Confesso que sou uma das pessoas que nunca chegou a experimentar um videojogo da série “Mystery Dungeon”, mas nunca deixei de ter curiosidade em o experimentar. E não houve melhor oportunidade para experimentar este género de jogo, com o “novo” Pokémon Mystery Dungeon: Rescue Team DX!

A História

Este é um remake do primeiro jogo spin-off, de uma das franquias mais bem-sucedidas na indústria dos videojogos, originalmente lançado para as consolas Game Boy Advance e Nintendo DS em 2006, que te coloca na pele de um humano que se viu transformado num Pokémon, por motivos desconhecidos.

Pokémon Mystery Dungeon: Rescue Team DX

O Pokémon que tu serás no jogo é escolhido com base nas respostas que tu darás acerca da tua personalidade, logo no início da história. Por ventura, se tu não gostares do Pokémon escolhido, poderás sempre repetir o processo até te decidires. No total, são 16 Pokémon que terás disponíveis. Depois disto, poderás ainda escolher o teu Pokémon parceiro, dentro da gama disponível. Este será o teu fiel companheiro durante toda a tua aventura, portanto escolhe bem!

Pokémon Mystery Dungeon: Rescue Team DX

A história não é das melhores, mas também não chega a ser terrível. Esta pôe-te a cargo de uma equipa de resgate, cujo objectivo é socorrer os Pokémon em apuros, em masmorras criadas aleatoriamente, devido aos misteriosos desastres naturais que estão em constante desenvolvimento. Ao mesmo tempo, vais também descobrindo o motivo de te teres tornado num Pokémon e saber se, de alguma forma, este está relacionado com os desastres naturais.

Um sistema de exploração e batalha fraquitos

Uma das premissas de Pokémon Mystery Dungeon: Rescue Team DX é a de exploração de masmorras, que são geradas aleatoriamente. Estas estão recheadas de Pokémon inimigos que terás que derrotar, e itens para coleccionar. Contudo, com o tempo, vou-me apercebendo que o layout destas não varia muito, para além da estética e do número de andares que cada tipo de masmorra tem.

Lê mais:  Pokémon Presents | Nova Apresentação Agendada para Amanhã

Pokémon Mystery Dungeon: Rescue Team DX

Para entrares numa masmorra, deves ir recolher missões/pedidos que vários Pokémon postam. Uma espécie de tabela de anúncios do OLX. Poderás aceitar e realizar várias missões ao mesmo tempo, desde que não superem a capacidade máxima do teu Rank. Quantas mais realizares, mais aumentarás o teu Rank e, consequentemente, mais capacidade para receber mais pedidos.

O sistema de batalha é baseado num sistema de turnos, onde cada movimento ou acção que fazes tem como resposta uma acção dos Pokémon inimigos. Cada acção pode ser pensada a seu tempo, pois não tens nenhum tempo-limite para fazes a escolha. Pessoalmente, não tive a necessidade de pensar muito, apenas atacar e seguir caminho; com excepção dos Bosses, claro.

Pokémon Mystery Dungeon: Rescue Team DX

 

No entanto, há coisas que tens de tomar atenção: os níveis de fome e de PP. Deves alimentá-lo com maçãs ou outro item que encha a barriga, senão começas a perder vida. Outra coisa que tens que ter em mente é o facto de que teus ataques têm limite de uso, pelo que te sugiro que leves sempre itens para restaurar o PP dos ataques dos teus Pokémon. Caso contrário, estás em maus lençóis!

Recrutar para reforçar!

Uma das formas de construires e expandires a tua equipa de resgate é recrutando Pokémon. Para isso acontecer, é preciso algum esforço, pois terás de derrotar Pokémon inimigos até que um deles decida demonstrar intenção em juntar-se à tua equipa. Além disso, este juntar-se-á de imediato, podendo participar na exploração da masmorra. Porém, no fim de explorares a masmorra, caso não tenhas um Rescue Camp que possa acolher o teu novo amigo, podes comprar um, tanto fora das masmorras ou dentro delas, utilizando um item especial. Esta é a razão número um que leva a que continues a jogar o jogo, mesmo depois de terminares a história, pois podes tentar recrutar todos os Pokémon existentes no jogo, incluíndo Pokémon Lendários!

Lê mais:  Super Smash Bros. Ultimate | Byleth Entra Nos Ringues Com Novidades De FF: Three Houses

Pokémon Mystery Dungeon: Rescue Team DX

De forma a poderes melhorar os níveis da tua equipa, existe um Dojo onde podes usar tickets para treinares um Pokémon específico, fazendo com que ele ganhe uma quantidade enorme de experiência, subindo de nível.

À semelhança dos outros jogos de Pokémon, aqui também poderás ensinar novos ataques aos teus Pokémon, utilizando os TMs (itens para ensinar um ataque especifico) que poderás comprar, de forma a optimizares a tua equipa para o combate. Confesso que já não estou habituado ao facto de os TMs só poderem ser utilizados uma vez, o que acontece aqui neste jogo. Em consequência, estive constantemente a ver os meus bolsos vazios…

Apresentação gráfica lindíssima mas com notas esquecíveis

Um dos melhores atributos de Pokémon Mystery Dungeon: Rescue Team DX são os visuais. Com um estilo aguarela/lápis de cera, o jogo consegue dar um dos melhores visuais artísticos vistos até agora na Nintendo Switch.

Pokémon Mystery Dungeon: Rescue Team DX

Em contrapartida, no que toca ao departamento de áudio, o jogo carece de algumas faixas marcantes. Não sei se isto foi uma das causas de o jogo se ter tornado monótono mas foi realmente algo que facilmente esqueci.

Pokémon Mystery Dungeon: Rescue Team DX já se encontra disponível em exclusivo para a família de consolas Nintendo Switch.

Deixa uma resposta

Por favor deixa aqui o teu comentário
Por favor deixa aqui o teu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.