Um dos videojogos mais criativos da Nintendo chegou à Nintendo Switch. Estou a falar de Super Mario Maker 2, a segunda entrada desta franquia, que alimenta os sonhos das mentes criativas!

Lê mais:  Pokémon Unite | Novo Jogo Estilo MOBA Anunciado!

Super Mario Maker 2 é a sequela do primeiro jogo, que foi lançado para a Nintendo Wii U. Este primeiro não atingiu um público muito abrangente, devido às fracas vendas da plataforma antecessora. Contudo, tudo vai mudar, pois não só este novo jogo está numa consola extremamente popular, como também veio a trazer muito mais conteúdo!

O modo estória é algo simples mas funcional

Super Mario Maker 2 conta com um modo Estória, algo que não estava presente no antecessor. Contudo, a aventura que terás não é de todo profunda. Por enquanto, é simplesmente algo que funciona.

Super Mario Maker 2

Lê mais:  Pokémon HOME | Revelados Os Detalhes Do Serviço

Tudo começa quando Mario, Toadette e a sua tropa de Toads terminam a construção do castelo da Princesa Peach. Estão todos muito felizes e contentes, até que um cão muito fofo e tolo, distraidamente pressiona no botão de reset caído no chão. O que achas que acontece a seguir? Total destruição do Castelo, é claro!

Agora com um Castelo feito em fanicos, resta a Mario olhar em frente e voltar a construí-lo. Mas para isso é preciso aquilo que faz falta em todo o mundo: dinheiro. Posto isto, a única forma de obter capital é partir à aventura pelos níveis e começar a recolher moedas!

Pouco a pouco se recupera o Castelo da Princesa “Pêssego”

Como referi anteriormente, o processo de reconstrução do Castelo passa por coleccionar moedas ao longo dos níveis de jogo. Estes foram cuidadosamente criados de forma a conseguires ter uma experiência única. O sistema de reconstrução é feito por partes, onde pagas X moedas para reconstruir uma parte específica do Castelo. Contudo, uma vez pago, esta não será construída de imediato, mas ficará sim em construção.

Cada parte do castelo leva tempo a ser construída, e para o tempo passar é preciso jogar mais níveis. Uma vez terminada a construção de uma parte, fica automaticamente outra disponível, a um custo superior, claro.

super mario maker 2

Lê mais:  Jogos do Mês | Edição de Maio 2020

Existem mais de 100 níveis disponíveis em Super Mario Maker 2, sendo que não me lembro de nenhum em que não me tenha divertido. Claro que uns são bem mais complicados que outros, e é por isso que temos um sistema de estrelas, de 1 a 4, que define a dificuldade do nível. Estes níveis incluem os visuais dos muito conhecidos Super Mario Bros., Super Mario Bros. 3, Super Mario World, New Super Mario Bros. e ainda Super Mario 3D World.

A frustração dura pouco aqui, pois caso estejas com alguma dificuldade para passar um nível, Luigi dá-te a hipótese de pausares o nível, e acrescentares componentes ao mesmo. Desde um Bloco para passares ou bloqueares inimigos, a Cogumelos e Estrelas, são todos elementos de auxílio minimamente úteis. E se mesmo assim fores um grande nabo a jogar um certo nível e perderes todas as vidas? Então aí tens a hipótese de chamar o Luigi para ele terminar o nível por ti. Esta é a maneira mais cobarde de terminar um nível, por isso usa-a mesmo só em casos de extrema frustração.

Uma vez reconstruído o Castelo, novos níveis estarão disponíveis através de outros NPCs presentes na área, incluindo o Cão…

Partindo para o modo criativo de Mario Maker 2

Claro que em Super Mario Maker 2 não é só jogar níveis, mas sim também criá-los! E é para isso que o modo “Make” existe.

Lê mais:  Jogos Do Mês | Edição de Outubro 2019

Algo curioso que notei logo foi o facto de o ecrã inicial de jogo ser o primeiro nível que editas, para além de que também pode ser jogado. Este mostrou de imediato um ecrã a perguntar se queria executar um tutorial, que me ajudaria a perceber melhor as várias ferramentas. Claro que o primeiro tutorial apenas abrange as ações básicas e controlos, de forma a conseguires orientar-te. Entretanto, tens uma lista bem grande de outros tutoriais, tanto básicos como avançados, que prometem fazer de ti um expert em construção de níveis. Este jogo traz bastantes novidades não só em termos de ferramentas de construção, como também em termos visuais.

Uma dessas grandes novidades é a introdução de um tema bastante invulgar, o de Super Mario 3D World. Se tu já jogaste este jogo sabes que o método de jogo é feito num espaço 3D. Contudo, ao transitar para esta ferramenta de construção, este será jogado em 2D. Mas existe um senão: se construíres um nível com este tema, não poderás trocar para outro tema, pois existem elementos que não conseguem ser convertidos. Um pequeno preço a pagar…

Super Mario Maker 2

Lê mais:  Jogos do Mês | Edição de Fevereiro 2020

No que toca aos controlos, podes recorrer ao comando para colocares os objectos e aceder aos menus, mas também poderás usar o ecrã táctil, caso estejas a trabalhar na tua construção em modo portátil. Esta última será a opção mais indicada, em termos de precisão e de rápido acesso aos menus. Além disso, é possível construir com outra pessoa, partilhando o Joy-Con. Assim, não só a construção será mais rápida como também duas cabeças pensam melhor que uma!

Uma biblioteca Online em constante crescimento

Uma vez construído o nível, é possível publicá-lo online para que os outros jogadores possam jogá-lo. Mas atenção! Só consegues publicar caso TU o consigas terminar. Esta é a forma ideal para que não hajam níveis impossíveis disponíveis, o que destruiria a experiência da comunidade.

Claro que também podes jogar os níveis criados pela comunidade, e essa é uma das partes fundamentais em Super Mario Maker 2. Existe uma biblioteca gigantesca, em constante crescimento, de níveis criados por outros jogadores.

super mario maker 2

Lê mais:  Lisboa Games Week 2019 | Damos-te 10 Razões Porque Não Podes Perder Esta Edição

Os níveis que tenho encontrado no geral são excelentes, com uma grande dosagem de imaginação e de loucura, que me fazem perder tanto a noção do tempo como também, em certos casos, a minha sanidade!

Também é possível adicionar comentários, bem como ver os comentários dos outros jogadores, em zonas onde perdeste, de forma a servir de ajuda. Contudo, achei esta funcionalidade um pouco incomodativa, pelo que acabei por desactivá-la.

Se não gostas de estar à procura de níveis, um modo bem interessante é o Endless mode. Neste modo podes jogar níveis aleatórios criados pela comunidade, escolhendo o nível de dificuldade que queiras.

Quando Online, a tua pessoa é representada por um Avatar Mii, que será visível pelos outros jogadores. Este poderá ser personalizado com várias roupas e acessórios que vais recebendo longo do jogo.

super mario maker 2

Lê mais:  Animal Crossing: New Horizons | As Novidades que vêm aí!

Se procuras ser o melhor do mundo, tens ainda um espaço dedicado a Leaderboards, onde podes ver a tua pontuação e ranking, como criador ou jogador de níveis. Pessoalmente, não me interessa ser o melhor do mundo, apenas prefiro divertir-me a jogar as criações dos outros jogadores.

Algo interessante é o facto de ser possível fazer download de níveis para mais tarde jogar. Mas o mais aliciante ainda é a possibilidade de quatro pessoas jogarem na mesma Nintendo Switch com quatro comandos. Isto está bem escondido e mesmo antes de ter começado a jogar este jogo não sabia desta opção.

Com isto, fica a pergunta: porque não colocaram essa opção já incluída, tanto no modo história como no online?

Má experiência com o multi-jogador online

Super Mario Maker

Lê mais:  Jet Lancer | Análise

Vou-te ser muito directo: neste momento, jogar online com outros jogadores é uma frustração. Isto porque o nível de Lag presente é tão irritante que para mim não dá, não dá mesmo. Em certos casos é literalmente possível contar os frames a passar, como se tivesse a ver uma animação em Stop motion. Mas isto não acaba aqui! Até hoje, ainda não é possível jogar com amigos via online, apenas wireless localmente.

Entretanto, um update será lançado no futuro, que irá permitir jogar com amigos. Porém, isso só será viável quando o problema do Lag ser resolvido.

Boa performance e uma banda sonora já há muito adorada

A performance em Super Mario Maker 2 está fenomenal, dado que também é o que se deveria esperar de um First Party Nintendo. Tanto em modo Dock como em Portátil, ambos fornecem uma animação fluída de se invejar.

super mario maker 2

Lê mais:  Gaming Bits #14 | Nintendo e os Blocos N&B

Em termos de banda sonora, óbvio que se gostas de Mario e sempre foste um apreciador da sua música, desde os seus primórdios, então não há como não gostar desta. Além dos clássicos, podes contar com outros sons criados especificamente para este jogo, que prometem não desiludir!

Super Mario Maker 2 está disponível, em exclusivo, para a consola híbrida Nintendo Switch. Contudo, este será também compatível com a nova consola portátil, Nintendo Switch Lite.

Conclusão da Análise
Super divertido!
9
Um fanático por Nintendo, de nome "Nintendista", que procura mostrar ao mundo o lado mágico da empresa que o acompanhou durante toda a vida.

Deixa uma resposta

Por favor deixa aqui o teu comentário
Por favor deixa aqui o teu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.