Se és um fã dos clássicos da Capcom, Megaman Battle Network, para o Game Boy Advance e Nintendo DS, este jogo vai colocar-te no primeiro assento de uma viagem de montanha russa de nostalgia! Preparado? Então vamos lá conhecer One Step From Eden!

As Mecânicas

Desenvolvido por Thomas Moon Kang, One Step From Eden é um cocktail de vários géneros. Acção, Deck-Building, Roguelike e estratégia em tempo real – estes são alguns dos rótulos que me vieram à cabeça assim que peguei neste jogo. Contudo, estes géneros casam-se na perfeição, proporcionando momentos de grande diversão ao mesmo tempo que te põe à prova!

A mecânica do jogo é muito idêntica à dos clássicos de Megaman Battle Network. Movendo-te numa grelha de 4×4, darás uso a cartas de feitiços, que são basicamente as tuas acções durante os combates. Estes feitiços são provenientes de um Deck que vais construindo à medida que vais ganhando cada batalha, contra vários inimigos e Bosses. No final de cada batalha, tens a oportunidade de escolheres o próximo caminho, num mapa ramificado. No fim desse mapa, serás confrontado com um Boss, e se venceres, poderás seguir para o próximo mapa. Se perderes em algum dos stages, começas tudo zero, sem tudo o que obtiveste durante a partida.

Mas será que isto tudo faz deste jogo algo divertido? A minha resposta é sim!

One Step From Eden

Em cada stage, tanto poderás encontrar inimigos, como lojas, acampamentos, ou até batalhas mini-boss. As tuas decisões vão afectar drasticamente o desenrolar de One Step From Eden. Pois caso só te interesse ir pelo caminho mais fácil, vais acabar por desenvolver pouco a tua personagem, logo as batalhas vão-se tornando difíceis mais rapidamente. Ao longo das minhas partidas, notei que seria ideal arriscar sempre em batalhas, de forma a entender cada inimigo, o seu comportamento, as suas fraquezas. É completamente normal morrer mais de 20 ou 30 vezes neste jogo, e isso só te vai deixar cada vez mais forte e mais experiente!

Personagens x Bosses

One Step From Eden conta com algumas personagens jogáveis. Cada uma delas presenteia-se com um deck inicial próprio bem como habilidades especificas. Contudo, no início do jogo contas apenas com uma personagem, a Saffron. Esta personagem é a mais apropriada para se começar, já que possuí a habilidade de reviver uma vez durante a partida, garantindo que não perdes logo. À medida que fores avançando no jogo, poderás desbloquear novos personagens, neste caso, os Bosses do jogo. Além disso existem também variantes das próprias personagens, com decks e habilidades diferentes.

One Step From Eden

Os Bosses de One Step From Eden são a derradeira pedra no sapato das partidas. Estes são bem fortes, especialmente quando mais avanças na partida. Algumas das técnicas parecem completamente impossíveis de esquivar ou bloquear, mas acredita, é tudo uma questão de observação e de agilidade com o comando. Uma coisa interessante aqui é que se tu conseguires derrotar o Boss, este fica apenas com 1 de vida, sendo que cabe a ti deixá-lo viver ou não. Se decidires mata-lo, és premiado com um de 3 feitiços mais raros. Se mostrares compaixão, este agradecerá curando-te e ajudando-te durante as próximas batalhas. Sem dúvida, um bom complemento ao jogo.

Feitiços + Artefactos

Como já referi anteriormente, One Step From Eden faz uso das cartas feitiço para fazer as acções nas batalhas. Estes feitiços estão divididos em várias categorias. Explicando de forma simples, tens feitiços que infligem dano no inimigo, outros envenenam ou quebram as defesas, outros que te dão mais vida ou uma barreira, etc… Uma dica, é sempre bom ter uma boa variedade de feitiços, mas não em demasia. O truque oculto, e que vou expor já aqui, é que não deves aceitar qualquer feitiço que te dão. Por vezes nenhum dos feitiços que vês é bom, e o melhor é mesmo não levar nenhum. Desta forma, as cartas que te calham durante as batalhas serão sempre as ideais.

One Step From Eden

Para além das cartas de feitiço, poderás contar ainda com as Habilidades, ou melhor dizendo, Artefactos. Cada vez que a tua personagem aumenta de nível, recebes um de três  artefactos, que te dão bónus específicos. Estes artefactos estão constantemente activos, e são o coração da estratégia de One Step From Eden. Alguns deles podem dar-te desde uma barreira no início da batalha, defesa/ataque, ou ate mesmo mesmo recuperar vida. Sem dúvida algo muito bem implementado no jogo.

One Step From Eden

De forma a recompensar o jogador, existem ainda mais feitiços e artefactos que são desbloqueados no jogo, conforme vais realizando conquistas. Uma vez desbloqueados, entram na poll nas futuras partidas. Desta forma terás sempre (ou quase sempre) algo novo na tua próxima aventura.

Modo Multi-jogador mas Multi-limitado

One Step From Eden possui dois modos multi-jogador. Um deles é a possibilidade de se jogar com com um amigo, localmente, onde ambos partilham a vida, as habilidades e o deck. Pessoalmente, não tive ninguém comigo por perto para poder experimentar este modo, e isso leva-me ao ponto negativo do jogo, a falta de um modo online. Um jogo deste calibre necessita de um modo online, especialmente no que toca ao modo PvP, igualmente presente neste jogo. Contudo, espero que o developer consiga implementar num futuro update. Até lá, as minhas partidas vão servir-me de treino.

Mods mudam o jogo, literalmente!

One Step From Eden

Dado que joguei One Step From Eden na Steam, não perdi tempo em experimentar os Mods. E sem dúvida alguma, estes mudam o jogo, completamente. A comunidade já possuí alguns mods criados, adicionando mais personagens e feitiços, expandindo as possibilidades deste jogo para o infinito. Mods de Megaman Battle Network e Megaman Star Force foram aqueles que mais me causaram febre nostálgica, adicionando os seus Battle Chips (o equivalente aos feitiços deste jogo) e as personagens da franchise!

Estilo de Arte e som bem no ponto

A apresentação visual em One Step From Eden não foi algo com que me apaixonei muito no ínicio, talvez por não se assemelhar muito ao estilo de arte do clássico da Capcom. Foi um pensamento egoísta da minha parte, mas logo logo passou. Aliás, por algum motivo, comecei a associar esta arte a Risk of Rain, um elogio a quem não percebeu.

No que toca à música, esta sim, tem alguns vibes nostálgicos, especialmente quando vencemos as batalhas. Há alguma hipótese de eu jogar este jogo sem meter música? Não!

One Step From Eden já se encontra disponível para as plataformas Steam (MacOS, Windows, e Linux), e Nintendo Switch e, por tempo limitado, através de Humble Bundle.

Podes aceder a mais detalhes sobre o jogo aqui.

Deixa uma resposta

Por favor deixa aqui o teu comentário
Por favor deixa aqui o teu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.