Chegámos a um dos meses mais esperados para lançamentos! Temos grandes videojogos como o revolucionário Death Stranding, o novo Pokémon Sword / Shield e Star Wars Jedi : Fallen Order. O clássico Shenmue voltou com uma terceira sequela e o Just Dance 2020 já está disponível para transformares a tua sala numa autêntica discoteca. Muitos mais títulos incríveis estão à tua espera, por isso prepara a tua lista natalícia e começa a apontar os teus favoritos! Aqui vai o Top 10 de Novembro!

1 – DEATH STRANDING

Após a sua separação com a Konami, Hideo Kojima voltou em grande com Death Stranding! Trata-se do primeiro título desenvolvido pela Kojima Productions, publicado pela Sony Interactive Entertainment. Num futuro não muito distante, o nosso mundo é alvo de explosões que provocam reações catastróficas e trazem juntamente criaturas misteriosas.

Quando a raça humana parece estar nos seus fins, cabe a Sam Bridges percorrer paisagens danificadas para reconstruir e conectar a civilização, passo a passo. Death Stranding é um jogo de ação e aventura, implementando o novo género “Stranding”, que utiliza o modo multiplayer para cooperação sem necessitar da presença do outro jogador. O elenco conta com os actores Norman Reedus, Mads Mikkelsen, Troy Baker, Léa Seydoux e Lindsay Wagner.

Death Stranding foi lançado no dia 8 de novembro para PS4. Entretanto, já tem acesso previsto para Windows em 2020.

2 – STAR WARS JEDI: FALLEN ORDER

É o novo do jogo da Star Wars, enquadrado logo a seguir ao Episódio 3 – A Vingança dos Sith. Desenvolvido pela Respawn Entertainment e publicado pela Eletronic Arts. Após a Ordem 66 ter tentado dizimar a Ordem Jedi, Cal Kestis torna-se um dos únicos sobreviventes e consequentemente um fugitivo.

Com ajuda dos seus companheiros, o protagonista está determinado a descobrir mais sobre a Força e a restaurar a Ordem Jedi, antes que os Inquisidores o descubram. Completa o teu treino enquanto padawan, explora um mundo galáctico cheio de mistérios e utiliza a tua arma Jedi para combater adversários!

O jogo teve o seu lançamento no dia 15 de Novembro para PS4, Xbox One e PC.

3 – POKÉMON SWORD E SHIELD

São os dois jogos RPG que marcaram o início da oitava geração Pokémon! Desenvolvido pela Game Freak e publicado pela Nintendo. Captura e treina os teus Pokémon para venceres batalhas e conseguires o derradeiro título Mestre da Liga Pokémon! Desta vez a história decorre em Galar, uma nova região muito inspirada no Reino Unido.

Como starter pack, podes escolher entre os Pokémon Grookey; Sobble e Scorbunny. Neste jogo podemos contar com mais Pokémon lendários e os de nova geração que complementam alguns de gerações anteriores; o fenómeno Dynamax que torna Pokémon gigantes para batalhas épicas e o Curry Dex, um livro com mais de 100 receitas curry para cozinhares para os teus Pokémon. Também é importante mencionar que Galar engloba um nova wild region, onde podes reunir com outros treinadores e fazer raid battles contra Pokémon Dynamax!

Pokémon Sword / Shield saiu no dia 15 de Novembro exclusivo para Nintendo Switch.

4 – SHENMUE 3

Após muito tempo de espera, aqui temos este clássico tão desejado! Desenvolvido pela Neilo e Ys Net, o jogo foi publicado pela Deep Silver, resultante de uma grande angariação de fundos lançada no Kickstarter. Após os acontecimentos do seu predecessor, Shenmue 3 decorre nos finais dos anos 80, o jovem perito em artes marcais, Ryo Hazuki, viaja desde o Japão até à China determinado para encontrar Lan Din, o assassino do seu pai.

Entretanto, o protagonista conhece Ling Shenhua, uma rapariga enigmática que já vira antes em sonhos. Quando esta partilha a lenda da sua vila, Ryo vê os seus caminhos cruzados e ambos embarcam numa viagem para descobrir o elo que os une. Contudo, Lan Din marca a sua aparência acompanhado por Niao Sun, um novo adversário. Eleva as tuas habilidades para combates intensos; visita locais imersivos e resolve puzzles desafiantes! Shenmue 3 possuí uma história incrível que pode ser acompanhada mesmo para iniciantes da franquia, com a disponibilização de um filme especial que recapitula eventos dos jogos anteriores. A franquia Shenmue assume um lugar muito importante na indústria, por ser considerado a fonte original dos géneros RPG com mundo aberto, free-roaming e quick-time events. Por estas razões, o jogo é o must buy deste mês!

Shenmue 3 foi lançado no dia 19 de Novembro para PS4 e PC.

5 – MARIO & SONIC NOS JOGOS OLÍMPICOS: TÓQUIO 2020

Compete até ficares em número um no pódio com este novo instalamento de Mario & Sonic nos Jogos Olímpicos! Desenvolvido e publicado pela Sega, neste jogo de desporto podemos contar com modo história. Mario, Sonic, Bowser e Dr. Eggman são absorvidos para dentro de uma consola de videojogos que os leva a viajarem atrás no tempo para os anos 60, em Tóquio. Com isto, estes são obrigados a cumprirem desafios clássicos 2D dos Jogos Olímpicos para puderem regressar a casa. Entretanto no mundo actual, Luigi e os seus amigos têm que superar eventos desportivos e minijogos, de maneira a resgatar as quatro personagens.

Novos desportos foram adicionados como karaté, surf, escalada e skate! Também podes jogar as modalidades clássicas em ecrã dividido, multiplayer local, online competitivo e com Joy-Con. Escolhe entre várias personagens dos videojogos de Mario ou Sonic, cada uma com as suas habilidades particulares! Tudo a postos? Let the games begin!

O jogo saiu no dia 1 de Novembro no Japão e pouco depois na América do Norte, mas só ficou disponível em todos os países a 8 de Novembro. Mario & Sonic nos Jogos Olímpicos: Tóquio 2020 foi lançado para Nintendo Switch e em 2020 vai estrear em máquinas de arcada.

6 – NEED FOR SPEED: HEAT

A comemorar o 25º aniversário, foi lançando o vigésimo quarto instalamento da franquia Need For Speed. Desenvolvido pela Ghost Games e publicado pela Eletronic Arts. Joga no mundo aberto e colorido de Palm City, uma cidade fictícia de Miami, onde podes alternar entre o dia e a noite. Durante o dia, as corridas são legais e é uma boa maneira de ganhares dinheiro para upgrades, mas à noite… a polícia vai estar de olho em ti, quanto mais reputação obteres, mais estes tornam-se agressivos e a única solução é escapar!

O jogo vai possuir uma história que vai envolver diversas personagens. Ao todo, podemos contar com 127 carros novos personalizáveis e a adição de um Ferrari. Também podes coleccionar e decorar os teus veículos através da aplicação NFS Heat Studio e aplicá-los ao teu jogo principal. Apesar de Heat não possuir loot boxes, vai ter DLC’s que requerem pagamento.

Need for Speed: Heat saiu no dia 8 de Novembro para PS4, Xbox One e PC.

7 – SNIPER GHOST WARRIOR CONTRACTS

É um jogo de tiro electrónico, desenvolvido e publicado pela CI Games. Assume o papel de um assassino contratado e utiliza a tua sniper astuciosamente nos terrenos da Sibéria. Aceita novos contratos ou desafios bónus, que podem ser repetidos de múltiplas maneiras, em troca de prémios remunerados e upgrades.

O jogo também apresenta um novo modo Scope, que permite estares a uma distância realista dos teus adversários para puderes derrotá-los conforme o ambiente que os envolve.

Sniper Ghost Warrior Contracts foi lançado no dia 22 de Novembro para PS4, Xbox One e PC.

8 – TOKYO GHOUL: RE CALL TO EXIST

A popular anime vai finalmente ter um novo videojogo! Desenvolvido pela Three Rings e publicado pela Bandai Namco Entertainment. A guerra entre Ghouls e Investigadores continua em Tóquio. Que lado irás escolher? Independentemente, é lutar para sobreviver! Em ambos ao lados, podes escolher personagens com as suas próprias habilidades e armas.

Enfrenta combates estratégicos ao utilizar o teu Kagune ou Quinque, que podem ser especializadas ao longo do jogo. Desafia os teus amigos para partidas online de 4×4, uma metade em equipas Ghoul e a outra em Investigadores, enfrentado lutas ferozes para descobrir quem são os derradeiros vencedores! O jogo também promete reunir personagens das temporadas Tokyo Ghoul, Tokyo Ghoul √A e Tokyo Ghoul:re.

Tokyo Ghoul: re Call to Exist teve o seu lançamento no dia 14 de Novembro para PS4 e PC.

9 – BLACKSAD: UNDER THE SKIN

Trata-se de um jogo interactivo e aventura em 3D, adaptado da galardoada banda desenhada Blacksad. Desenvolvido pela Pendulo Studios e publicado pela Microids. Under The Skin ocorre em Nova Iorque nos anos 50, entre os eventos de Blacksad: Arctict Nation e Red Soul. Após o assassinato de Joe Dunn, proprietário de um clube de boxe, a sua filha Sofia assume o cargo e controla as despesas do clube. Entretanto, esta decide contratar John Blacksad para investigar o respectivo caso e rastrear Robert Yale, um dos lutadores do clube que está desaparecido desde a morte de Joe.

O jogo é de género point-and-click, onde as decisões que tomas com as personagens mudam o rumo da história. Quick-time events é outro elemento frequente durante conversas ou exploração de cenários. Características especiais podem ser manifestadas durante os processos de investigação, em que Blacksad pode utilizar os seus instintos felinos para abrandar tempo e procurar pistas com mais facilidade. Desfruta desta aventura sombria à estilo Noir, com mais de trinta personagens animalescas novas. No total, a narrativa pode resultar em 6 finais diferentes!

O lançamento oficial do jogo foi no dia 14 de Novembro para PS4, Xbox One, PC e macOS. Em 10 de Dezembro está planeado sair para Nintendo Switch.

10 – JUST DANCE 2020

Pronto para abanar a festa com este clássico rítmico? Desenvolvido pela Ubisoft Paris e publicado pela Ubisoft. Como nos títulos anteriores, os jogadores tentam imitar a coreografia das músicas escolhidas em modo single-player ou em modo co-op com amigos e família. Tens o modo Sweat para acompanhares as tuas calorias e o modo Kids dedicado às crianças com 8 músicas divertidas!

No total, o jogo disponibiliza 40 músicas que incluem artistas internacionais como Panic at the Disco! e Ariana Grande, destacando a presença de artistas K-Pop como as Twice, Blackpink e 2NE1. Ao fazeres subscrição do Just Dance Unlimited terás acesso a mais de 500 músicas, sendo que cada cópia do jogo já vêm com um mês de oferta.

Just Dance 2020 foi lançado no dia 5 de Novembro para PS4, Xbox One, Nintendo Switch, PC, Wii e Google Stadia.

Menções Honrosas:

Chegou o momento de adicionarmos mais 5 jogos incríveis ao nosso quadro de honra!

PLANET ZOO

Sempre ambicionaste gerir um Zoo por conta própria? Então não percas mais tempo! Desenvolvido e publicado pela Frontier Developments, Planet Zoo é uma espécie de sucessor para o Zoo Tycon com jogabilidade semelhante a Planet Coaster. Neste jogo de simulação podes construir um zoo altamente personalizado, com mais de 50 animais robôs.

Apesar dos animais serem controladas por inteligência virtual, estes possuem necessidades que precisam de ser cumpridas para garantir a sua eficácia, conseguindo procriar uma nova linha de descendência através de um sistema de acasalamento. Podes jogar em modo Campanha, Carreira, Desafio ou Sandbox. Planet Zoo está disponível em duas versões especiais, a Deluxe Edition e a Deluxe Upgrade Pack.

O jogo saiu no dia 15 de Novembro para PC na Steam.

THE LEGEND OF BUM-BO

Sabias que The Binding of Isaac recebeu uma prequela? E aqui está ela! Desenvolvida por Edmund McMillen, James Interactive e Ridiculon. O jogo foi publicado pelo próprio Edmund McMillen. A única moeda de Bum-bo é roubada por uma besta misteriosa que o conduz aos esgotos. Para encontrar a sua regalia, Bum-bo têm que enfrentar os piores medos e inimigos.

The Legend of Bum-bo trata-se de um jogo de cartas e puzzle, de género roguelike, onde coleccionas itens que podem ser modificados; evoluídos ou combinados de várias maneiras. Escolhe mais de 4 Bum-bo’s com características específicas, derrota 30 tipos de adversários e 10 bosses únicos. Tudo isto numa aventura que é feita em cartão!

The Legend of Bum-bo foi lançado no dia 12 de Novembro para Mac e PC na Steam.

SPIRIT OF THE NORTH

Uma aventura em terceira pessoa onde percorres um mundo silencioso e místico que jamais irás esquecer! Desenvolvido e publicado pela Infuse Studio. Joga com uma raposa comum cujo destino acaba por se cruzar com a guardiã da Aurora Boreal, uma raposa feminina em forma de espírito. Após despertares esta guardiã, um elo forte vai ser criado.

Viaja por paisagens nórdicas inspiradas na Islândia para descobrir mais sobre a tua companheira e sobre a tua própria personagem. Spirit of the North não tem uma linha de narrativa específica ou qualquer tipo de diálogo. O jogo consiste mais em puzzles, ultrapassar obstáculos e decifrar o significado por de trás de uma civilização esquecida. Se quiseres uma boa sessão de relaxamento, recomendo muito este título!

O jogo saiu no dia 1 de Novembro para PS4.

GOLEM

Um jogo criado especificamente para Playstation VR, onde entras num mundo misterioso cheio de fantasia! Desenvolvido e publicado pela Highwire Games, Golem é o primeiro título desta empresa. Assume o papel de Twine, um jovem rapaz que ficou bastante ferido no decorrer de um acidente, mas estar preso numa cama não o impede de sonhar com o exterior…

No entanto, o seu sonho transforma-se para algo real e bem inesperado, descobrindo que consegue criar e controlar Golems, criaturas gigantes constituídas de pedra. O teu objectivo é derrotares Golems perigosos do Silent Watch e investigar a conexão desta cidade com o passado da tua família.

Golem foi lançado no dia 15 de Novembro exclusivo para PS4.

NEW SUPER LUCKY’S TALE

A versão expandida de um conto que serve para todas as idades! Desenvolvido e publicado pela Playful Corp. Junta-te nesta aventura através do Livro das Eras que te vai abrir caminhos para mundos espectaculares. Corre, salta, escala e escava com o objectivo de recuperar as páginas em falta que estão sob a posse do feiticeiro malvado Jinx e do seu parceiro Kitty Litter.

Explora este mundo aberto em 3D com minijogos side-scroller 2D. Ultrapassa níveis originais e reformulados, resolve puzzles, colecciona itens e enfrenta batalhas com boss! New Super Lucky’s Tale conta com uma história detalhada que incluí personagens inesquecíveis no seu rumo.

O jogo foi lançado no dia 8 de Novembro, em exclusivo para Nintendo Switch.

E assim concluímos mais um Top 10 de Jogos do Mês!

Tendo em conta que estamos a aproximar-nos cada vez mais do Natal, houve algum videojogo mencionado que vais acrescentar à tua lista de desejos? Se, sim refere qual nos comentários abaixo. Até lá, vemo-nos na próxima edição!