Como título de estreia pelo estúdio britânico Brave At Night, Yes, Your Grace foi uma cartada praticamente perfeita. Com uma equipa bastante pequena, conseguiram entregar uma experiência portentosa e polida, fazendo deste jogo um dos Indies que mais me surpreendeu durante o ano de 2020.

Yes, Your Grace trata-se de um jogo point and click essencialmente de gestão e escolhas. Assumirás a pele de Eryk, o legítimo Rei do reino de Dravern com um passado lúgubre, invejado e com conflitos com o reino bárbaro Radovians e o seu líder Beyrano qual queria tomar a mão da sua filha mais velha Lorsulia.

Eryk habita no seu reino, acompanhado com a sua esposa e as suas quatro filhas. O teu objectivo como Rei de um reino conflictuoso e desequilibrado será, com ajuda do teu conselheiro, resolveres os dilemas do povo, ouvindo os seus pedidos, confortando, e atendendo às suas necessidades.

O dia apenas passa quando assim o quiseres, e é a progressão natural do jogo comandada por ti após realizares as tarefas que pretendes. Será a cada dia novo que aparece todo o tipo de pessoas a pedir auxílio por qualquer razão. Desde senhores de grandes terras que viram uma praga eliminar os seus bens, empreendedores que pretendem abrir um negócio com fundos do Rei e recompensar o banco do trono mais tarde, pedintes com fome, tipos duvidosos com negócios obscuros, e até bêbados sinceros que apenas pedem dinheiro para a pinga (bem, pelo menos são sinceros). Cabe-te a ti atenderes aos seus pedidos, ou recusar quando menos te interessa, e é nessa altura que tudo muda, e é assim que a história de Yes Your Grace vai ser moldada.

Lê mais:  Assassin’s Creed Valhalla | Novos conteúdos gratuitos a caminho da Temporada 1

São quatro os recursos que serão a base do teu reino: Mantimentos, Ouro,  Exército e Felicidade. Os mantimentos servirão para alimentar o teu povo e exército. O Ouro servirá para construções, preparação das guerras e batalhas; como equipar os teus soldados, ou construir uma balista. O exército é a quantidade de homens que tens a teu poder, e acredita; será necessário teres um bom exército se pretendes sobreviver ao mundo cruel passado ao redor de Dravern. Já a felicidade é o que dita o contentamento do teu povo, e já dizia um grande pensador: quando há felicidade na alma o mundo torna-se um carrossel.

Estes recursos terão que ser usados sabiamente. Muitas vezes vais ter dilemas complicados para gerir, e para atenderes aos pedidos precisarás de desembolsar umas quantas moedas de ouro ou mantimentos necessários, e como será lógico, nem sempre poderás atender a todos os pedidos. Como consequência das tuas acções e decisões, poderás ter algumas perdas, ou muitos ganhos, e acredita; neste jogo as escolhas que fazes contam mesmo para todos os desfechos!

A escrita é o ponto alto do jogo. É uma experiência muito imersiva e bastante tocante até ao fim da jornada, que dura cerca de 6 a 7 horas. Fora do drama tenso em que o jogo se baseia, também há espaço para momentos cómicos, e até quests secundárias se assim as podemos chamar. Se já assististe Game of Thrones, vais identificar aqui algumas semelhanças em certos acontecimentos e, tal como na série, a história é muito imprevisível, o que triplica a imersão.

Lê mais:  Monster Hunter Rise | Análise

Não existe qualquer tipo de voice acting, mas ainda assim, cada povo conta com um dialecto muito engraçado: cada um com o seu tom desajeitado e sem nexo, evocando através de expressões sotaques muito cómicos, e muitas vezes dava por mim a tentar imitar aqueles linguajares, capaz de fazer corar de vergonha alheia a quem me visse agir de tal modo.

Yes, Your Grace usa um estilo pixel art com pouco detalhe nos seus objectos, algo não muito agradável numa televisão de 43 polegadas jogando na Xbox como no meu caso, mas que mudou completamente após trocar para o PC. É uma escolha de design simples com uma paleta de cores pouco variada, mas, a meu ver, é um estilo que funciona bem para toda a proposta que apresenta, destacando os itens necessários para interacção.

A banda sonora polaca reforça ainda mais o clima medieval, e os momentos tristes são acompanhados por um tema mais melancólico, assim como os momentos mais alegres e cómicos contam com um tema que faz jus ao estado de espírito dos acontecimentos.

Yes, Your Grace está disponível para Nintendo Switch, na Steam para PC, macOS e Macintosh, Xbox Series X|S e Xbox One.

Conclusão da Análise
WINTER IS COMING
9
Curioso, explorador, e fã de videojogos desde que me lembro, e em especial pela saga Metal Gear. Não jogo plataformas, jogo jogos.