Numa entrevista em exclusivo para o The Wired, Mark Cerny revelou-nos alguns detalhes sobre a próxima consola da Sony, da qual é responsável por desenvolver a sua arquitectura.

Desde já, é de salientar que a próxima consola da família PlayStation tem vindo a ser desenvolvida nestes últimos quatro anos, e que ainda não será neste ano que a veremos chegar às lojas. No entanto, já existem vários devkits da mesma a serem utilizados por muitos estúdios.

Uma das grandes confirmações de Mark Cerny nesta entrevista, foi sem dúvida alguma a retro-compatibilidade da mesma com a PlayStation 4, assegurando-nos que apesar do grande upgrade que será esta nova consola, a transição entre gerações será levada a cabo suavemente. Isto porque muitos dos primeiros jogos que saírem para a nova consola, estarão a ser lançados simultaneamente para a PS4. Com isto, o mesmo também nos assegurou que esta nova consola continuará a ser um equipamento com capacidade de ler discos físicos, não sendo totalmente focada em receber conteúdo descarregável.

Com isto, Cerny diz-nos ainda que a grande novidade desta nova consola é o seu disco SSD, especialmente desenvolvido para a mesma. Este permitirá acelerar a leitura dos jogos e reduzir os tempos de rendering, loading, e tudo mais, para que o jogador passe mais tempo a jogar e menos a desesperar, com respostas mais rápidas e eficientes.

E como estamos a falar de uma nova geração, claro que a sua tecnologia tinha de evoluir em conformidade, pelo que estamos a falar de uma consola que receberá um novo processador CPU, a ser desenvolvido com a tecnologia da AMD. Este, terá como base o conceito da terceira geração da Ryzen, com cerca de 8 núcleos.

Lê mais:  Nioh 2 | Primeiro DLC O Discíplo de Tengu Já Está Disponível!

A nível de processamento gráfico, Cerny confirmou que a nova consola suportará um novo processador GPU a ser inspirado na Radeon Navi, e com este, a geração dará o salto para a resolução 8K, com direito claro, a ray tracing.

Nesta entrevista, foi também mencionado o PlayStation VR, não deixando certezas em relação ao seu futuro sob a forma de uma nova geração. No entanto, Cerny deixou bem claro que o PlayStation VR tem sido uma componente muito importante para a empresa, e que a geração actual do dispositivo também será compatível com esta nova consola.

Por agora estas são todas as informações confirmadas sobre a próxima geração da família PlayStation. Vamos manter-nos atentos às novidades sobre esta consola, embora saibamos que nem tão cedo surgirão novas informações sobre a mesma.