A celebração dos 35 anos de Super Mario continua, e este mês tivemos direito a mais uma entrada de Mario na Nintendo Switch. Um dos muito aguardados ports chega à Nintendo Switch finalmente!

Super Mario 3D World é um dos jogos que sempre desejei ver na Nintendo Switch. O jogo infelizmente ficou preso numa das plataformas que não singraram entre os jogadores, cof cof Wii U, sendo esta a oportunidade perfeita para este título chegar a um público alvo muito maior. Contudo as novidades não param aqui, pois este jogo veio com conteúdo extra, Bowser’s Fury, que promete mais horas adicionais de muita diversão! Vamos lá então descobrir se este jogo deve pertencer à tua biblioteca de jogos ou não!

Super Mario 3D World, o velho amigo da Wii U

Oito anos depois de ter estreado na Nintendo Wii U, Super Mario 3D World muda de perspectiva, virando-se agora para a consola híbrida mais recente da Nintendo!

Pegando logo pela história, esta continua demasiado clichê e age simplesmente como uma desculpa para termos de chutar o traseiro de Bowser. Para isso o objectivo é muito simples e linear: percorrer os vários mundos do jogo enquanto salvamos algumas fadas dos capangas de Bowser. Contudo, ainda que não tenhamos falas no jogo, as expressões e a animação das personagens continuam polidas e bem executadas. Um patrão de excelência que a Nintendo leva muito a sério.

Super Mario 3D World Bowsers-Fury

Super Mario 3D Wolrd é, na minha opinião, a forma evolutiva da tradicional fórmula de jogo de plataformas side scrolling de Super Mario Bros.. Não me leves a mal, apenas acho que o tradicional formula já viu melhores dias. Ao terem implementado níveis abertos onde nos podemos movimentar livremente nos níveis tridimensionais é algo sem dúvida refrescante. Consequentemente, este também nos deixa espaço para novos desafios, tanto originais como criativos. Estes estão deveras muito bem criados, com uma originalidade de querer desejar por mais. Além disso, podes contar com umas boas horas de jogo, rejogando os níveis todos à caça das estrelas verdes escondidas em cada um, até porque necessitas dessas mesmas estrelas para desbloqueares novos caminhos na aventura.

O jogo poderá ser jogado tanto por Mario ou outra personagem, como Luigi, Peach ou Toad. Todas elas tiveram melhorias, sendo que agora aparentam estar mais rápidas e com alguns movimentos adicionais, o que nos oferece uma melhor experiência e, para os jogadores Speed Runners, uma bela desculpa para voltar a bater recordes de tempo!

Super Mario 3D World continua acompanhado do modo multijogador, onde podes jogar com até mais 3 amigos, quer em local (na mesma consola ou não) ou até Online. Preferencialmente prefiro jogar o jogo com mais amigos, pois quanto mais pessoas jogarem maior é a confusão, logo maior a diversão. Caso não sejas do tipo de pessoa que goste de confusão, bem, o jogo continuará divertido na mesma.

Como último ponto, a música continua fantástica como sempre foi. Divertidas, descontraídas e desafiantes, são alguns adjectivos que podem ser escolhidos para caracterizar toda esta banda sonora.

Não se pode pedir muito mais, rende-te à diversão, quer estejas sozinho ou acompanhado!

Bowser’s Fury, o conteúdo extra que quase parece um jogo completo

Bowser’s Fury é o conteúdo extra exclusivo, que te coloca numa missão especial, cujo objectivo é derrotar Bowser, que se encontra totalmente descontrolado. Como ajuda, Bowser Jr. joga pela primeira vez na tua equipa, na tentativa de resgatar o seu Pai.

Lê mais:  Nintendo Switch | Novo Update 10.0.0 Traz Novidades

Se gostas de gatos, definitivamente vais adorar este mundo! Tudo aqui é praticamente um gato. Inimigos, como os Goombas, possuem todos orelhas de gato, algumas nuvens apresentam também a forma de gato, e nem mesmo as gaivotas escapam à transformação felina.

O estilo de jogo em Bowser’s Fury é bastante distinto de Super Mario 3D World. A melhor semelhança que este têm é com Super Mario Odyssey, devido a alguns pontos chave, como a liberdade de exploração e a angariação de Cat Shines, o principal item do jogo.

Super Mario 3D World Bowsers-Fury

Em cada área, terás que colectar várias Cat Shines para conseguires despertar o sino de gato gigante. Esta é a única forma de combateres Bowser, pois o sino torna-te num Gato gigante super guerreiro! Contudo nem tudo é coisa fácil! Após um determinado período de tempo, Bowser acorda furioso e da início a uma onda de ataques brutais contra ti. Neste período, só te resta escapar e esperar que a onda de ataques pare e Bowser regresse ao seu estado dormente, ou então encontrares uma Cat Shine, que ativará um dos muitos faróis, afastando Bowser de imediato.

À primeira vista, uma vez que te habitues, o jogo poderá parecer fácil, mas à medida que vais chegando mais perto de derrotar Bowser, este torna-se mais ativo e mais feroz. Nesse momento, vais sentir a pressão a chegar-te ao pêlo!

Lê mais:  Doraemon Story of Seasons | Em Setembro na PlayStation 4

Para ajudar, o jogo conta com um modo cooperativo a 2 jogadores, onde o 2º jogador controla Bowser Jr.. Esta ajuda poderá ser bastante útil em alguns locais pois Bowser Jr. é invencivel e ainda consegue atacar e voar para bem alto! No entanto, quem o joga poderá ficar um pouco aborrecido, pois ao nível da mobilidade ficará sempre limitado.

Bowser’s Fury não se trata de um jogo longo, conseguindo ser superado numas 4 ou 5 horas com calma. Contudo, após o final do jogo, ainda teremos mais Cat Shines disponíveis para apanhar, pelo que é sempre um chamariz para quem gosta de completar tudo.  Mesmo que este tenha sido curto para mim, considero-o um conteúdo extra bem completo e sem dúvida interessante.

Super Mario 3D World Bowsers-Fury

Que tal uma foto do momento? Sim, neste modo tens a possibilidade de tirar fotografias, dando uso dos filtros e das ferramentas básicas da lente para capturares os momentos mais loucos do jogo!

A música também está definitivamente espetacular aqui, com um estado de espírito bastante abrangente, que vai desde uma música calma e tranquila até ao estrondoso estilo rock de Bowser a aparecer e a destruir tudo.

A performance é algo no qual o jogo poderá sofrer um pouco, especialmente se jogares em modo portátil. Quando em Dock, o jogo corre numa resolução inferior à de Super Mario 3D World, e as taxas de frames poderão sofrer algumas quebras pontuais quando existem muitos elementos presentes ao mesmo tempo. De uma forma ou outra, estas quedas não te destroem a experiência de jogo. Contudo, no modo portátil, a diferença já é bastante notável (de 30 frames para baixo), o que aí já poderá causar algum desconforto para quem estava habituado à fluidez de jogo.

Por último, como no jogo Super Mario 3D World, a língua do jogo encontra-se em Português de Portugal, algo que tenho que dar muito valor, já que noutros lançamentos não pudemos ver a nossa língua presente. Este poderá ser o início da chegada de mais jogos 1st Party da Nintendo com a nossa língua nativa? Quem sabe, por cá vou torcer para que sim!

Super Mario 3D World + Bowser’s Fury já se encontra disponível em exclusivo para a plataforma Nintendo Switch.

Conclusão da Análise
Obrigatório!
9
Um fanático por Nintendo, de nome "Nintendista", que procura mostrar ao mundo o lado mágico da empresa que o acompanhou durante toda a vida.