Se há assunto que tem sido muito badalado nos últimos dias, é o bloqueio das consolas PlayStation 4 de jogadores de todas as partes do mundo, através de uma simples mensagem que anda a circular em partidas online de diversos jogos. Uma vez aberta esta mensagem, a consola bricka, e a solução apresentada até então, obrigava a que os jogadores repusessem o dispositivo para as definições de fábrica, pelo que perdiam assim todas as suas conquistas.

Perante isto, a Sony têm estado a analisar o problema, e apresentou agora uma solução muito mais favorável para os jogadores, sem que tenham de repor nada ou perder seja o for. Antes de explicar o processo desta solução, divulgo que é aconselhado aos jogadores não afectados por este problema, a certificarem-se nas opções de recepção de mensagens da consola, de que têm seleccionada a opção que permite ao utilizador apenas receber comunicações dos seus amigos. No caso de terem aceite muitos pedidos de amizade de desconhecidos, devem considerar não permitir que alguém lhes consiga enviar mensagens. Para já, esta é uma forma de evitar toda esta situação, a menos que queiram passar por toda esta experiência.

Lê mais:  EA Sports F1 23 | Electronic Arts disponibiliza banda sonora no Spotify

Como mencionado no tweet da PlayStation, a primeira coisa que os jogadores afectados deverão procurar fazer, é instalar nos seus telemóveis a aplicação que lhes dá acesso às mensagens recebidas através da sua conta Playstation. Uma vez instalada essa aplicação, o utilizador deve efectuar o login com os dados da sua conta, e procurar eliminar a maldita mensagem.

De seguida, certificando-se de que a mensagem foi mesmo apagada, o jogador deve iniciar a consola em modo de segurança. Tal é possível, desligando a consola e voltando a ligá-la, mas desta feita, mantendo premido o botão do power. Enquanto isso, a consola irá emitir dois sinais sonoros a que o utilizador deve estar atento, sendo que deve deixar de pressionar o botão no momento em que ouvir o segundo. O primeiro sinal é o regular e automático de quando se prime o botão,e o segundo, sete segundos depois do primeiro, é emitido quando o dispositivo verifica que o botão ainda está a ser premido. Após este segundo sinal sonoro, ao largar o botão, o utilizador deve então ligar um comando Dualshock 4 por ligação de cabo USB à consola, e premir o botão PS.

Uma vez iniciada em modo segurança, a consola deverá apresentar uma lista de opções. Entre essas, o utilizador deverá seleccionar a 5ª opção da lista: “5. Reconstruir base de dados“. Com isto é só aguardar enquanto a consola está a reverter para o seu funcionamento normal. Uma vez iniciada a sessão,é aconselhado revisitar logo que possível as opções de recepção de mensagens, e apenas dar permissão a amigos caso sejam conhecidos do jogador.

Joana Sousa
Apaixonada pelo mundo do cinema e dos videojogos. A ficção agarrou-me e não me largou mais! A vida levou-me pelo caminho da Pós-Produção, do Marketing e da organização de Eventos de cultura pop, mas o meu tempo livre, dedico-o a ti e à Squared Potato.