Foi nos anos 80 que a Nintendo se estreou na indústria dos jogos electrónicos portáteis com a sua gama de consolas Game & Watch.

Pequenas consolas de bolso, que dentro do seu ecrã de cristais líquidos albergava um jogo que satisfazia as delicias de crianças e até mesmo adultos de todas as idades! Estas foram o ponto de partida para o sucesso da empresa nipónica que se estendeu até aos dias de hoje como um símbolo de diversão familiar.

Agora, aproveitando a comemoração dos 35 anos de Super Mario Bros., a Nintendo veio novamente ressuscitar a nostalgia dos anos 80, lançando a sua clássica Nintendo Game & Watch, com a sua aparência já muito conhecida, mas adaptada à era moderna, recebendo um ecrã lcd a cores, um controlo D-pad, uma “melhor” coluna de som e uma bateria dedicada, em vez das pilhas de botão LR43/44. Vamos então conhecer a nova Nintendo Game & Watch: Super Mario Bros.

Este novo dispositivo presenteia-nos com 3 jogos clássicos diferentes:

  • Super Mario Bros.
  • Super Mario Bros.: The Lost Levels
  • Ball (versão Mario)

Aqui não há nada de novo, pois os jogos são apenas dos mais conhecidos da Nintendo! Contudo, tirando o Ball, estes jogos foram modificados de forma a receberem inputs específicos, de forma a que te ajudem a superar todos os níveis. Vidas infinitas (ficar a pressionar o botão A durante 5 segundos durante o menu do jogo), começar diretamente no último nível alcançado (pressionando B), são exemplos de óptimas formas de não frustrar aqueles com dificuldades! Contudo, para os que procuram um desafio maior, tens ainda um modo hard, que se desbloqueia ao passares o jogo todo, colocando novos inimigos no jogo.

Lê mais:  Golden Joystick Awards | Todos os vencedores de 2020

Nintendo Game & Watch Super Mario Bros clock  

Nintendo Game & Watch: Super Mario Bros. é, como o seu nome indica, um dispositivo de jogo e de mostrar as horas. Aqui, ao contrário e típico mostrador no canto, temos as horas representadas no ecrã inteiro, cheio de cores e ilustrado com o tema de Super Mário Bros.!

Um toque à Nintendo é o facto de que este dispositivo está cheio de pequenos segredos. Um exemplo disso está neste relógio que apresenta várias animações em certas alturas do dia, bem como o seu tema, que poderá ser mudado entre 3 diferentes, normal, cogumelos, e árvores.

Contudo, ainda podemos presenciar um pequeno video especial chamado de Mario Drawing Song, que nos guia a desenhar a cara de Super Mario, enquanto canta uma música ao estilo infantil. Logo associei que este video é algo pensado nos mais novatos, identificando-se como uma espécie de música de embalar. No entanto, apesar de não haver legendas para esta canção, que é cantada em Inglês, esta conta com as clássicas legendas europeias.

Porém, dado um erro, estas encontram-se trocadas, não correspondendo à legenda seleccionada. Como nota: Fica aqui a correspondência correcta:

Idioma escolhido no ecrã principal Idioma da letra que deverá ser exibida
Francês Alemão
Espanhol Francês
Alemão Italiano
Italiano Espanhol


Mas será que esta consola valerá apena?

Nintendo Game & Watch: Super Mario Bros. vale apena comprar pelos seus jogos? A resposta muito sincera que tenho para ti é: DEPENDE. Este produto é visto como um colecionável e não como um novo produto. Os jogos que alberga são títulos já muito conhecidos, não tendo nada de novo. E sem contar que são apenas 3 jogos, sendo que poderiam colocar Super Mario Bros. 3 ou até mesmo a colectânea de (quase) todos os jogos de Game & Watch. Contudo a celebração ficou mais virada para o Super Mario Bros. do que propriamente a consola.

Lê mais:  Animal Crossing | Novos conteúdos da Sanrio chegam dia 26 de Março!

Nintendo Game & Watch Super Mario Bros box  

Portanto, no que é que ficamos? Se és um coleccionador de consolas ou fanático por Mario a pergunta nem precisa ser respondida. Se estás interessado em novas experiências de jogo, então este não é o produto que procuras. Contudo não deixa de ser uma boa sugestão para prenda de Natal!

Nintendo Game & Watch: Super Mario Bros. já se encontra disponível nas lojas, como um produto de edição limitada, que terminará no dia 31 de Março de 2021.

Conclusão da Análise
Nostálgico
8
Um fanático por Nintendo, de nome "Nintendista", que procura mostrar ao mundo o lado mágico da empresa que o acompanhou durante toda a vida.