O sucesso de Yo-Kai está de volta, agora com um videojogo Spin-off da conhecida e popular série Yo-Kai Watch, chamado de Yo-Kai Watch Blasters: Red Cat Corps e White Dog Squad!

Este videojogo não é propriamente muito recente, pois já anda pelos lados do Japão há algum tempo. Assim como no videojogo original, a Level 5 quis apostar em força e levar este título para o ocidente.

Lê mais:  Nintendo Direct Mini | Emissão Especial Chega Hoje!

Yo-Kai Watch Blasters: Red Cat Corps e White Dog Squad metem-te a cargo de um esquadrão Yo-Kai, que tem por objectivo impedir os Yo-kai mau feitores de andarem a fazer asneiras. Com um estilo muito idêntico ao dos filmes de Ghost Busters, tanto o veiculo com a sirene icónica, como o edifício que parece um quartel dos Bombeiros, são tudo pormenores que de imediato me chamaram a atenção.

Sem uma história definida, o videojogo baseia-se numa série de capítulos, cada um desses composto por várias missões. Estas missões, serão a secção a que mais vais recorrer, usando uma equipa de 4 Yo-Kai. Ao inicio esta é limitada, mas ao longo do teu progresso, poderás recrutar mais criaturas destas ao derrota-las, ou então ao superares algumas missões. Ainda poderás obter alguns  Yo-Kai raros, através de uma maquina de cápsulas ao estilo das que vês nos cafés. Com mais de 400 criaturas diferentes, variedade aqui não falta! Em cada versão há Yo-Kai exclusivos, mas no caso de teres alguém com a outra versão podem sempre trocar, como se fossem Pokémon!

Yo-Kai Blasters 2

Lê mais:  Super Mario 3D World + Bowser's Fury | Análise

Com a tua equipa, terás que obedecer aos objectivos colocados em cada uma das missões. Parece porreiro, mas estes objectivos acabam por ser quase todos os mesmos: Derrotar os Yo-Kai que se apresentam no mapa, o que torna a experiência repetitiva. Apesar deste problema, os Bosses até são divertidos e originais o suficiente no início, mas o videojogo acaba por desapontar quando começam a recicla-los em missões futuras. Outro ponto a notar aqui é o gráfico de dificuldade desenhado neste videojogo. Ao início parece que é tudo demasiado fácil, parecendo um videojogo para crianças, mas a partir da segunda metade do meu progresso, as coisas já escaldavam. É aqui que outras mecânicas de jogo entram em destaque.

Durante as missões, coleccionarás Oni Orbs, a moeda de jogo aqui presente. Com estas Oni Orbs é possível comprar itens e equipamentos para os Yo-Kai, bem como usá-los para subir o nível dos mesmos. Por sua vez cada Yo-kai tem a sua própria lista de ataques, podendo estes serem trocados por outros que este já tenha aprendido. Ainda assim, poderás também evoluir Yo-kai ou fundi-los com outros, caso estes sejam compatíveis.

Yo-Kai Blasters 2

Lê mais:  Nintendo Direct Mini | A Nintendo Surpreende com as Várias Novidades!

Para além das missões normais, ainda há a possibilidade de fazer combates contra Bosses, de forma a ganhar ainda mais Oni Orbs. Com vários níveis de dificuldade, é um bom teste para veres o quão apto estás para as missões mais dolorosas. Se tiveres outras pessoas com o videojogo, poderás convidar até 3 dessas mesmas para ajudarem-te a passar aquela parte mais difícil do jogo, quer seja localmente ou Online.

A nível de design, a qualidade da Level 5 nota-se a milhas, com um controlo de qualidade acima da média, os objectos 3D apresentam bons detalhes sem problemas de performance. A interface também está bem construída, sendo um ponto forte os ícones do menu, que dada a sua aparência ilustrativa, satisfazem ao olhar dos jogadores mais novatos.

A música aqui não fica para trás. Usando as mesmos sons e músicas da série televisiva, a experiência torna-se ainda melhor, pois senti-me como se estivesse a ver a série real mas controlável através da minha consola.

Yo-Kai Watch Blasters: Red Cat Corps e White Dog Squad já se encontram disponíveis para a família de consolas Nintendo 3DS e 2DS.