Setembro tem sido um mês de grandes comemorações para a Nintendo. Super Mario Bros. fez há dois dias 36 anos desde o seu lançamento, e hoje é a Gamecube quem comemora os 20 anos desde o seu primeiro lançamento no Japão, lançada em 14 de Setembro de 2001.

A Gamecube foi uma das consolas de menos sucesso para a gigante Japonesa, já que surgiu num timing onde a Playstation 2 dominava por completo, e quando a era do DVD Player pesava na compra de uma consola, uma vez que a Gamecube não possuía esse tão desejado leitor do início dos anos 2000.

A Gamecube era de facto um sistema bastante característico e peculiar, a começar pelos seus jogos. Foi nessa consola que o irmão de Mario teve o seu primeiro jogo, e o início de uma bela série que dura até aos dias de hoje. Luigi’s Mansion, foi um jogo de estreia de lançamento, e a primeira vez em que Luigi é protagonista sem a presença do seu irmão para salvar o dia.

Também foi a consola que nos deu a conhecer o maior twist da saga Metroid. Metroid Prime chegou em 2002 transformando o que era um side-scrolling, para um título em primeira pessoa, sendo o primeiro da franquia a usar a tecnologia 3D. Foi um dos jogos mais especiais do sistema da Nintendo, e ainda hoje é dos títulos mais aclamados de sempre.

Lê mais:  The Crown Tundra | Análise

Também surgiram grandes jogos como Resident Evil 4 com a sua melhor versão, The Legend of Zelda: Twilight Princess e Wind Waker, Super Mario Sunshine, Mario Kart Double Dash, Super Smash Bros. Melee, Pikmin, F-Zero GX, Metal Gear Solid: Twin Snakes, Fire Emblem: Path of Radiance, e muitos mais…

Se nunca experienciaste esta magnifica consola, e por algum motivo (que aconselhamos) pretendes experimentar, deixo-te um guia do Nintendo Life com alguns dos melhores jogos do sistema:

Curioso, explorador, e fã de videojogos desde que me lembro, e em especial pela saga Metal Gear. Não jogo plataformas, jogo jogos.