Jogos do Mês | Edição de Julho 2021

O mês de Julho já passou, o que significa que os Jogos do Mês estão de volta para reunir as melhores novidades! A Nintendo Switch esteve em alta com os lançamentos do Pokémon UNITE e da versão HD de The Legend of Zelda: Skyward Sword. Passados 14 anos de espera, Neo: The World Ends with You finalmente fez a sua estreia para dar continuidade ao seu antecessor, e Monster Hunter Stories 2: Wings of Ruin vai acrescentar novas peripécias a este universo spin-off de Monster Hunter.

Não percas estes e outros mais títulos nos Jogos do Mês!

1 – POKÉMON UNITE

A famosa saga está de volta, em formato MOBA, com o novo Pokémon UNITE! Desenvolvido pela TiMi Studios e publicado pela The Pokémon Company, começa a tua aventura na ilha Aeos! Uma energia poderosa nesta Ilha faz com que os Pokémon fiquem mais fortes, fornecendo-lhes habilidades aprimoradas, devido a isto Treinadores de todo o mundo viajam até à ilha para aproveitar o poder da energia em Unite Battles competitivas.

Antes das batalhas, escolhe um Pokémon! Independentemente do seu elemento, cada Pokémon experienciará um crescimento gigante e até evoluirá durante a batalha. Recorre a estas mecânicas nunca antes vistas, exclusivas das Unite Battles! Participa em batalhas entre equipas de 5 elementos que incluem ação rápida e estratégias inteligentes.

Duas equipas com cinco Pokémon cada… quem será capaz de marcar a pontuação máxima dentro do tempo limite? Selecciona os movimentos que os Pokémon podem aprender e os itens que seguram na batalha, existem mais de 15 itens, por isso só tens de encontrar a combinação perfeita para os movimentos dos teus Pokémon.

Derrota Pokémon selvagens para subires de nível e reúne energia de Aeos. Deposita essa energia nas balizas rivais e acaba com os Pokémon da equipa adversária para evitares que marquem pontos! Trabalha em conjunto com os membros da tua equipa e defende a tua zona-alvo para aumentares as oportunidades de vitória.

Recompensas no jogo irão desbloquear peças de vestuário holográficas para que os teus Pokémon possam lutar em estilo! Joga em qualquer lugar, com amigos e Treinadores de todo o mundo, graças ao sistema de multiplataformas entre a Nintendo Switch e as versões móveis!

Pokémon UNITE foi lançado gratuitamente a 21 de Julho para a Nintendo Switch, sendo que em Setembro estará disponível para outros aplicativos móveis.

2 – NEO: THE WORLD ENDS WITH YOU

Neo: The World Ends with You é a tão esperada sequela para The World Ends with You, desenvolvido pela Square Enix juntamente com a h.a.n.d. e publicado pela Square Enix. Era apenas mais um dia aparentemente normal em Shibuya… ou, pelo menos, era assim que o Rindo pensava até encontrar um pin misterioso e ver-se envolvido no denominado “Jogo dos Reapers”. Apanhado no meio de uma batalha psíquica, uma rapariga sinistra aparece diante Rindo e dá-lhe as boas-vindas ao jogo.

Com alguma hesitação, Rindo e o seu amigo Fret acabam por alinhar, convencidos de que um simples jogo não poderia ser nada de grave. No entanto, não demora muito até eles aperceberem-se de que as suas vidas corriam risco… Rindo e a sua equipa, os “Wicked Twisters”, devem lutar contra outras equipas durante uma semana para sobreviver!

Coloca as tuas habilidades psíquicas à prova enquanto combates nas ruas grandiosamente ilustradas e cheias de estilo de Shibuya. Colecta e utiliza centenas de habilidades para enfrentares ameaças surreais. Os inimigos comuns chamam-se “Ruído”, representando emoções negativas que ganharam vida.

A comparar com o primeiro jogo da série, Neo é um título completamente 3D que inclui um novo elenco de personagens. Ataca oponentes com habilidades psíquicas, utilizando mais de 300 pins disponíveis e fazendo diferentes combinações para criar ataques poderosos.

É impossível saber como a história se vai desenrolar… Investiga o mundo ao teu redor e vence o “Jogo dos Reapers”! Este novo título saiu no dia 27 de Julho para a Nintendo Switch e PS4, algures este ano também ficará disponível para PC.

3 – MONSTER HUNTER STORIES 2: WINGS OF RUIN

Monster Hunter Stories 2: Wings of Ruin é a sequela para o spinoff desta série RPG, de estratégia por turnos, que traz novas aventuras ao universo de Monster Hunter! Desenvolvido pela Capcom e a Marvelous, e publicado pela Capcom, torna-te um Rider e cria laços com monstros amigáveis, conhecidos como Monsties, para que estes lutem ao teu lado neste conto épico. Tudo começa com o desaparecimento em massa de Rathalos ao redor do mundo…

Tu és o neto de Red, cujo Monstie era o Guardião Ratha, o protetor da Ilha de Hakolo. Ao saíres para ganhares experiência enquanto Rider, encontras Ena, uma rapariga Wyveriana que conheceu Red. Para proteger o ovo misterioso que o Guardião Ratha lhe confiou, vocês decidem deixar a ilha juntos. Desse ovo nasce um lendário Rathalos de asas pequenas, mas corre o rumor que um ser dessa espécie tem a capacidade de provocar o caos no mundo, se os seus poderes destrutivos despertarem. Será este Rathalos o perigoso monstro das lendas?

Com o objectivo de proteger o Razewing Ratha, atravessa inúmeras terras e encontra-te com várias personagens coloridas, tanto aliadas como inimigas! Durante as tuas viagens, vais deparar-te com ovos de Monsties que, depois de chocados, podem ser criados para se tornarem companheiros fiéis. Forma laços com os teus Monsties para poderes recorrer às suas habilidades valiosas em combate. Explora paisagens vibrantes que possuem distintos climas e características, visitando vilas e abrigos que transbordam vida.

Em determinadas ocasiões, os aliados que recrutas podem dar-te uma mãozinha no combate. Com até três personagens ao teu lado, as probabilidades de venceres melhorarão rapidamente. Trabalha em co-op ou desafia amigos em modos multijogadores!

Será que o teu vínculo especial com estes monstros trará esperança ou destruição? Monster Hunter Stories 2: Wings of Ruin foi lançado a 9 de Julho para PC e Nintendo Switch.

4 – CHERNOBYLITE

Chernobylite é um novo RPG de terror vindo do estúdio The Farm 51, os mesmos criadores de Get Even, e publicado pela All in! Games SA. Participa nesta experiência que combina ficção científica, exploração livre e uma narrativa não linear. Todas as tuas escolhas possuem consequências que se podem manifestar logo no momento ou muito posteriormente.

Joga como um fisicista, um dos ex-funcionários do centro nuclear de Chernobyl, 30 anos após a catástrofe, o protagonista ainda luta com os demónios do seu passado… Investiga o misterioso desaparecimento da sua noiva e tenta descobrir os segredos perturbantes da zona de contaminação. Explora uma bela e incrivelmente detalhada recriação da cidade de Chernobyl, contudo mantêm em conta que vai ser difícil sobreviveres sozinho, neste contexto, os residentes da zona são a chave para progredires pela história!

Constrói a tua equipa e cuida dos teus aliados para contares com o seu apoio, mas sempre com um pé atrás. Se falhares em manter relacionamentos poderás fazer mais inimigos do que amigos. Prepara-te para a missão final, tomando decisões face a novos desafios imprevisíveis… Companheiros poderão morrer, recursos acabar e uma patrulha inesperada poderá encontrar-te. No entanto, estes não serão os únicos perigos! Seres sobrenaturais vão estar à espreita no escuro à espera de uma única oportunidade.

Decide qual é a melhor abordagem! Ataca frontalmente adversários, elimina-os furtivamente ou escapa sem deixar rasto. Expande as tuas hipóteses de sobrevivência, fazendo modificações em armas, utilizando ferramentas e construindo dispositivos avançados na tua base. Melhora as tuas habilidades para reunir o máximo de informação sobre eventos passados, o que encontrares poderá afectar as tuas escolhas futuras… ou dar vontade de mudar as anteriores.

Lê mais:  Jogos PT | O estúdio português Doomers Inc. apresenta Anything but Dark

Após ter estado em Early Access desde 2019, este jogo saiu no dia 28 de Julho para PC, com as versões PS4 e Xbox One a surgirem mais tarde este verão.

5 – F1 2021

Sê bem-vindo ao F1 2021, o mais recente sucessor à série do Campeonato Mundial de Fórmula 1, desenvolvido pela Codemasters e publicado pela Electronic Arts. Começa a tua empolgante experiência com o novo modo de história “Braking Point”, que inclui corridas épicas, drama fora da pista e cinemáticas impressionantes. Pela primeira vez, poderás viver o modo carreira com a opção de ecrã dividido para dois jogadores, colabora com o teu amigo enquanto companheiro de equipa ou compete com ele enquanto rival.

Com o modo “Real-Season Start”, podes saltar para uma carreira em qualquer corrida de temporada que já tenha acontecido, adoptando as classificações de piloto em tempo real daquele ponto no tempo. Vive o sonho com o modo “My Team”, em que podes criar um piloto e a tua própria equipa, escolher um patrocinador, personalizar o teu carro, ampliar as instalações e conduzir o teu rumo à glória.

A Fórmula 2, o maior espaço de treinos para a Fórmula 1, também está incluída, com opções para ajustar a duração das temporadas. Compara e contrasta os condutores de F1 e F2 com os novos sistemas de classificações! Compete online em vários modos multijogador, podes testar as tuas habilidades em corridas sociais, conduzir casualmente em corridas não classificadas, criar os teus campeonatos ou participar em eventos semanais.

F1 2021 foi lançado a 13 de Julho com a sua versão Deluxe e em 16 de Julho a edição Standard foi lançada para a PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series X e PC.

6 – SAMURAI WARRIORS 5

Após 7 anos de espera, um novo Samurai Warriors finalmente chegou como um reboot para a série, em que as histórias e as personagens do primeiro jogo foram completamente recriadas. Desenvolvido pela Omega Force e publicado pela Koei Tecmo, tens aqui um jogo hack and slash de acção táctica que volta ao período Sengoku.

Samurai Warriors 5 conta com uma nova história, visuais significativamente melhorados, oficiais warriors adicionais, acções evoluídas e lutas melhoradas que retratam um profundo drama entre os estados combatentes. O jogo tem em foco as vidas dos oficiais militares mais proeminentes deste período, Nobunaga Oda e Mitsuhide Akechi, de modo a retratar uma versão mais intensa desta era, desde o fim da Guerra Ōnin até ao Incidente em Honnōji.

Um total de 27 Samurai Warriors entram em conflito! Oficiais como Nobunaga Oda e o daimyō Yoshimoto Imagawa receberam novos designs de alta qualidade. Além disto, novos oficiais como Toshimitsu Saitō, um lacaio de Mitsuhide Akechi, bem como o ninja Kōga Mitsuki juntam-se à batalha. Volta a desfrutar da “emoção de lançar os inimigos pelo ar”, pela qual a série é conhecida, fazendo uso de distintas tácticas de combate.

Tens o novo Hyper Attack que permite atravessares uma grande distância enquanto atacas inimigos; e o Ultimate Skill, um conjunto de habilidades que podem ser utilizadas ​​para continuar combos, regenerar o Musou Gauge, atordoar inimigos ou dar uma sequência de golpes. Novos modos, acções e animações foram adicionadas, de modo a tornarem as lutas ainda mais impressionantes!

Depois de ter sido lançado apenas no Japão, este título saiu mundialmente no dia 27 de Julho para a PS4, Xbox One, Nintendo Switch e PC.

7 – DEATH’S DOOR

Death’s Door é um RPG de acção e aventura 3D, desenvolvido pela Acid Nerve e publicado pela Devolver Digital. Coloca-te na pele de um corvo que se encarrega de colher as almas das pessoas falecidas e choca num relógio, esta rotina pode parecer secante… mas tudo fica mais interessante quando a alma atribuída ao corvo é levada por um estranho ladrão. Encontra-o e tenta recuperar a tua alma num reino intocado pela morte, que é composto por criaturas gananciosas que enganam o ciclo da vida e subsistem muito mais além do que é expectável.

Utiliza armas corpo-a-corpo, flechas e magia para enfrentar todo o tipo de bestas e semideuses. Obtêm vantagens, personalizando as estatísticas do corvo, e dominando as habilidades e actualizações recebidas. Explora um mundo lindamente sombrio, repleto de habitantes extravagantes e múltiplos ​​segredos, à medida que trazes esperança para as personagens que encontras.

Rastreia e derrota tiranos colossais que possuem as suas próprias histórias e interesses. Descobre a verdade por de trás do fluxo das almas, o papel dos Corvos e a origem das Portas.

Death’s Door foi lançado a 20 de Julho para PC (via Steam) e Xbox Series X.

8 – CRIS TALES

Cris Tales é uma carta de amor indie aos JRPG’s clássicos que traz uma nova perspectiva, desenvolvido pela Dreams Uncorporated e SYCK, e publicado pela Modus Games. Observa o passado, toma decisões no presente e vê como as tuas escolhas mudam o futuro. Descobre uma combinação única de histórias ramificadas e combate inovador com animações 2D, desenhadas à mão, que dão vida a um mundo com mais de 20 horas de jogabilidade.

Junta-te à Crisbell, uma maga do tempo recém-despertada, e aos seus companheiros num mundo de fantasia que segue rumo a um futuro sombrio. A poderosa Imperatriz do Tempo e as suas forças ameaçam provocar uma catástrofe que irá destruir Crystallis e os outros quatro reinos da região. Para impedir os seus planos e reescrever o futuro da terra, embarca numa viagem pelos reinos, encontrando e recrutando aliados poderosos para ajudar na luta.

Aprende a controlar as habilidades e a magia de Crisbell para superar inimigos poderosos. Domina o combate estratégico por turnos, transportando os teus inimigos para o passado ou futuro, de maneira a alterar as suas características. À medida que os poderes de Crisbell crescem, terás que fazer escolhas com consequências em tempo real para as personagens que encontras. Sobe a bordo de uma aeronave ou barco e atravessa este mundo único.

Descobre e desfaz o plano complexo da Imperatriz, chegando ao verdadeiro final do conto! Este título saiu no dia 20 de Julho para a PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series X, PC, Nintendo Switch e Google Stadia.

9 – THE LEGEND OF ZELDA: SKYWARD SWORD HD

The Legend of Zelda: Skyward Sword já chegou com a sua versão remaster HD! Desenvolvido pela Tantalus Media e publicado pela Nintendo, sobrevoa os céus e testemunha as origens da Master Sword, num conto que se divide em dois mundos. Junta-te a Link, um jovem cavaleiro, que terá de realizar uma enorme jornada para salvar a sua amiga de infância, Zelda.

À medida que o destino de Link vai tomando forma, um lorde maquiavélico organiza um plano que envolve ressuscitar uma antiga força do Mal… Voa entre as ilhas flutuantes e desce ao mundo da superfície, revivendo a história que dá início à cronologia de The Legend of Zelda. Em cada região da superfície existe uma masmorra repleta de inimigos, tesouros e puzzles para colocar à prova a tua coragem. Aprende os fundamentos de combate, melhorando itens, descobrindo armas e explorando os perigos adiante.

Lê mais:  Metroid Dread | Novo trailer revela um misterioso e poderoso inimigo

Joga de duas formas diferentes! Agita a espada e protege-te com o escudo facilmente graças aos controlos por movimento; ou utiliza-os pela primeira vez com os botões. Os movimentos de Link irão corresponder ao ângulo de cada golpe que fizeres com o Joy-Con, criando um combate mais envolvente, enquanto que o controlo por botões proporcionam uma experiência mais tradicional.

Com o majestoso Loftwing, Link pode obter uma visão panorâmica da superfície e do céu, antes de saltar. O Loftwing também surge como uma figura amiibo, juntamente com Zelda, para te ajudar a viajar rapidamente para o céu a partir de qualquer lugar no jogo e dar-te a possibilidade de voltares a esse mesmo lugar na superfície.

The Legend of Zelda: Skyward Sword HD foi lançado a 16 de Julho, em exclusivo para a Nintendo Switch.

10 – THE GREAT ACE ATTORNEY CHRONICLES

The Great Ace Attorney Chronicles é uma edição definitiva que reúne os títulos Adventures e Resolve, dois jogos de novela visual repletos de aventura e mistério! Desenvolvido e publicado pela Capcom, esta versão surge com áudio em inglês e japonês, um modo de história com avanço automático, todos os episódios e vestuário DLC, e uma galeria de jogo.

Envolve-te no dramático, cativante e divertido mundo das deduções, enquanto encontras provas e participas em batalhas nos tribunais com o advogado amador, Ryunosuke. A ação decorre no Japão e em Londres no final do século 19, e cada título apresenta cinco episódios de mistérios criminais para resolver.

Junta-te a Ryunosuke Naruhodo, antepassado do protagonista clássico da série, Phoenix Wright. Descobre os segredos por de trás de uma conspiração criminal internacional, resolvendo um caso antigo e enfrentando uma série de julgamentos desafiantes. No decorrer de cada caso, fala com testemunhas; examina pistas e tenta perceber os planos maliciosos por de trás de cada crime, antes de prosseguires para tribunal. Quando chegares lá, ouve depoimentos, interroga as testemunhas e apresenta as tuas provas.

Solta um “OBJECÇÃO!” quando reconheceres que tens os factos e as evidências necessárias para contradizer as alegações da acusação e provar a inocência do teu cliente. O jogo também inclui uma opção de assistência, caso a investigação não chegue a lado nenhum.

Luta pela justiça nos tribunais em plena era vitoriana! Esta colectânea saiu no dia 27 de Julho para a PS4, Nintendo Switch e PC (via Steam).

Menções Honrosas:

TRIBES OF MIDGARD

Tribes of Midgard é um novo RPG de ação e sobrevivência multijogador, no qual deverás resistir à invasão de gigantes durante o Ragnarök. Desenvolvido pela Norsfell e publicado pela Gearbox Publishing, monstros lendários ameaçam trazer o fim do mundo, conhecido como Ragnarök, e cercam Midgard.

Torna-te no derradeiro Viking e salva a tua aldeia que cobre a Semente de Yggdrasil, o último bastião que protege os Deuses dos outros Reinos. Forma uma tribo de 10 companheiros que vai ajudar-te a reforçar as defesas da aldeia e a procurar tesouros num vasto reino. Recolhe recursos para criar novas armas e fica apostos para defender o centro sagrado de Midgard das sombras sombrias de Helheim, que atacam o seu poder para cumprir uma antiga profecia apocalíptica.

Joga com os pontos fortes de classes de personagens únicas, bem como armadura e armamento personalizáveis. Utiliza habilidades poderosas e prepara defesas de aldeia inteligentes para dar aos teus inimigos algumas surpresas desagradáveis. Junta os teus amigos no modo co-op online ou coloca o teu talento Viking à prova sozinho em vários modos de jogo. Participa em eventos sazonais e enfrenta desafios para desbloqueares novas formas de progressão e recompensas para utilizares em jogo.

Tens um reino nórdico brilhante para descobrir! Descobre masmorras, bestas lendárias e constrói em qualquer lugar enquanto explora terras criadas de forma processual​​.

Tribes of Midgard foi lançado a 27 de Julho para a PS4, PS5 e PC (via Steam).

THE ASCENT

The Ascent é um RPG de acção shooter, solo e cooperativo, ambientado em Veles, um mundo cyberpunk lotado. Desenvolvido pela Neon Giant e publicado pela Curve Digital, a megacorporação à qual todos pertencem acabou de entrar em colapso.

Bem-vindo à arcologia do Grupo The Ascent, uma metrópole corporativa independente que se estende até o céu e que se encontra repleta de criaturas de toda a galáxia. Tu jogas como um operário, escravizado pela empresa que é dona de todas as pessoas. Um dia, és apanhado subitamente num vórtice de eventos catastróficos. O Grupo The Ascent é encerrado por razões desconhecidas e a sobrevivência do teu distrito está ameaçada. Pega em armas e embarca numa nova missão para descobrir a origem de tudo.

Explora o mundo de Veles, sozinho ou com até três amigos, para descobrir o que aconteceu. Tens a opção de jogar o modo cooperativo local ou online! A tua ascensão através da arcologia te levará aos inimigos mais impressionantes, mas também a alianças inesperadas. Conhece novos aliados e oponentes, enquanto exploras o vasto e próspero mundo em busca de saque, desde os distritos mais pobres até aos círculos dos mais ricos.

Personaliza totalmente a aparência e o software cibernético da personagem jogável para se ajustar ao teu estilo de jogo. Atribui novos pontos de habilidade conforme sobes de nível e experimenta melhoramentos para eliminar adversários de várias maneiras criativas. Faz mira baixa ou alta, troca de armas e equipa dispositivos letais, aproveitando os ambientes destrutíveis a teu favor, enquanto continuas ajustando as tuas tácticas em novos inimigos.

A tua ascensão começa agora. Será que conseguirás sobreviver? Este título saiu no dia 29 de Julho para a Xbox One, Xbox Series X e PC.

BLASTER MASTER ZERO 3

Blaster Master Zero 3 marca o seu regresso para dar uma conclusão épica à saga de Jason. Desenvolvido e publicado pela INTI CREATES, trata-se de um jogo de acção explosiva e aventura 2D que traz de volta as típicas características sidescrolling e perspectiva top-down.

Embarca no tanque de batalha G-SOPHIA SV e explora o mundo no modo de visão lateral ou vai para as profundezas de várias masmorras a pé no modo top-down, tudo isto enquanto assumes o papel de Jason! No jogo anterior, Jason e a sua parceira Eve finalmente chegam ao planeta Sophia, após uma longa jornada pelo espaço. No entanto, uma nova ameaça já estava à espreita… à espera que estes chegassem.

Sem aviso, Jason e Eve foram atacados, capturados e separados pelos militares do planeta, a Força Sophia. Neste novo título, Jason escapa da base da Força Sophia, a bordo do seu tanque de batalha, e começa a sua busca por Eve. Jason possui agora o poder de cruzar dimensões! Com o novo “sistema VRV”, aventura-te pelo espaço superdimensional e conquista áreas complicadas, utilizando o poder da “reversão” como guia.

Desfruta de uma maior flexibilidade de combate com o novo sistema de medidor SP duplo do G-SOPHIA SV! O sistema de nível das armas foi totalmente renovado e dá acesso a 5 tipos de armas, sempre que aumentas o seu poder e sobes o nível. Reage facilmente a ataques de longo e curto alcance, utilizando o novo Sistema Multi-Contador!

Abre caminho através de legiões de mutantes nesta aventura cheia de novas experiências! Blaster Master Zero 3 foi lançado a 29 de Julho para a PS4, Xbox One, Xbox Series X, Nintendo Switch e PC.

Chegamos assim ao fim do nosso Top 10! Já experimentaste alguns destes jogos? O que achaste deste novo Pokémon? Menciona tudo nos comentários!

Até à próxima Potatoes!

Desde infância que sempre tive uma grande paixão por todo o tipo de videojogos, não consigo passar sem as minhas playstations e adoro explorar todas as aventuras que estas me oferecem. Para além disto, adoro escrever sobre o meu hobby e de partilhá-lo com muitas outras pessoas. Espero que gostem do meu contéudo!