A phase 4 do Marvel Cinematic Universe começou exclusivamente na Disney+ este ano, com 3 séries na qual já tivemos oportunidade de ver: WandaVision, The Falcon and the Winter Soldier e Loki.

Atenção, um lembrete: espero, como é óbvio, que já tenhas visto os anteriores filmes e as séries acima referidas! Se não o fizeste acho genuinamente que devias repensar na tua vida.

Agora falando de assuntos importantes: no que toca a filmes (sim, filmes, ainda estamos familiarizados com o conceito, certo?! Em tempos de pandemia nunca se sabe…) a quarta fase começou verdadeiramente com o segundo filme de Spider-Man, interpretado por Tom Holland, Spider-Man: Far From Home.

Após o surpreendente final da terceira fase do grande mundo cinematográfico de Kevin Feige, com os dois épicos filmes Avengers: Infinity War seguido de Avengers: Endgame, ambos realizados pelos irmãos Russo, muitas das personagens viram o trajecto a tomar um novo rumo, e é aqui que entram os novos projectos Marvel.

WandaVision

Começando com WandaVision, uma história trágica de dor e tristeza que ocorre três semanas após os eventos de Avengers: Endgame, e que acompanha Wanda, agora como Scarlet Witch. A série tem ligação directa ao segundo filme de Doctor Strange and the Multiverse of Madness, mas já falamos disto mais à frente! Esta primeira série da Marvel apresenta-nos novas personagens como Agatha Harkness, que ficou aprisionada em Westview, Monica Rambeau, já confirmada para a sequela de Captain Marvel, e até mesmo o regresso de outras personagens como Vision, Darcy Lewis (dos filmes Thor) e também Jimmy Woo, personagem que fez a estreia em Ant-Man and the Wasp.

É, também, em WandaVision que aparece o primeiro X-Men, com o aparecimento do irmão de Wanda, Pietro, mas desta vez intrepretado por Evan Peters. No meu entender, isto foi apenas uma confirmação em como os X-Men pertencem oficialmente ao MCU e nada mais que isso, mas veremos que futuro a personagem vai ter.

The Falcon and the Winter Soldier

Logo de seguida, Kevin Feige apresentou-nos The Falcon and the Winter Soldier, uma série bastante diferente de WandaVision, onde o formato sitcom e uso de magia foram substituídos por acção e explosões… Muitas, até, típico até à data dos filmes da Marvel – uma espécie de Die Hard, mas com super-heróis. Nesta série, Sam Wilson, juntamente com Bucky Barnes, enfrentam a organização terrorista Flag Smashers, liderada por Karli Morgenthau.

Lê mais:  Eternals | Espreita o primeiro trailer do novo filme da Marvel!

Paralelamente, o governo entrega o escudo do Capitão América a John Walker, um mero soldado no qual foi injectado o soro, tornando-o no novo Capitão América. A série termina com o Falcon/Sam Wilson como novo Capitão América (estou a repetir muito a palavra “Capitão América”? Se sim, digam alguma coisa, quero ver-vos contentes). John Walker é baptizado como U.S. Agente pela Val (quem?! já lá vou), Helmut Zemo, com a sua característica máscara roxa, é entregue às Dora Milaje, protectoras de Wakanda, temos o conhecimento de ter existido um outro Capitão América/Isaiah Bradley, Joaquin Torres e Eli Bradley fazem a sua estreia no MCU e poderão vir a ser o novo Falcon e o Patriot, respectivamente.

Loki

Por fim, saiu talvez a mais esperada série do MCU até agora: Loki. Nesta série, mostra-nos uma nova jornada de Loki, irmão de Thor, depois de ter roubado o tesseract nos acontecimentos de New York, em 2012. É introduzido no MCU pela primeira vez a TVA -Time Variance Authority, e novas personagens como Mobius M. Mobius, Ravonna e novas variantes do Loki, pertencentes a outras realidades, como Lady Loki/Sylvie, Classic Loki, President Loki, Alligator Loki entre outras. Foi-nos apresentado, possivelmente, o grande vilão desta fase 4, nesta série conhecido como “He Who Remains”.

A série termina com Sylvie a acabar por matar He Who Remains, um sobrevivente de uma guerra multiversal, interpretado excelentemente por Jonathan Majors, resultando novamente na desintegração da timeline.

Então, o que podemos esperar dos próximos projectos da Marvel, Miguel?! Excelente pergunta!

Entra a Fase 4

A quarta fase do MCU sai já no próximo mês: “What If…?”. Neste primeiro projecto em formato animado, veremos o regresso de personagens já conhecidas a interpretarem novos papéis do universo Marvel. Segundo a descrição oficial o 1º episódio será a Peggy Carter a tomar o super-soro tornando no Capitão América, nessa realidade. Serão 10 episódios.

Acredito que seja uma série que também nos mostre o resultado da desintegração da timeline, mostrando novas e diferentes realidades.

Lê mais:  Víuva Negra | Fãs ao rubro nas passadeiras vermelhas das antre estreias mundiais

Ainda este ano sairá Shang-Chi and the Legend of the Ten Rings aprentando-nos um novo herói e o regresso já confirmado do Abomination;

Eternals uma nova história sobre aliens imortais, criados pelos Celestials, que vivem secretamente na Terra há 7 mil anos e os vilões Deviants.

O fechar da triologia Spider-Man com Spider-Man: No Way Home, directamente ligado com o final de Loki, uma vez que já estão confirmados Alfred Molina como Doctor Octopus e ainda Jammie Foxx como Electro – recordar que estas 2 personagens são de anteriores filmes de Spider-Man, fora do actual universo Marvel, ou seja, de outras realidades. Também Benedict Cumberbatch regressa como Doctor Strange.

É possível também que os anteriores actores (Andrew Garfield e Tobey Maguire) regressem para intepretar os seus respectivos papéis de Spider-Man, no entanto, ainda não é nada oficial.

Doctor Strange in the Multiverse of Madness, com Elizabeth Olsen confirmada neste filme, novamente seguindo a linha de acontecimentos do final de Loki. Rachel McAdams e Benedict Wong regressam como Dr. Cristine Palmer e Wong, respectivamente. Tanto Loki como WandaVision teremos uma 2ª temporada.

Paralelamente aos acontecimentos no planeta Terra, no espaço, os Guardiões da Galáxia vão regressar em The Guardians of the Galaxy Holiday Special, assim como o 4º filme de Thor, Thor: Love and Thunder, com o já confirmado aparecimento de Zeus e com o vilão Gorr the God Butcher, interpretado por Christian Bale.

Ant-Man and the Wasp: Quantumania, sairá apenas em 2023, e vai marcar o regresso de He Who Remains, desta vez como o vilão Kang: The Conqueror.

Outros tantos filmes e séries já estão confirmados apartir de 2022, como: Ms. Marvel, Deadpool 3, Fantastic Four, Blade, Black Panther: Wakanda Forever, The Marvels, Secret Invasion, She-Hulk, Moon Knight, Ironheart, Armor Wars.

Recordar outros projectos Marvel, no entanto ainda pertencentes à Sony, como: Venom 2 e Morbius, ambos os filmes a sairem no final deste ano.

Não é certo qual será o verdadeiro grande vilão desta Phase 4, teremos Kang, possivelmente o grupo de vilões designado por Thunderbolts e um outro chamado Sinister Six.


Ansioso por esta nova Phase da MCU?