Nunca pensei chegar a este ponto. Pois é, dediquei-me à limpeza de folhas dos jardins! E o mais estranho é que nunca me tinha viciado tanto com um trabalho jogo destes! Vamos então descobrir porque Leaf Blower Revolution é um jogo que me torrou várias horas. Mas, antes, deixa-me só soprar aqui mais umas quantas folhas…

O vício é real

Leaf Blower Revolution é um idle game, ou seja, é um jogo que poderás deixar a correr e este continuará a fazer parte do trabalho por ti. E aqui o teu único objectivo é soprar as folhas que se encontram no terreno para fora do ecrã. Sim, apenas isso…

À medida que vais soprando, recebes “pontos” correspondentes àquele tipo de folha. Uma vez que obtenhas suficientes, poderás aceder às “lojas” onde podes fazer upgrade à tua ferramenta para soprar as folhas, power ups como sopradores automáticos ou ainda modificadores, que fazem cair mais folhas, receber mais pontuação por folha, entre muitos outros.

Contudo, o teu principal foco será no upgrade para os outros tipos de folha. Basicamente, estás num constantemente ciclo vicioso, na tentativa de alcançar a próxima folha. Quando dás por ti, acabaste por perder um enorme tempo da tua vida mexer no rato e a soprar folhas para aqui e para ali.

Leaf Blower Revolution p2  

No entanto, deves estar a pensar se poderias deixar Leaf Blower Revolution a correr sozinho o dia todo sem mexeres uma palha. Pois, como já referi antes, este jogo pontualmente necessita do input por parte do jogador, especialmente nas primeiras fazes. Terás sempre que adquirir as novas ferramentas e upgrades tu mesmo, excepto em alguns casos em que poderás adquirir upgrades que compram upgrades automaticamente. De loucos, não é?

Lê mais:  Void Gore | Análise

Como tenho vindo a referir várias vezes, Leaf Blower Revolution é um jogo que necessita de muito tempo investido. Isto porque vais acabar por chegar a um ponto onde a progressão é bastante mais lenta. Especialmente quando terás que voltar à estaca zero, de forma a conseguires adquirir locais novos e upgrades específicos que são elementos cruciais à tua progressão no jogo. Então, se quiseres ser mais rápido, terás mesmo que deixar o idle de lado e fazer as coisas manualmente e com cabeça.

Grátis, mas com limites

Provavelmente já espumaste da boca a pensar que não consegues terminar o jogo sem pagares alguma coisa. Podes ter calma que este não é o caso. Leaf Blower Revolution é um jogo gratuito no qual o podes “terminar” à vontade. No entanto, o jogo introduz uma espécie de moeda de jogo especial, que poderá ser recebida concluir certas metas no jogo (achievements) ou entrar no jogo 1 vez por dia. Estas poderão então ser usadas para comprares skins para a tua personagem, ou alguns outros modificadores que te poderão ajudar a acelerar um pouco mais o teu progresso.

Leaf Blower Revolution p1  

O único caso em que Leaf Blower Revolution propõe-te pagares alguma coisa, são packs que te desbloqueiam as skins todas ou oferecem-te grande quantias desta “moeda” especial. Isto serve para ajudar o desenvolvedor do jogo, já que este não recebe nenhum tostão pelo mesmo, servindo de uma espécie de apoio ao mesmo por parte da comunidade.

Lê mais:  Smelter | Análise

Os visuais simples e a música tranquila

Leaf Blower Revolution vem com um design simplista em pixel art. No entanto, este vem com alguns elementos cómicos. Um dos casos são as ferramentas parvas para soprar folhas, como, por exemplo, um motor de um jacto ou uma placa gráfica.

Podes ainda contar com uma gama variada de mapas que vais acabar por desbloquear. Alguns destes também se tornam algo bizarros e irreais, como, por exemplo, o espaço! O que o desenvolvedor estava a pensar quando desenvolveu este jogo?

Leaf Blower Revolution p3  

No que toca à sua música, o jogo conta com menos de meia dúzia de músicas para te pôr descontraído e no mundo da lua enquanto sopras milhões e milhões de folhas. Contudo, a certa altura começas a notar a repetição e provavelmente acabarás por desligar o som do jogo e meter outra coisa a fazer barulho de fundo.

No total, até à data de escrita desta análise, desperdicei 14 horas em Leaf Blower Revolution. Se me arrependo de as ter desperdiçado? Sim. Se voltasse atrás no tempo, voltava a fazer o mesmo? Provavelmente sim!

Leaf Blower Revolution está disponível na Steam para PC.


E tu, costumas jogar jogos idle? Está a pensar experimentar este?

Conclusão da Análise
Inexplicavelmente viciante
8.5
Um fanático por Nintendo, de nome "Nintendista", que procura mostrar ao mundo o lado mágico da empresa que o acompanhou durante toda a vida.