Independentemente de seres um fã dos IPs da Nintendo ou não, a verdade é que já te deves ter cruzado com a franquia de Yo-Kai Watch algures recentemente. Quer a tenhas conhecido através dos seus videojogos, ou da série animada que está a passar no Cartoon Network em português, ou até mesmo através das suas medalhas que se encontram à venda por aí a luzir os olhos dos coleccionadores, a verdade é que Yo-Kai Watch deve de alguma forma ter suscitado o teu interesse para estares aqui. Mas se por acaso até então nunca tiveste nenhum contacto com esta franquia, não te preocupes, porque estás no sítio certo! Pois embora eu já conhecesse minimamente a franchise, nunca tinha realmente me dedicado a tentar compreendê-la até agora.

É importante dizer, que estamos a falar de uma franquia que ainda não tem 10 anos de existência (muito menos aqui no ocidente como deves imaginar…), mas que consegue gerar uma onda de excitação quase tão forte e tão transversal a gerações, quanto se estivéssemos a falar de Pokémon! Isto é-me muito curioso, pelo que aproveitei para saltar para este título completamente de para-quedas, com um certo empurrãozinho do Bruno Dores (que é um fã da franquia em alguns aspectos). E assim, sem mais demoras, vamos ver o que Yo-Kai Watch 3 nos reserva!

Lê mais:  Ni No Kuni II: Prince Edition Anunciado para Nintendo Switch!

Para começar, a história é diferente em relação às entradas anteriores em muitos aspectos. Assim que iniciamos o jogo, descobrimos que Nate tem de fazer as malas para mudar-se com a família para outra cidade, bem longe dos seus amigos e de tudo o que lhe é familiar. Estamos a caminho de BBQ, uma cidade fresca, mais ligada à Natureza, e cujos seus afáveis habitantes falam com um sotaque do Texas tão forte, que precisamos imediatamente da ajuda de um Yo-Kai para nos traduzir as suas falas! Mas isto não é tudo… Embora Nate diga adeus a Springdale, em Yo-Kai Watch 3 os jogadores mais veteranos continuarão a sentir-se em casa, através da grande novidade deste jogo: Pela primeira vez, é introduzida uma nova personagem jogável no jogo, e como deves imaginar, existem ligações entre a sua história e a de Nate. Ambos os enredos decorrem ao mesmo tempo até que acabam por colidir numa só aventura.

Esta nova personagem, é uma rapariga teimosa chamada Hailey, que vive uma vida normal na cidade, até certo dia ser incitada a comprar um Yo-Kai Watch (sem saber do que realmente se trata). É então que conhecemos também Usapyon, o Yo-Kai que será o side kick da nossa personagem feminina. Este vagueava pelas ruas da cidade em busca de alguém que o pudesse ajudar com a sua demanda, até encontrá-la.

Lê mais:  Miitopia | Análise

Para além das personagens já referidas, temos uma participação especial da organização secreta Y Files. Uma clara referência à série Ficheiros Secretos, e que podes crer, transporta Mulder e Scully para este universo. Os agentes, têm em mãos um caso muito misterioso por resolver, que envolve um meteorito que se despenhou em BBQ. Como podes adivinhar, há suspeitas de envolvimentos alienígenas neste incidente, pelo que o mesmo acaba por tornar-se o grande centro de toda a história de Yo-Kai Watch 3… No entanto, esta trama é colocada de parte nos primeiros capítulos, para te deixares levar pelo ambiente do jogo e das aventuras das personagens principais, bem como para te divertires a conhecer todas as outras novas personagens.

É de se referir que Yo-Kai Watch 3 incorpora mais 3 modos de jogo, para além do multiplayer. Para começar, temos o já conhecido Yo-Kai Blasters, onde tens de te aventurar com uma equipa de Yo-Kai por um mapa aleatoriamente gerado; Builld A Nyan, que te permite criar um Yo-Kai completamente de raiz e treiná-lo a teu gosto; e Boss Rush, que te permite defrontar todos os bosses do jogo!

3DS_YokaiWatch3_2  

Lê mais:  Ni No Kuni: Cross Worlds | Data de Lançamento Anunciada na Ásia Oriental!

Em termos de jogabilidade, Yo-Kai Watch 3 é mesmo um jogo do outro mundo para quem acaba de aterrar nesta franquia. Pois apesar dos controlos simples e intuitivos do jogo, as situações são imensas, e com elas há que dar valor à criatividade da Level 5, por nos apresentar um jogo que se sente tão pequeno nas nossas mãos, mas que nos presenteia com tanto conteúdo! Há tanto que podes fazer neste mundo, que é surpreendente ver as situações que surgem com uma jogabilidade completamente nova e com uma mecânica própria, pensada só mesmo para essa situação. Aqui podes pescar, conduzir uma jangada, fugir de zombies num carrinho de supermercado, e estamos só a começar! Apesar de dares por ti cada vez mais distante do fulcro da história, por te estares a aventurar cada vez mais noutras coisas, o jogo consegue proporcionar-te facilmente imensas horas de diversão! Contudo, certas situações podem tornar-se frustrantes, devido ao rigor que exigem do jogador.

Lê mais:  Miitopia | Análise

Claro que ao falar disto, não me podia esquecer de falar no novo sistema de batalha, que te permite escolher 3 Yo-Kais da tua equipa, para defrontarem até outros 3 inimigos. Com isto, tens uma grelha de 3×3 onde podes movimentar as medalhas para reposicionar os teus Yo-Kais no campo de batalha. Cada Yo-Kai tem a sua habilidade, mas quanto ao funcionamento dos ataques, muitos estão limitados a atacar certas tiles específicas do campo inimigo. Para fazeres o ataque especial de um dos Yo-Kais, ou para te purificares de um ataque inimigo, tens ainda uma espécie de mini jogos que tomam partido da interactividade da Stylus da Nintendo 3DS. Embora esses não existam em grande variedade, e acabem por se tornarem enfadonhos, são substancialmente a parte mais activa das batalhas. Mas para além disto tudo, há também a possibilidade da tua personagem poder intervir e atacar os inimigos com um número limitado de hits e consoante a medalha que inserires na tua pistola Yo-Kai Blaster.

3DS_YokaiWatch3_1  

Lê mais:  Ni No Kuni: Cross Worlds | Data de Lançamento Anunciada na Ásia Oriental!

Com controlos intuitivos e simples, Yo-Kai Watch 3 faz-te mergulhar num mundo belíssimo, com cenários dos mais variados e coloridos, explorando uma paleta extremamente apelativa e detalhada. O jogo é recheado de criaturas caricatas e divertidas, desenhadas para transmitirem-nos mais sobre si do que as suas próprias palavras. Desta forma e com toda a vida que se sente nos grafismos de Yo-Kai Watch 3, podemos reencontrar todos os traços característicos da sua franquia. Isto, aplica-se também à sua banda sonora, que vasta, preenche agradavelmente o espaço deixado pelo silêncio das personagens, que só conseguem verbalizar uma mão cheia de palavras.

Yo-Kai Watch 3 já está disponível em exclusivo para as consolas da família Nintendo 3DS.

Conclusão da Análise
Supreendente e refrescante
8.3
Apaixonada pelo mundo do cinema e dos videojogos. A ficção agarrou-me e não me largou mais! A vida levou-me pelo caminho da Pós-Produção, do Marketing e da organização de Eventos de cultura pop, mas o meu tempo livre, dedico-o a ti e à Squared Potato.