maquinaria, pula armadilhas e corre agilmente. Procura por segredos e regressa a antigos esconderijos para encontrar novos itens. Em termos de jogabilidade, podes ver algumas parecenças com Ninja Gaiden, para além de caminhos irregulares e frequentes recuos, vários bosses estarão à tua espera!

Derrota gigantescas máquinas de guerra e rivais sintéticos. Salva o teu clã para desbloqueares habilidades permanentes de Ninjutsu e combiná-las em combate. Só tu poderás desvendar os segredos dos antigos poderes do teu clã. Ao longo da ação, podes experienciar cutscenes que revelam mais sobre a história com animação fluída, fundos paralaxe e design evoluído.

Até onde Shadow estará disposto a ir para proteger o seu clã? Cyber Shadow foi lançado a 26 de Janeiro para PS4, PS5, Xbox One / Series X/S Nintendo Switch e PC.

4 – OLIJA

Olija é um jogo de plataforma 2D com estilo visual retro e pixelizado. Desenvolvido pela Skeleton Crew Studio e publicado pela Devolver Digital, aventura-te nesta jornada que tem como inspirações a cultura asiática e lendas de marinheiros.

Faraday foi vítima de naufrágio em Terraphage. Pelo caminho, este adquire um arpão lendário e encontra-se determinado a salvar os outros náufragos. Ele não vai parar até conseguir sair deste país violento e regressar ao conforto da sua terra. Descobre mais sobre este mundo estranho e os seus habitantes, isto é até conheceres Olija, uma senhora misteriosa com quem Faraday vai criar uma forte relação.

Utiliza o teu arpão para manobrares-te estrategicamente pelas plataformas, resolveres puzzles e venceres em combate. Cria chapéus mágicos e enfrenta bosses com ataques especiais, com o arpão podes traspassar adversários de uma só vez ou puxá-los na tua direção. A acompanhar, tens uma bela banda sonora que junta música tradicional japonesa com Flamengo, lo-fi.

Encara o desconhecido no meio da adversidade! Este jogo indie saiu no dia 28 de Janeiro para a Nintendo Switch e PC (via Steam).

5 – DOWN IN BERMUDA

Um jogo de aventura casual indie que foi desenvolvido e publicado pela Yak & Co. Uma estranha tempestade fez com que um aviador ficasse vários anos preso algures no Triângulo das Bermudas. À medida que encontras um caminho de regresso a casa, enfrenta as criaturas das profundezas e descobre os segredos das ilhas. Uma grande aventura está à tua espera, resolve puzzles misteriosos que vão dar-te a conhecer mais sobre o lugar.

Milton, o aviador, apercebe-se que está encurralado numa bolha do tempo das Bermudas e só poderá escapar com a tua ajuda! Decifra códigos, apanha orbes mágicas e atravessa as seis ilhas, sendo que cada uma destas funciona como uma escala de progresso que faz com que estejas mais perto de ir para casa.

Lê mais:  Torneio FIFA 21 PS4 – Diogo Jota Challenge | Inscrições disponíveis a 29 de Novembro

Preparado para esta jornada de sobrevivência? Down in Bermuda foi lançado a 14 de Janeiro para PC, Nintendo Switch, Mac, iOS e tvOS.

6 – TOHU

TOHU é um jogo de aventura indie point-and-click que se situa num mundo repleto de peixes estranhos e extraordinários. Uma jovem rapariga e o seu amigo robô, Cubus, vão tentar descobrir as suas origens e a de um Motor Sagrado que está a alimentar-se do mundo.

Aventura-te por lugares desenhados à mão, cheios de personagens intrigantes, e resolve puzzles únicos para conseguires arranjar o Motor Sagrado. Estes puzzles engenhosos podem envolver encontrares as criaturas necessárias para aumentar o poder da tua fly-ship ou aprender a controlar um canhão-toupeira com bigode!

Utiliza a leveza e agilidade da rapariga para alcançar áreas que pareciam antes inacessíveis. Transforma-te em Cubus quando mais precisares, seja para levantar materiais pesados, apanhar lâmpadas voadoras ou até para vencer uma queda de braço. Cada planeta peixe é representado como uma obra de arte encantadora, cheia de pequenos detalhes.

Este jogo adorável saiu no dia 28 de Janeiro para a PS4, Xbox One, Nintendo Switch, PC (via Steam) e Google Stadia.

7 – ENCODYA

Trata-se de um outro jogo point-and-click indie que se situa num futuro cyberpunk distópico. Desenvolvido pela Chaosmonger Studio e publicado pela Assemble Entertainment, Encodya decorre em 2062 numa nova Berlim, Tina é uma órfã com apenas nove anos de idade. No entanto, ela não está sozinha, SAM-53 é o seu amigo robô… conhecido por ser um pouco desastrado. Juntos passam os dias num abrigo improvisado em cima de um telhado.

Nova Berlim é uma grande cidade ocupada por tecnologia e mega corporações corruptas. Ao longo dos tempos, Tina aprendeu a viver de forma autónoma, procurando pequenas regalias nas lixeiras para garantir a sua sobrevivência. SAM está sempre presente e preparado para protegê-la. Contudo, a jovem eventualmente descobre que o seu pai lhe tinha deixado o seu plano de salvar o mundo da escuridão. Em conjunto com Sam, Tina parte em aventura por várias realidades que envolvem criaturas robóticas e seres humanos de estranha natureza.

Explora este mundo futurista 2.5D que incluí 2 personagens jogáveis. Os puzzles são gerados de forma aleatória, atribuindo uma experiência única com grandes desafios. Muitos Easter Eggs e segredos estão à tua espera! As cutscenes, a arte e a trilha sonora prometem tornar a atmosfera do jogo ainda mais real. Conhece mais de 30 personagens secundárias, cujas conversas de diálogo desenrolam-se em várias opções. Além disto, tens mais de 100 locais detalhados por onde explorar.

O que irão Tina e Sam descobrir? Encodya foi lançado a 26 de Janeiro para PC, Linux e Mac OS.

8 – ATELIER RYZA 2: LOST LEGENDS & THE SECRET FAIRY

A continuar a história de Atelier Ryza: Ever Dakness & the Secret Hideout, Atelier Ryza 2 decorre 3 anos após os seus eventos. Ryza reúne-se novamente com os seus amigos, naquilo que vai ser uma aventura de despedidas e novas amizades, à medida que tenta encontrar um grandioso tesouro. Desenvolvido e publicado pela KOEI TECMO GAMES, Ryza foi a única do seu grupo de amizades a ficar na ilha, mas tudo muda ao receber uma carta que a informa sobre cinco ruínas que podem estar conectadas a lendas perdidas e a uma pedra preciosa. Com isto, a protagonista viaja até Royal Capital, Ashra-am Baird.

Novas ações podem ser desbloqueadas! Ryza pode agora mergulhar, trepar paredes através de plantas, encolher-se por lugares estreitos e utilizar cordas mágicas para viajar por diversas áreas. Enfrenta os teus adversários num sistema de batalha tático em tempo real, vai alternando entre várias personagens e as suas skills, utilizando os itens certos para teres sucesso em combate.

Progride com as tuas habilidades para teres acesso a novas áreas dentro das ruínas míticas e das masmorras escondidas. Utiliza novos sistemas de synthesis, incluindo o “Linkage Synthesis“, em que os itens são colocados em ciclos materiais que servem para facilitar a aprendizagem da synthesis a novos jogadores e auxiliar os mais experientes a criar itens personalizados. Mistura os itens do “Evolution Link” para criar outros totalmente novos!

Durante a sua jornada, Ryza também vai ganhar um novo amigo fiel, uma criatura misteriosa chamada Fi que gosta de expressar as suas emoções, apesar de não conseguir falar.

Que nova aventura estará reservada para Ryza e os seus amigos? Atelier Ryza 2 saiu no dia 26 de Janeiro para a PS5, PS4, Nintendo Switch e PC (via Steam).

9 – GODS WILL FALL

Gods Will Fall é um jogo de ação dungeon crawler, desenvolvido pela Cleaver Beans e publicado pela Deep Silver. O domínio tortuoso dos deuses sobre a humanidade já dura há demasiado tempo. Estas divindades são cruéis e exigem ser veneradas cegamente através de um juramento de lealdade por todos os humanos. Quem não se submeter a esta vontade, sofrerá uma morte angustiante. Vive os desafios de oito guerreiros que tentam lutar contra o domínio divino sobre a humanidade. Todas as pessoas capazes de lutar e que estão submetidas a esta brutalidade serão convocadas para formar um grupo de heróis que irá confrontar as legiões de feras que habitam nos reinos de cada um dos deuses.

Consoante a tuas decisões na história, podes ver os teus guerreiros a tornarem-se lendas ou ver as suas vidas transformadas em cinza. Descobre os segredos de cada deus antigo ao explorares os seus covis perigosos. Lacaios irão fazer de tudo para defender as suas divindades, cada lugar será diferente e mais mortal que o anterior… Os teus guerreiros podem surgir em vários tamanhos e equipados com uma arma exclusiva, escolhe o teu próximo herói com cuidado e fortalece-o com habilidades.

No mundo normal podes apreciar um ambiente tranquilo e um terreno deslumbrante. Contudo, por trás dos portais antigos, encontra-se um mundo construído a partir do sofrimento humano.

És a última esperança da humanidade, luta ou deixa-te vencer. Este jogo foi lançado a 29 de Janeiro para a PS4, Xbox One, Nintendo Switch, PC e Stadia.

Lê mais:  TinyBuild | 4 Novos indies imperdíveis que acabam de ser revelados

10 – DISJUNCTION

Um RPG de ação stealth, estilo cyberpunk, situado no submundo distópico de Nova Iorque em 2048. Desenvolvido pela Ape Tribe Games e publicado pela Sold Out, após a detenção de um importante líder de comunidade, Nova Iorque fica num estado caótico. Suspeitas e alegações percorrem pela cidade, enquanto uma droga perigosa conhecida por “shard” espalha-se pelo submundo. Vive uma história reativa e interconectada entre três personagens que tentam descobrir a verdade sobre uma conspiração que irá mudar o destino de Nova Iorque.

Acompanha estas três narrativas, onde as tuas ações têm consequências determinantes. Escolhe o teu estilo de jogo: podes optar por combates rápidos e brutais ou uma abordagem silenciosa através de ataques não letais. Utiliza tecnologia futurista para teres acesso a upgrades cibernéticos e aumentares as habilidades das personagens, evolui o ramo destes upgrades para o lado furtivo ou utiliza-os para aumentar a força letal dos teus ataques. Encontra kits de melhoramento para alcançares o teu máximo potencial.

Faz frente a adversários em combates frenéticos, desaparece do radar através de técnicas de distração e muito mais! A maneira como reages às situações podem ter consequências drásticas para o futuro de Nova Iorque, pensa bem em quem escolhes matar ou poupar. O mundo está a ser alvo de crises económicas, desastres ambientais e desequilíbrio social. Nos Estados Unidos, isto levou a uma urbanização massiva com uma agitação civil cada vez maior. As taxas de criminalidade arrebentaram a escala! Os governos e as autoridades tentam impedir o crime, mas em vão…

Arrasa com fações ou convence-as a serem tuas aliadas, o destino está nas tuas mãos. Disjunction saiu no dia 28 de Janeiro para a PS4, Xbox One, Nintendo Switch e PC (via Steam).

Menções Honrosas:

BLACKSMITH OF THE SAND KINGDOM

Assume o papel de um ferreiro da corte e aventura-te pelo Reino de Areia neste RPG de fantasia e aventura! Desenvolvido pela Rideon e publicado pela KEMCO, Muspelheim é uma nação selvagem e repleta de deserto, também conhecida por “Reino de Areia”. Volker, é filho de um ferreiro que sempre sonhou tornar-se aventureiro e ferreiro da corte. Contudo, na sua jornada, ele acaba por envolver-se na Guerra de Muspelheim.

Explora masmorras, ao mesmo tempo que partes rochas para obteres materiais e saqueias monstros poderosos. Cria equipamentos de alta qualidade para os poderes utilizar ou vender na tua loja. Conhece os cidadãos de Muspelheim, cada um pode ser encontrado em locais diferentes: tens a enfermaria, a taverna, uma loja, uma arena e muito mais!

Encontra outros membros do grupo na Guilda e realiza os seus pedidos para avançares com a história principal e ganhares recompensas. Escolhe o melhor grupo e equipamento para saíres vencedor das batalhas, podes optar por entre 14 classes que atribuem uma personalização total à tua personagem!

O ferreiro está prestes a começar a sua aventura… Blacksmith of the Sand Kingdom foi lançado a 7 de Janeiro para a PS4, Xbox One, Nintendo Switch, PC (via Steam), android e iOS.

SWORD OF THE NECROMANCER

É um RPG de ação dungeon-crawler com elementos Rogue-like, em que podes reviver os adversários derrotados para torná-los teus aliados. Desenvolvido pela Grimorio of Games e publicado pela JanduSoft com a Game Seer Ventures, Tama fica responsável por acompanhar a sacerdotisa Koko durante a sua peregrinação. Contudo, durante a viagem, Koko acaba por morrer e Tama transporta o corpo para a cripta do Necromante. Segundo certas lendas, o lugar possui o poder proibido da necromancia, o que permite trazer os mortos de volta à vida.

Ajuda Tama a salvar Koko, utilizando os poderes da Espada do Necromante. Transforma os teus inimigos em companheiros de luta e tenta chegar às profundezas da masmorra. Derrota guardiões e ganha poder de alma suficiente para ressuscitar a sacerdotisa. Cada arma tem diferentes efeitos e atributos, devido ao sistema de geração de armas procedimental. Luta através de um sistema de batalha fluído que envolve combate frente-a-frente, utilizando várias armas e relíquias, assim como a invocação de monstros para ações e ataques especiais. Eleva o nível da tua personagem, combatendo adversários e atualizando as suas estatísticas. Melhora o desempenho do teu pequeno exército de monstros para ganhares ainda mais batalhas.

Quando Tama morre, ficas cada vez mais perto do Necromante. Poderás perder as tuas armas e monstros equipados, mas manterás metade do nível. Em certos momentos, também terás a opção de sair da masmorra, perdendo todo o teu progresso de nível, mas mantendo o equipamento. Utiliza o Frasco de Homunculus para criar uma cópia da tua personagem e jogar com um amigo em modo co-op local.

Descobre a verdade sobre o passado de Tama e Koko! O que estarias disposto a fazer para trazer de volta alguém que amas? Este RPG saiu no dia 28 de Janeiro para a PS4, Xbox One, Nintendo Switch e PC.

ORANGE CAST

Entra no papel de um soldado de elite que embarca numa jornada audaz por toda a galáxia. Orange Cast é um jogo de ação espacial, de tiro em terceira pessoa, que foi desenvolvido pela Team Rez e publicado pela Valkyrie Initiative. Descobre planetas extraterrestres, protege colónias e torna-te o primeiro a aventurar-se diante ao desconhecido!

Cada planeta tem a sua própria fauna e flora, descobre novas dimensões na galáxia e sobrevive a ambientes perigosos. Desafia um inimigo secreto que esconde a sua presença na escuridão deste universo. Experiencia combate rápido e recompensador, em que podes utilizar e combinar diferentes estilos de armamento, o protagonista também possui habilidades especiais que podem ser personalizadas.

Protege a humanidade ao enfrentares adversários inteligentes, derrota bosses ameaçadores e equipa-te com várias armas que incluem lança-chamas, fuzis, espingardas, pistolas e lançador de granadas. Aprecia a vista do espaço com uma banda sonora profunda e desfruta desta história imprevisível que possui uma grande reviravolta!

Orange Cast foi lançado a 21 de Janeiro para PC (via Steam).

E assim chegamos ao fim de mais uma edição dos Jogos do Mês! Finalmente, os títulos indie tiveram espaço para respirar, tendo em conta que estes últimos meses foram alvo de tantos jogos Triplo-A. Quais são os jogos da listagem que chegaste a experimentar? E qual deles foi o teu favorito? Deixa a tua resposta nos comentários!

Até breve, potatos!