Março foi um mês em que podes respirar de alívio, devido à ausência de grandes lançamentos. Bem, pelo menos com a excepção de Monster Hunter Rise! No entanto, se procuras um boa aventura co-op, tens títulos como It Takes Two e Balan Wonderworld. Preferes antes explorar um meio mais rural? Então também recomendamos Story of Seasons: Pioneers of Olive Town e Harvest Moon: One World.

Descobre outros jogos fantásticos nesta edição dos Jogos do Mês!

1 – MONSTER HUNTER RISE

Rise é um aclamado RPG de ação que serve como o sexto instalamento para a série Monster Hunter, seguindo vários elementos introduzidos pelo seu predecessor Monster Hunter: World. Desenvolvido e publicado pela Capcom, tal como em títulos anteriores, em Monster Hunter Rise assumes o papel de um simples caçador. Explora paisagens deslumbrantes inspiradas no Japão antigo, aniquilando monstros ferozes e fabricando armas potentes a partir dos materiais recolhidos.

A descoberta de um monstro lendário marca o regresso de uma catástrofe que ameaça Kamura Village. Aprende a aperfeiçoar as tuas técnicas de caça para impedir que esta povoação fique totalmente devastada! Estas criaturas são demasiado perigosas, por isso é melhor estudares bem os seus ataques padrão para perceberes qual é a melhor abordagem.

Enfrenta criaturas temíveis como o Magnamalo ou os conhecidos Tigrex e Mizutsune, sendo estes apenas alguns daqueles que estarão à tua espera. Ao longo do jogo, tens acesso a 14 armas únicas e a uma nova ferramenta, intitulada Wirebug, que te permite deslocar pelo ar e executar enormes ataques ao assumires o controlo de monstros. Pela primeira vez, Monster Hunter Rise apresenta-nos o Palamute, um animal que pode carregar-nos durante as viagens, escalar penhascos e realizar ataques contra monstros, em conjunto com Palico.

Em Rise, tens o modo multiplayer local e online que permite juntar até quatro caçadores num só grupo. Os modos single-player, nos quais podes caçar com ambos os teus companheiros Palico e Palamute, e os modos online, em que podes selecioná-los individualmente. Além disto, Rise introduz Rampage, um modo de sobrevivência em que os jogadores devem defender a vila-base de vários monstros atacantes.

Monster Hunter Rise foi lançado a 26 de Março, em exclusivo para a Nintendo Switch. Uma versão para PC está a ser a desenvolvida e tem estreia prevista para inícios de 2022.

2 – IT TAKES TWO

Entra nesta aventura maravilhosa que envolve It Takes Two, um jogo de ação e plataforma co-op, onde a união e o amor faz a força! Desenvolvido pela Hazelight Studios e publicado pela Electronic Arts, convida um amigo ou o teu par romântico a jogar gratuitamente através do Remote Play Together e trabalhem em conjunto para ultrapassar vários obstáculos divertidos. Controla um casal distante, o Cody e a May, dois humanos que são transformados em bonecos por um feitiço. Ambos devem trabalhar em conjunto, com a ajuda do livro mágico – Dr. Hakim, para consertarem a relação e regressarem ao mundo real.

Descobre uma história comovente e sincera sobre os desafios da boa convivência, ajudando Cody e May a superar as suas incompatibilidades. Presos num mundo fantástico e extremamente imprevisível, estes têm que ajudar-se mutuamente a conquistar todo o tipo de barreiras. Momentos hilariantes estarão à tua espera: pilota um par de cuecas, sê DJ num clube noturno ou desliza de trenó dentro dum globo de neve mágico!

Domina habilidades únicas que estão conectadas à história e ao tema do nível. Por exemplo, num nível, Cody ganha a habilidade de voltar atrás no tempo, enquanto May se pode replicar. Os jogadores precisam de utilizar essas habilidades para progredir, completando também todo o tipo de minijogos.

Para além do modo co-op, It Takes Two possuí modo online de ecrã dividido. Vê se consegues salvar este relacionamento fraturado!

Esta aventura para dois saiu no dia 26 de Março para PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series X e PC.

3 – CRASH BANDICOOT: ON THE RUN

On The Run é um jogo de corrida infinita mobile que foi desenvolvido e publicado pela King juntamente com a Activision. Ajuda Crash Bandicoot e a sua irmã Coco a salvar o multiverso! Mantêm ambos correndo, saltando e deslizando em pistas cheias de obstáculos. O Dr. Neo Cortex começou a roubar gemas para ativar portais que direcionam a diferentes locais do mundo e do tempo, para que ele e os seus lacaios, incluindo adversários clássicos como o Dingodilo, Scorporilla, Nitrus Brio e Fake Crash, possam dominar o multiverso. Estes vilões foram enviados para assumirem controlo das dimensões, Crash e Coco devem derrotá-los, recuperar as joias e devolver a paz ao mundo.

Personaliza Crash e Coco com visuais e habilidades incríveis! Começa com os seus visuais clássicos e vai desbloqueando outros que te vão dar acesso a troféus, bónus, modificadores e até uma Máscara Aku Aku! Constrói e melhora a base de Bandicoot, utilizando peças para construir laboratórios de armas, algumas a destacar são as Bombas Nitro, Armas de Raio Glaciais e uma Grande Bazuca. Escolhe os teus visuais e armas, tendo em conta os prémios que pretendes receber e os inimigos que vais enfrentar. O arquipélago Wumpa é bastante vasto, realiza corridas loucas nas Ruínas do Templo, na Floresta das Tartarugas, na Cidade Perdida e muito mais! On The Run possui um modo multijogador separado, onde podes competir com amigos ou unir forças em troca de grandes prémios.

Empurra os vilões de volta às suas dimensões para impedir o plano maquiavélico de Dr. Neo Cortex! Crash Bandicoot: On The Run foi lançado a 25 de Março para android e iOS.

4 – MAQUETTE

Maquette é um jogo de aventura e puzzle indie, desenvolvido pela Graceful Decay e publicado pela Annapurna Interactive. O jogo situa-se num mundo recursivo de perspetiva em primeira pessoa, em que cada acção numa mesa é recriada exteriormente numa área maior. Devido a isto, todos os edifícios, plantas e objetos podem ser minúsculos mas, ao mesmo tempo, incrivelmente enormes.

Combinando o elemento da perspetiva de Superliminal e o estilo artístico de M.C. Escher, Maquette possibilita distorcer recursivamente o próprio mundo ao teres uma habilidade que te permite transformar, por exemplo, uma pequena chave numa potencial ponte colossal.

Ao caminhares para o centro do mundo, irás sentir-te como um gigante em relação às próprias paredes e edifícios. Contudo, ao afastares-te, irás começar a ficar minúsculo enquanto tudo à tua volta fica maior… isto ao ponto de pequenas rachas no chão tornarem-se abismos que podem transportar-te para outro mundo.

Em Maquette, vais conhecer uma história de amor sobre duas pessoas que crescem mutuamente ao lado uma da outra. Explora os problemas do dia-a-dia que envolve esta relação moderna, onde por vezes os problemas mais pequenos podem transformar-se em obstáculos insuperáveis…

Este jogo de puzzle saiu no dia 2 de Março para a PS4, PS5 e PC.

5 – MONSTER JAM STEEL TITANS 2

Monster Jam Steel Titans está de volta com a sua próxima sequela, prometendo trazer mais trucks, modos multijogador e novos mundos. Desenvolvido pela Rainbow Studios e publicado pela THQ Nordic, Monster Jam 2 junta tudo o que os fãs mais amaram no original! Os cinco mundos totalmente novos expandem-se neste universo, proporcionando exploração e descobertas infinitas para os jogadores.

Lê mais:  Team 17 | Worms Rumble Revelado para PlayStation e Steam!

Monster Jam Steel Titans 2 também oferece aspetos competitivos, desde corridas em estádios a competições de estilo livre e desafios de waypoints. Os jogadores podem desafiar amigos em todo o mundo com o novo multijogador online que vai até aos seis jogadores. O conjunto de trucks conta agora com 38 variedades, entre estes os mais reconhecidos na história do Monster Jam, incluindo o Megalodon, Higher Education, Sparkle Smash e Backwards Bob!

Os pilotos treinam no campo Crushmore e competem como profissionais em estádios para se tornarem campeões. Ao todo, tens 12 grandiosos estádios! Recria as tuas proezas favoritas como os Bicycles, Moonwalks, Cyclones, Power Outs e Back-Flips. Monster Jam 2 possui modos de jogo semelhantes ao mundo real e jogabilidade aperfeiçoada, desfruta de várias melhorias no que toca a físicas, carreira e exploração!

Monster Jam Steel Titans 2 foi lançado a 2 de Março para PS4, Xbox One, PC, Google Stadia e Nintendo Switch.

6 – STORY OF SEASONS: PIONEERS OF OLIVE TOWN

Pioneers of Olive Town é o próximo título para Story of Seasons, tratando-se de uma aventura de simulação de vida que oferece ainda mais liberdade. Desenvolvido pela Marvelous e publicado pela XSEED Games, sê bem-vindo a Olive Town! Uma vila costeira pacífica que foi estabelecida pelo teu avô e os seus amigos. Acabaste de deixar a algazarra da cidade para experienciares uma vida mais rural. No entanto, terás muito trabalho pela frente, pois a quinta foi acumulando vegetação ao longo dos tempos.

A vila pode ser pequena em tamanho, mas é o lar de várias personagens únicas. E apesar da vida correr bem para os seus habitantes, um pouco de turismo não seria nada mau… Reúne e processa materiais para atenderes todos os pedidos e melhorares as infraestruturas de Olive Town, atualizando ferramentas ou encomendando novas roupas e acessórios. Descobre a flora e a fauna desta península e desvenda os seus segredos. Continua o legado do teu avô, ao trabalhares com a terra para construíres uma quinta de sonho.

Limpa o terreno, repara instalações antigas e constrói aquilo que achares necessário. Melhora as tuas habilidades agrícolas e personaliza a tua propriedade com uma grande variedade de decorações. Explora terras fantásticas como jardins com estações fixas, uma ilha no céu e até o interior de um vulcão inativo! Participa nos festivais locais e observa a cidade a ganhar cada vez mais vida, à medida que desenvolves a tua quinta. Conhece os teus vizinhos em mais de 200 eventos únicos… quem sabe também não poderás encontrar o amor com alguém especial.

Pioneers of Olive Town saiu no dia 23 de Março como um exclusivo para a Nintendo Switch.

7 – EVIL GENIUS 2: WORLD DOMINATION

Evil Genius 2 é a sequência direta para o grande clássico de 2004, desenvolvido e publicado pela Rebellion Developments. Esta sequela é um constructor de covis espiões satírico, onde tu vais ser o cérebro do crime! Assume o controlo de um Génio do Mal e coloca o seu plano para conquistar a Terra em prática.

Ao todo, existem quatro génios para escolheres, cada um deles possuindo as suas próprias missões e especialidades. Entre estes estão a mestre ex-espiã Emma, o ex-membro criminoso Red Ivan, o viciado em ouro Max e a cientista Zalika. Constrói um dispositivo do Juízo Final às escondidas, enquanto operas um casino como cobertura. Testa este dispositivo em diferentes partes do mundo quando e sempre que quiseres.

Todos os vilões precisam de um covil em uma ilha, então escolhe o teu paraíso tropical e diferencia-a com a tua marca sinistra! Molda a estrutura interna deste esconderijo perigoso e constrói dispositivos maquiavélicos para os teus lacaios. À medida que progrides com o jogo, expande e treina a tua força de trabalho servil, sendo que cada lacaio possuí a sua personalidade e características. Cria especialistas com base nos seus pontos fortes para enviá-los em missões especiais em busca de ouro.

À medida que as tuas operações se expandem, vais começar a atrair a atenção das Forças de Justiça, que enviarão agentes para investigar e infiltrar a tua base. Complementa a tua força, pesquisando e desenvolvendo armadilhas para tramar estes agentes infiltrados.

Domina o mundo com a tua arma de destruição em massa!

Evil Genius 2: World Domination foi lançado a 30 de Março para PC via Steam.

8 – HARVEST MOON: ONE WORLD

One World é a mais recente entrada para a série Harvest Moon, um jogo RPG de aventura e simulação, desenvolvido pela APPCI e publicado pela Natsume. Gere uma quinta em constante expansão, enquanto exploras um mundo de aventuras, culturas diferentes e novas amizades.

Há algum tempo atrás, um mundo abundante em recursos floresceu sob a protecção da Deusa das Colheitas. Vários tipos de criaturas povoavam estas paisagens, enquanto frutas e verduras cresciam ao longo do ano. Contudo, o seu povo foi perdendo o respeito pela natureza e devido a isto a terra ficou perdida, juntamente com o poder da deusa. Será que alguém irá novamente revitalizar Bountiful Soil e trazer a Deusa das Colheitas de volta?

Antes que a Deusa desaparecesse, ela gerou um minúsculo Harvest Wisps com conhecimento sobre muitas sementes, de forma a que várias frutas e vegetais do mundo não se perdessem. As batatas são o único tipo de cultivo inicialmente, por isso utiliza o poder dos Harvest Wisps para desbloqueares mais sementes ao longo do jogo!

Cria e cuida de animais como vacas, ovelhas, camelos e até renas! Pega na forquilha e entra na vida agrícola, fazendo plantações e ganhando dinheiro. Viaja por cinco regiões únicas e interligadas para aprenderes técnicas agrícolas inovadoras. Ao longo da tua aventura, podes também fazer novas amizades, encontrar amor e formar uma família.

One World saiu no dia 2 de Março para a PS4, Xbox One e Nintendo Switch.

9 – BALAN WONDERWORLD

Balan Wonderworld é um jogo de plataforma e acção, desenvolvido Arzest com a Balan Company e publicado pela Square Enix. O jogo ocorre em Balan Theatre, um reino mágico e bizarro que aparece quando o coração perde o equilíbrio. Guiados pelo enigmático maestro Balan, as estrelas do espetáculo são Emma e Leo, duas crianças que vão numa jornada para descobrir o que é importante para elas. Explora doze mundos temáticos, inspirados nos corações de indivíduos problemáticos.

Ambas estas personagens têm as suas razões por estarem no Mundo das Maravilhas e só podem voltar ao mundo real quando recuperarem a harmonia dos seus corações. Os protagonistas também irão enfrentar Lance, um oponente de Balan, que consegue criar monstros da escuridão a partir daqueles que visitam Balan Theatre. Utiliza as habilidades especiais de trajes enquanto te aventuras nesta terra imaginária, ao todo, as estrelas do espetáculo podem vestir mais de 80 trajes coloridos! Estes trajes criam possibilidades infinitas: podes golpear os teus adversários, andar no ar, congelar o tempo, manipular objetos e muito mais!

Explora os cantos destes capítulos labirínticos para chegares ao centro de cada história, sendo que ao coletares itens podes avançares para outras áreas. Em cada capítulo, Leo ou Emma, navegam por um ambiente de caixa de areia, procurando áreas para itens coleccionáveis e resolvendo puzzles. Cada capítulo termina com uma batalha boss que varia de acordo com o tema do ambiente e da narrativa. Desfruta do modo co-op local para 2 jogadores, em que um jogador assume o papel de Leo e o outro de Emma. Combina habilidades com os trajes mágicos para abrires novos caminhos pelo Mundo das Maravilhas!

Lê mais:  PlayStation 4 | Actualização 8.00 já disponível!

Balan Wonderworld foi lançado a 26 de Março para a PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series X, Nintendo Switch e PC.

10 – LOOP HERO

Loop Hero é um RPG roguelike de cartas, desenvolvido pela Four Quarters e publicado pela Devolver Digital. O mundo está no seu fim… o Lich maligno acabou com o balanço da realidade através de um ciclo intemporal e colocou os seus habitantes num caos infinito. Cada expedição começa com um herói que volta a acordar e desafia-se a tentar reconstruir o mundo. Ao longo do caminho, este encontra-se com outros sobreviventes que o ajudam ou o atacam, num esforço de continuar a sua própria sobrevivência.

Os percursos são gerados aleatoriamente e nós mudamos o mundo ao jogarmos cartas místicas. Antes de iniciares a expedição, selecciona classes desbloqueáveis para o teu herói e novas cartas de baralho. Conforme matas inimigos, recebes cartas de terreno que permitem colocar vários recursos ao redor do teu herói. Posiciona estrategicamente todas estas cartas para criares o teu caminho e sobreviveres a inimigos cada vez mais difíceis. Encontra um equilíbrio entre as características das cartas para aumentares as tuas hipóteses de sobrevivência! Derrota criaturas ameaçadoras, ganhando loot mais forte para atualizares o teu equipamento e teres acesso a novas vantagens ao longo do caminho.

Ao completares cada circuito, tens a opção de voltar à tua base de partida original. Aproveita este momento para transformares os teus recursos em atualizações de acampamento e ganhar reforços valiosos. Se matares inimigos suficientes pelo caminho, um boss final aparecerá no ponto de saída. Se conseguires derrotá-lo com sucesso, a história progride… mas, se fores vencido, perdes maior parte dos teus recursos e és forçado a recomeçar do zero.

Será que consegues salvar o mundo e quebrar este loop de desespero?

Este novo jogo roguelike saiu no dia 4 de Março para PC, macOS e Linux.

Menções Honrosas:

SPACEBASE STARTOPIA

Spacebase Startopia é um jogo de estratégia com simulação espacial, desenvolvido pela Realmforge Studios e publicado pela Kalypso Media. Sê bem-vindo a Spacebase Startopia! És o novo comandante de uma estação espacial que já não é utilizada há 17 anos e tudo o que sabes é que és a única forma de vida racional no setor, pois o teu antecessor pelos vistos experienciou um encontro estranho com vermes aliens e foi assim visto pela última vez…

Para evitar que a história se repita, tens um grande desafio pela frente para criar um dos destinos de comércio e turismo mais atraentes do universo! Obtêm clientes e entretém oito raças alienígenas, ajuda a desenvolver mais setores e a fazer manutenção dos três convéns principais, isto de maneira a teres energia suficiente para os planos de melhoria global. Em Spacebase Startopia tens uma extensa campanha singleplayer que exigirá o máximo das tuas habilidades como Comandante da Base Espacial.

Cada um dos três convéns requererá muita capacidade de liderança e manutenção, tens o Sub Deck que contêm todas as salas vitais para a sobrevivência, o Fun Deck que se foca nos teus visitantes e a Bio Deck que fornece recursos suficientes para garantir a sobrevivência. Contudo, não estarás sozinho na estação espacial, existe um monte de criaturas inimigas em todos os outros setores! Prevalece contra os teus concorrentes, sabotando a sua economia ou atacando-os com unidades Mech num modo versátil de batalha.

Conduz o teu comércio e tem cuidado com piratas espaciais que estão ansiosos para invadir a tua estação. Além disto a tua assistente AI, a VAL, irá reagir a todas as tuas decisões e estará sempre ao teu lado a comentar a tua jornada, quer seja de maneira adorável ou num tom mais exigente. Spacebase Startopia também possuí um modo sandbox individualmente configurável e um modo multijogador co-op competitivo que vai até aos quatro jogadores.

Não esperes mais! Reúne forças para conquistar o espaço! Spacebase Startopia foi lançado a 26 de Março para a PS4, Xbox One, PC e macOS.

KAZE AND THE WILD MASKS

Kaze and the Wild Masks é um jogo de plataforma indie bastante desafiante, inspirado nos clássicos dos anos 90. Desenvolvido pela PixelHive e publicado pela SOEDESCO, aventura-te pelas Crystal Islands com a Kaze e regasta o seu amigo Hogo de uma maldição que espalhou o caos pelas ilhas. Enfrenta vegetais vivos furiosos, invocando as habilidades das Máscaras Selvagens que te permitem utilizar os poderes de quatro animais diferentes.

Escala paredes ferozmente como um tigre, voa os céus como uma águia, corre com a tenacidade de um lagarto e domina o mar como um tubarão. Descobre os segredos das Crystal Islands através de itens coleccionáveis e conquistas em mais de 30 níveis, com mais de 50 fases bónus. Revive as tuas memórias de infância de jogos de plataforma clássicos com jogabilidade de alta qualidade e arte pixelizada, desenhada frame a frame.

Abre caminho nesta experiência que pode ser suave e satisfatória, mas também altamente complicada! Além disto, podes desfrutar de mais de 25 faixas sonoras inspiradas na era dos 16 bits. Este jogo indie saiu no dia 26 de Março para a PS4, Xbox One, Nintendo Switch, Stadia e PC (via Steam).

DANDY ACE

Dandy Ace é um indie roguelike de ritmo acelerado, desenvolvido pela Mad Mimic e publicado pela NEOWIZ. Dandy Ace é um herói incrível que tem de sobreviver aos desafios de um palácio luxuoso, repleto de criaturas bizarras e bosses. Acompanha este mágico fabuloso que faz uso das suas cartas mágicas, enquanto luta e saqueia o seu caminho para derrotar Lele, uma ilusionista de olhos verdes que aprisionou-o num espelho amaldiçoado.

Enquanto batalhas num palácio em constante mudança, combina diferentes cartas que resultam em mais de mil possibilidades no que toca a estilo de jogo e poderes. Cada corrida oferece novos desafios e combinações, à medida que avanças cada vez mais perto de Lele. Encontra todas as cartas mágicas, reúne fragmentos e ouro, e obtêm ajuda dos teus assistentes e aliados inesperados. Esta experiência roguelike consiste em tentares e falhares sucessivamente até conseguires derrotar a ilusionista. Conforme progrides em cada corrida, tens acesso a itens especiais que tornam a tua personagem mais forte.

Em Dandy Ace podes esperar acção isométrica 2D com muito combate desafiante. Constrói o teu próprio arsenal de magia e explora a estética extravagante do jogo através da sua progressão não linear, realizando combos contra adversários únicos, de maneira a conseguires derrotar Lele e escapar do espelho amaldiçoado!

Dancy Ace foi lançado a 25 de Março para a PS4, Xbox One, Nintendo Switch e PC (via Steam).


Chegámos assim ao fim da listagem! O que achaste destes novos títulos? Se houve algum que se destacou mais para ti, não te esqueças de mencioná-lo nos comentários!

Vemo-nos em breve, Potatos!