Com o novo filme The Conjuring 3: A Obra do Diabo a estrear esta semana nas salas de cinema, resolvi voltar um pouco atrás às origens deste universo cinematográfico e dar a conhecer um pouco os vários elementos e casos verídicos que inspiraram os filmes principais protagonizados por Patrick Wilson e Vera Farmiga.

Sem esquecer ainda que os filmes da boneca Annabelle foram inspirados na mesma, que realmente existe e está guardada no Museu Oculto dos Warren. Apesar disso, os filmes de Annabelle, ao contrário de The Conjuring, são levemente inspirados mais na própria boneca e em certos detalhes do que os casos que acontecem nos filmes.

Ed e Lorraine Warren

Ed e Lorraine Warren – o casal verdadeiro

Desde 2013 que os actores Patrick Wilson e Vera Farmiga têm vindo a interpretar o casal Ed e Lorraine Warren, que são dois famosos investigadores de fenómenos paranormais que desvendam casos relacionados com assombração e possessão ao longo dos filmes.

Como podem ver na foto acima, esse casal realmente existiu, sendo que Lorraine faleceu recentemente em 18 de Abril de 2019 aos 92 anos de idade e o seu marido Ed em 23 de Agosto de 2006.

Juntos, tiveram uma filha que se chama Judy (actualmente na casa dos 70 anos) que chegou numa entrevista a confessar que nunca entrou no Museu dos pais e sempre teve medo de Annabelle.

Lê mais:  Filmes HBO | Estreias de Fevereiro de 2021

Ed foi um especialista em Demonologia e foi a única pessoa aceite pela igreja católica a realizar exorcismos, que é uma especialidade unicamente praticada por padres, sendo que teve uma autorização especial pelo Papa, pois foi confirmado que conseguia mesmo exorcizar demónios. E Lorraine, tendo já aptidão para a clarividência, era uma Médium que conseguia comunicar com espíritos. A própria já tinha tido algumas estranhas situações desde a infância, como ver certas luzes nas pessoas.

Conheceram-se ainda em adolescentes e desde então levaram a cabo mais de 1000 investigações paranormais, visitando várias casas e fundando, em 1952, a New England Society for Psychic Research (N.E.S.P.R.) que tinha como objectivo caçar fantasmas e que ainda hoje se mantém ativa com várias agências.

Inclusive, antes de falecer, Lorraine participou em vários eventos como a Wondercon em 2013 e outras palestras, onde falou sobre as várias situações que, junto com o seu marido, foi presenciando ao longo das suas investigações paranormais.

O Museu Oculto dos Warren

Sim, o Museu realmente existe!

Situado em Monroe, no estado americano de Connecticut, o Museu Oculto encontra-se na cave da casa dos Warren e junta vários artefactos, objectos, máscaras e todo o tipo de coisas que foram reunindo ao longo da vida durante as suas investigações.

Ed e Lorraine guardaram várias peças durante o seu percurso paranormal para que estas não pudessem fazer mal a ninguém, pois muitas delas foram usadas para bruxarias e magias negras.

Lê mais:  Injustice Gods Among Us Ultimate Edition | Grátis em Todas as Plataformas!

Nos filmes de The Conjuring, o Museu é um lugar igualmente presente (não sendo o verdadeiro, claro), servindo o mesmo propósito e sendo mostrado várias vezes ao longo dos filmes, principalmente depois de cada caso ser solucionado. Uma das coisas mais famosas guardadas no Museu e que originou até hoje três filmes spin off deste universo cinematográfico de terror, é a boneca de pano Annabelle.

O museu chegou a ter visitas guiadas (mas ao que tudo indica, está actualmente fechado ao público desde a morte de Lorraine Warren, com tudo devidamente trancado), tendo mesmo visitas de 15 em 15 dias de um padre para abençoar o local. Porém, nestas visitas guiadas era preciso obedecer estritamente às regras impostas que impediam de tocar em qualquer objecto do Museu ou ainda, em certa parte, desrespeitar o local.

The Conjuring 3: A Obra do Diabo estreia nas salas de cinema portuguesas no dia 3 de Junho.


E tu, acreditas no paranormal? Gostarias de visitar o Museu Oculto um dia?