Jogos do Mês | Edição de Junho 2021

No mês de Junho vários exclusivos vieram para arrasar como é o caso de Ratchet & Clank: Rift Apart e Mario Golf: Super Rush. Lembras-te do Dreams para a Playstation? Bem… agora também podes criar os teus próprios jogos na Nintendo Switch com o Game Builder Garage. No meio disto tudo, a indústria dos videojogos portuguesa também esteve em alta com o lançamento de Out of Line, uma autêntica obra de arte criada pelo estúdio dos Nerd Monkeys.

Fica a descobrir mais sobre estes títulos e outros mais com os Jogos do Mês!

1 – RATCHET & CLANK: RIFT APART

Ratchet e Clank estão de regresso em grande! Ratchet & Clank: Rift Apart foi desenvolvido pela Insomniac Games e publicado pela Sony Interactive Entertainment, dando continuidade aos eventos de Ratchet & Clank: Into the Nexus. Salta entre dimensões, enquanto enfrentas o imperador cruel Dr. Nefarious que está determinado a conquistar todos os mundos transdimensionais… e a dimensão do Ratchet e do Clank é a próxima!

Tenta impedir o colapso da tua dimensão a todo o custo, abrindo o teu caminho com um arsenal de novas armas que incluem a Pistola de Pressão, o Aspersor e a Bomba Estilhaçadora. Ratchet e Clank são separados logo desde início, tenta reuni-los enquanto conheces um novo rosto da série. Rivet é uma lobax guerreira de outra dimensão que está igualmente determinada a eliminar o vilão robótico e acabar com os seus planos maquiavélicos.

Joga com o Ratchet ou a Rivet, sendo que cada um tem as suas próprias habilidades e armas. Neste caso, Ratchet carrega uma chave-inglesa com múltiplas funções, e a Rivet possui um braço robótico acompanhado por um martelo super poderoso. Explora novos mundos e pula entre dimensões alternativas de localizações clássicas, num abrir e fechar de olhos, graças aos carregamentos rápidos do SSD.

Pronto para explorar vários universos? Ratchet & Clank: Rift Apart foi lançado a 11 de junho em exclusivo para a PlayStation 5.

2 – GAME BUILDER GARAGE

Sempre quiseste ser um game dev, mas nunca soubeste por onde começar? Game Builder Garage é um jogo de programação visual que te permite criar vários tipos de jogos de forma divertida e memorável. Desenvolvido e publicado pela Nintendo, realiza os teus próprios jogos que podem inserir-se nos géneros Jogador Versus Jogador, rolagem e inclinação, destruição alienígena, plataforma 3D, mistério, corrida e muito mais!

Vai aprendendo os passos sobre a lógica da programação para criares jogos e partilhá-los com o resto do mundo! Através do teu ID de jogo, outras pessoas podem experimentar as tuas obras e perceber como é que as fizestes.

Os Nodon são personagens divertidas que representam vários blocos de entrada, saída e lógica de um jogo. Por exemplo, estes podem orientar a ação de uma personagem, tocar uma música de ambiente e até controlar a gravidade. Junta vários tipos de Nodon à tua tela de programação para dares mais vida ao teu jogo!

Enquanto Bob apresenta-te aos Nodon e guia-te na criação de jogos, Alice irá colocar os teus conhecimentos à prova com alguns desafios. Revê e a amplia os teus conhecimentos, fazendo experiências com o teu jogo para acrescentares mais alguns toques pessoais.

Experimenta o modo Free Programming para soltares a tua criatividade, podes começar do zero ou mexer com um dos jogos já criados, adicionando desenhos e música com as ferramentas de edição. Tens também a opção de unir vários jogos para dares origem a algo muito maior… Diverte-te, aprende e inspira-te!

Este título saiu no dia 11 de Junho como um exclusivo Nintendo Switch.

3 – MARIO GOLF: SUPER RUSH

Junta a tua família e amigos em Mario Golf: Super Rush! Um novo título de Super Mario que conta como o sétimo jogo para a série de Mario Golf, após Mario Golf: World Tour. Desenvolvido pela Camelot Software Planning e publicado pela Nintendo, joga golfe com as personagens clássicas do Mushroom Kingdom numa grande variedade de campos coloridos.

Sobe na classificação no modo de história, selecionando uma das tuas personagens favoritas, cada uma com os seus próprios pontos fortes e técnicas especiais. Descobre o teu estilo de jogo com vários modos divertidos e reúne até quatro jogadores via local ou online. Dos modos disponíveis, estão incluídos o Standard Golf; o Speed Golf e o Solo Challenge, mas a destacar estão os modos RPG Golf Adventure, em que podes trazer a tua personagem Mii e melhorar a sua reputação enquanto aluno de golf, e o Battle Golf, em que o primeiro jogador a evitar os obstáculos e a conseguir com que a bola entre nos três buracos sairá vencedor!

Pega no taco, quer dizer no Joy-Con, e acerta na bola utilizando os controlos de movimento. Basta apontares a bola em direção a uma trajetória, escolheres a potência da tacada e fazeres o teu lance! Alguns dos campos que te vão colocar à prova são o Ridgerock Lake, um curso ventoso com penhascos e um lago; Balmy Dunes, um curso desértico com dunas de areia e montanhas; e o Wildweather Woods, um curso florestal composto por chuvas e trovoadas.

Mario Golf: Super Rush foi lançado a 25 de junho em exclusivo para a Nintendo Switch.

4 – GUILTY GEAR STRIVE

Guilty Gear Strive é o mais recente título da série Guilty Gear, dando continuidade aos eventos de Guilty Gear Xrd e uma conclusão à história de Sol Badguy. Desenvolvido e publicado pela Arc System Works, trata-se de um jogo de luta PvP com gráficos que variam entre 2D e 3D, sendo que o estilo artístico e as animações foram melhoradas para um patamar de qualidade elevado.

Novas mecânicas de jogo foram implementadas para que iniciantes possam aprender rapidamente os controlos essenciais, mas mantendo uma jogabilidade profunda e criativa que os fãs mais experientes tanto adoram. Novas adições incluem uma mecânica de quebrar paredes que permite abordagens de combate mais emocionantes. Existem modos de jogo diferentes, a destacar um jogo online divertido intitulado “rollback netcode”. Vive a emoção da batalha, sendo que todos os confrontos contam uma história única!

Luta até chegares ao confronto final com o That Man, o responsável por toda a destruição do mundo. Junta-te a Sol Badguy, ao seu rival Ky Kiske, e a um elenco inicial de 15 personagens únicas. Estas personagens foram completamente renovadas e outras novas juntam-se ao elenco como Nagoriyuki e Giovanna. Desfruta de uma banda sonora agitada, à base de heavy metal e rock, composta pelo criador da série e músico, Daisuke Ishiwatari.

A história de Guilty Gear já anda a ser contada há mais de 20 anos e agora o destino de cada personagem vai chegar a uma conclusão! Qual será o final que os aguarda? Este jogo saiu no dia 11 de junho para PlayStation 4, PlayStation 5 e PC.

5 – NECROMUNDA: HIRED GUN

Necromunda: Hired Gun é um jogo de ação e aventura indie que se insere no universo de Warhammer 40,000. Desenvolvido pela Streum On Studio e publicado pela Focus Home Interactive, experiencia este FPS de ritmo acelerado, situado nos confins mais sombrios de Underhive, no planeta Necromunda.

Esta cidade é famosa por ser um lugar de guerra sem lei, onde milhões morrem todos os dias. Torna-te um mercenário contratado, mergulhando num mar de crime e corrupção, à medida que descobres uma conspiração que envolve um gangue poderoso. Por um preço decente, aceita contratos de várias facções que te permitem eliminar os gangues e mutantes mais conhecidos… Tens um grande arsenal ao teu dispor e com as atualizações certas podes derrotar os teus alvos em menos de nada!

O teu arsenal inclui várias armas, granadas, lâminas e outras artilharias mortais. Fortalece o teu corpo com partes biónicas personalizáveis ​​para poderes correr nas paredes e pular abismos, entretanto o teu gancho permite uma travessia mais rápida e ágil pelos enormes ambientes industriais de Underhive.

Lê mais:  Playstation Showcase 2021 | Transmissão é já na próxima semana!

Avança de nível conforme vais coletando recompensas e utiliza mecânicas stealth para o teu benefício, esgueirando-te de inimigos para evitares ser detetado. O teu maior companheiro de luta, o cão cyber-mastiff, consegue vigiar, farejar e eliminar adversários em troca de guloseimas, possuindo também a sua própria árvore de habilidades.

Conseguirás sobreviver à caça? Necromunda: Hired Gun foi lançado a 1 de Junho para PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series X e PC.

6 – DUNGEONS & DRAGONS: DARK ALLIANCE

Dungeons & Dragons: Dark Alliance é um jogo de ação hack-and-slash, desenvolvido pela Tuque Games e publicado pela Wizards of the Coast, considerado um sucessor espiritual para Baldur’s Gate: Dark Alliance II. Junta-te a esta batalha explosiva que inclui combate em tempo real e um modo co-op dinâmico.

Joga com heróis icônicos de Dungeons & Dragons e convida até três amigos para enfrentares monstros cruéis, ganha equipamentos poderosos e desbloqueia novas habilidades para superares todo o tipo de desafios. Gigantes do gelo e dragões vagueiam pelo Icewind Dale, enquanto os exércitos invasores do mal ficam cada vez mais poderosos. Quatro heróis devem resistir aos ataques das criaturas e defenderem-se contra as trevas.

No modo single-player, podes escolher uma das quatro personagens para controlares e trocares quando quiseres. Entre estes heróis distintos, tens o Drizzt, Wulfgar, Catti-brie e Bruenor, cada um possuindo o seu próprio estilo de jogo e habilidades personalizáveis. Completa missões e derrota bosses persistentes para teres acesso a novas capacidades e equipamentos que te permitem enfrentar desafios mais complicados.

Liberta combos devastadores ao derrotares monstros imparáveis… o jogo irá colocar-te contra algumas das criaturas mais difíceis de Dungeons & Dragons. A destacar estão os Gigantes de Frost, Beholders e os White Dragons. Explora o mundo frio e perigoso de Icewind Dale, enquanto defendes a tua terra natal de gigantescos exércitos de monstros.

Achas que estás apostos para o desafio? Dark Alliance saiu no dia 22 de Junho para PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series X e PC.

7 – OUT OF LINE

Out of Line é um jogo de puzzle e plataforma 2D side-scrolling que retrata as aventuras de San, um menino que se encontra preso numa fábrica controlada por uma entidade sinistra. Desenvolvido pelo estúdio português Nerd Monkeys e publicado pela Hatinh Interactive, acompanha San na sua missão para tentar escapar da fábrica, que outrora tinha sido o seu lar.

Pega na lança e salta para esta narrativa cheia de mistério, cujo mundo é revelado ao longo de vários capítulos e em dezenas de puzzles maravilhosos. Ajuda San a coletar grandes memórias e a resolver quebra-cabeças para desenterrar os fragmentos da sua identidade e descobrir o verdadeiro significado da liberdade. O jogo possui níveis únicos com um estilo de arte pintado à mão, explora e interage com os ambientes, aprendendo a obter a ajuda preciosa de personagens extraordinárias.

Aprende a dominar a mecânica da lança que é a chave para resolveres quebra-cabeças complexos, seja acertar em interruptores, escalar paredes ou parar a maquinaria para abrir novos caminhos. Descobre a história envolvente de San e faz a tua própria interpretação desta aventura excecional.

Out of Line foi lançado a 23 de Junho para PC, sendo que a 7 de julho estará disponível na Nintendo Switch. Eventualmente também sairá para a Xbox One e PS4.

8 – SNIPER GHOST WARRIOR: CONTRACTS 2

Sniper Ghost Warrior: Contracts 2 marca a entrada mais desafiante da série, introduzindo alvos para abater a mais de 1 Km de distância. Desenvolvido e publicado pela CI Games, assume o papel de Raven, um assassino de sniper, que está disposto a aceitar novos contratos numa região do Médio Oriente, situada nas fronteiras entre Líbano e Síria.

Tens nas tuas mãos uma missão que parece à partida impossível, envolvendo derrubar uma grande organização criminosa e garantir que esta paga pelos crimes que cometeu. Este jogo é um novo desafio para os veteranos da série, pois exige um novo nível de habilidade, foco e precisão. Elimina vários alvos, misturando combate corpo-a-corpo e tiros de longo alcance. Desempenha decisões táticas para evitares alertar os inimigos e superares uma variedade de desafios ao longo da campanha. Domina uma experiência de atirador especializada com uma ampla seleção de armamento, baseada em equipamento militar realista.

Explora vastos terrenos detalhados e, quando não tiveres outra escolha, luta pelo teu caminho para a segurança em combate aberto. Ao todo, tens 5 mapas distintos para explorar com 21 novos contratos e várias missões secundárias para completar. O título traz novas otimizações visuais, FPS atualizados e um motor de jogo melhorado. Realiza assassinatos furtivos ultra-realistas, com gráficos detalhados, graças à câmara de bala.

Os riscos nunca foram tão altos… Este título saiu no dia 4 de Junho para a PS4, Xbox One, Xbox Series X e PC, sendo que estará disponível a 31 de Dezembro para a PS5.

9 – ALEX KIDD IN MIRACLE WORLD DX

Alex Kidd in Miracle World DX está de regresso num remake com um novo formato visual e detalhes nunca antes vistos! Desenvolvido pela Jankenteam e publicado pela Merge Games, revive este clássico de plataformas ao lado de novos modos, níveis, controlos e recursos.

Desde a sua primeira aparição em 1986 com Alex Kidd in Miracle World. O icónico Alex Kidd retorna novamente para quebrar pedras, coletar moedas e enfrentar bosses! Redescobre todos os níveis do título original, bem como níveis completamente novos que expandem a tradição de Alex Kidd, e apresentam novos tipos de veículos e inimigos. Experimenta o Miracle World com novas animações, gráficos de alta-definição e melhorias de jogabilidade.

Além de incluir todas as lutas boss da versão Master System no modo Clássico, o modo Boss Rush dá-te a oportunidade de experienciar a ação dos bosses sem parar e reviveres as lendárias batalhas de pedra, papel e tesoura. Enfrenta os lendários Gooseka, Chokkina, Parplin e Jankenthe Great num combate mais intuitivo com mecânicas de luta aprimoradas.

Pula diretamente para a nostalgia dos anos 80, característica do clássico original. Com o simples toque de um botão ativa o Modo Retro! A qualquer altura durante o jogo, seja em que nível for, podes alternar entre os gráficos melhorados HD e uma recriação do estilo 8 bits.

Além disto, o jogo possui uma grande variedade de faixas de música reinventadas, bem como faixas remasterizadas do jogo clássico original! Destrói o maligno Jankenthe Great e resgata o povo de Radadaxian de uma vez por todas…

Alex Kidd in Miracle World DX foi lançado a 22 de Junho para a PS4, Xbox One, Nintendo Switch e PC.

10 – FINAL FANTASY VII REMAKE INTERGRADE

Intergrade é uma versão alargada e reimaginada do mundo espetacular de Final Fantasy VII Remake! Desenvolvido e publicado pela Square Enix, trata-se de um bundle que inclui o jogo base e o novo episódio INTERmission que apresenta Yuffie como personagem principal, trazendo um novo arco narrativo e muitas outras novidades para os jogadores.

Joga com Yuffie Kirasagi, uma ninja Wutai que acaba de marcar a sua chegada a Midgar. A jovem Yuffie, juntamente com outro agente de Wutai, tem de se encontrar com os membros da Avalanche para progredir com a sua missão de se infiltrar no edifício da Shinra Electric Power e roubar a materia mais poderosa da companhia.

Experiencia Midgar com texturas, iluminação e ambientes de fundo melhorados. Além disto, podes personalizar o teu desempenho, alternando entre dois modos: o “Graphics Mode” que dá prioridade à imagem com resolução 4K e o “Performance Mode” que dá prioridade à ação a 60 frames por segundo constantes.

Intergrade também possui um modo de fotografia personalizável, em que podes captar e partilhar momentos memoráveis do jogo. Algumas funcionalidades do DualSense permitem desfrutares de batalhas imersivas, utilizando o comando com a sua capacidade de reação tátil.

Lê mais:  Xbox Game Pass | 24 títulos apresentados na E3 que sairão day one no Gamepass, vê aqui quais!

Conhece novas personagens e bosses, aventurando-te como nunca na cidade de Midgar! Caso já possuas Final Fantasy VII Remake para a PS4, versão física ou digital, e tenhas uma PS5, podes transferir gratuitamente a atualização do INTERmission para a PS5. Este bundle saiu no dia 10 de junho para a PS5.

Menções Honrosas:

THE ELDER SCROLLS ONLINE: BLACKWOOD

Blackwood é um grande capítulo para The Elder Scrolls Online: Gates of Oblivion que inclui mais de 30 horas de novo conteúdo! Desenvolvido pela Zenimax Online Studios e publicado pela Bethesda Softworks. Está na hora de cumprires o acordo com o Príncipe da Destruição, investigando uma conspiração em que todos os caminhos levam até ao reino das Deadlands.

Das paredes da cidade imperial de Leyawiin, para a Floresta Niben e os pântanos sombrios de Shadowfen, viaja pela misteriosa região de Blackwood e descobre todo o enredo que se centra em Daedric. Recebe companhia para as aventuras com o novo sistema de Companions, outras novidades incluem Rockgrove, um novo desafio de 12 jogadores; eventos do novo mundo, os Portais do Esquecimento e muito mais!

Blackwood é uma experiência definitiva de Elder Scrolls que inclui o jogo base e outros capítulos como Greymoor, Elsweyr, Summerset e Morrowind. Cercada pela terra Argoniana e província Imperial de Cyrodiil, a região de Blackwood é ocupada pela influência de Daedric, enquanto o seu povo luta para sobreviver. Os Imperadores Longhouse fizeram um pacto com Mehrunes Dagon, o Príncipe da Destruição, e devido a isto toda a Tamriel está sob ameaça! Desvenda estes esquemas diabólicos, impedindo que Tamriel caia nas garras de Daedric.

Adquire seis novos conjuntos de equipamentos poderosos, colecionáveis, conquistas e itens! The Elder Scrolls Online: Blackwood foi lançado a 1 de Junho para PC/Mac e Stadia, e a 8 de Junho para PS4 e Xbox One.

SCARLET NEXUS

Scarlet Nexus é um RPG de ação, baseado na adaptação anime, desenvolvido pela Bandai Namco Studios e Tose, e publicado pela Bandai Namco Entertainment. Num futuro distante, um hormônio psiônico foi descoberto no cérebro humano, concedendo poderes extra-sensoriais às pessoas. Entretanto, mutantes enlouquecidos, conhecidos como os “Outros”, começaram a descer dos céus.

Altamente resistentes aos métodos convencionais de ataque e sedentos por cérebros humanos, medidas extremas tiveram que ser tomadas para combater esta ameaça. Aqueles com habilidades extra-sensoriais elevadas, conhecidos como psiônicos, seriam a única chance de combate, e por isso estes indivíduos foram procurados e recrutados para a Força de Supressão de Outros (OSF), a última linha de defesa da humanidade.

Apresentando uma história dupla, começa a tua aventura com Yuito Sumeragi, um novo recruta oriundo de uma família prestigiada que pretende se tornar um psiônico de elite como aquele que o salvou quando era criança, ou então com Kasane Randall, a misteriosa batedora cujos poder e habilidades lhe atribuíram uma grande notoriedade entre os OSF. Utiliza habilidades psicocinéticas, levantando, quebrando e lançando destroços do ambiente para aumentar os teus combos de ataque e devastar inimigos hostis.

Os poderes podem ser atualizados através do “mapa do cérebro”, que serve como árvore de habilidades. Cada companheiro de equipa tem os seus próprios poderes de combate que podem ser adquiridos pelos protagonistas por meio de uma habilidade chamada “ligação cerebral”. Explora e protege New Himuka, uma cidade futurista que combina inspirações de anime clássico e ficção científica ocidental.

Este RPG saiu no dia 25 de Junho para a PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series X e PC.

NINJA GAIDEN: MASTER COLLECTION

Ninja Gaiden: Master Collection reúne três jogos de ninja intensamente furiosos em um só pacote! Desenvolvido e publicado pela KOEI TECMO GAMES, Ninja Gaiden Sigma, Sigma 2 e Razor’s Edge 3 estão de volta para trazer-te a mesma diversão e ação veloz que tão bem te recordas. Estas novas versões incluem melhoramentos a nível gráfico, correndo com resolução 4K e uma média de 60 FPS’s.

Para além do Ryu Hayabusa, podes jogar com quatro personagens femininas clássicas, a Ayane, Rachel, Momiji e Kasumi. Cria uma equipa com os teus elementos favoritos e troca a tua personagem jogável durante as batalhas. As protagonistas incluídas neste título são as mesmas das versões originais, e as personagens jogáveis e os cenários variam consoante cada título. Praticamente todos os modos de jogo e DLC’s lançados anteriormente estão incluídos nesta coleção.

Cada uma das personagens terá uma variedade de roupas diferentes por onde escolher, permitindo que desfrutes de batalhas cheias de ação ao estilo que mais preferires.

Ninja Gaiden: Master Collection foi lançado a 10 de junho para PS4, Xbox One, Nintendo Switch e PC (via Steam).

SEA OF ROSES

Sea of Roses é um jogo de exploração colorido que se centra na jornada de Marion, em que podes realizar escolhas e controlar o rumo do seu destino! Desenvolvido pelo estúdio português Crescent Tea Studios e publicado pela Jennifer Ann’s Group. Um dia, Marion acorda no seu sótão, sem memória de ter adormecido lá, e apercebe-se que uma desconhecida está a viver em sua casa.

Apesar da vila parecer-lhe familiar, algo não está certo… e as pessoas são lhe totalmente estranhas. Ajuda Marion a explorar este novo mundo misterioso, enquanto ela reconsidera o seu passado e procura o seu noivo. Encontra um elenco de personagens coloridas e prestáveis, utilizando as habilidades de exploração para desvendar as histórias dos novos amigos de Marion.

A vila de Seallea é um lugar belíssimo e pacífico com uma variedade de áreas desenhadas à mão. A Marion pode optar como responder às personagens, afetando a forma como ela encara o mundo à sua volta, o que irá determinar as suas experiências, as suas memórias desbloqueadas e até o seu desfecho final.

Sea of Roses está repleto de conteúdo escondido para encontrares! O sistema Tales of Seallea permite verificares qual o conteúdo que ainda está em falta, e regressares ao jogo para procurares todos os diferentes eventos e experiências que Seallea contêm!

Desvenda o segredo que envolve o aparecimento de Marion neste mundo mágico! Este jogo indie adorável saiu no dia 29 de Junho para PC (via Steam).

CHIVALRY 2

Chivalry 2 é um jogo de combate em primeira pessoa para vários jogadores, inspirado em batalhas cinematográficas épicas. Desenvolvido pela Torn Banner Studios e publicado pela Tripwire Interactive, trata-se da sequela para Chivalry: Medieval Warfare. Participa na ação dos momentos icónicos da era medieval, desde espadas em choque, a tempestades de flechas flamejantes, a cercos de castelos, e muito mais!

Serás um guerreiro heroico ou um assassino impiedoso? Tu é que decides! Luta sem parar ao lado dos teus amigos e domina campos de batalha enormes de 64 jogadores. O sistema de combate corpo-a-corpo foi renovado para ser mais rápido e fluído, oferecendo uma ampla variedade de opções criativas e de personalização para que possas aperfeiçoar o teu estilo de jogo. Equipa-te com várias armas medievais que incluem marretas, espadas longas, machados de batalha e arcos e flechas.

Escolhe o teu estilo de jogo com 4 classes e 12 subclasses, cada uma com suas próprias armas e habilidades únicas. Vivencia conflitos de grande dimensão em ambientes característicos da época, desde recintos de torneios a cercos de castelos em escala real.

Com o cross-play podes entrar em batalha com os teus amigos em qualquer plataforma! Chivalry 2 foi lançado a 8 de Junho para a PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series X e PC.

E assim chegámos ao fim de mais uma edição dos Jogos do Mês! Qual foi o jogo que te chamou mais à atenção? Já agora, também tiveste algum anúncio favorito durante a E3? Partilha tudo nos comentários… e até breve, potatoes!

Desde infância que sempre tive uma grande paixão por todo o tipo de videojogos, não consigo passar sem as minhas playstations e adoro explorar todas as aventuras que estas me oferecem. Para além disto, adoro escrever sobre o meu hobby e de partilhá-lo com muitas outras pessoas. Espero que gostem do meu contéudo!