Mesmo no final de vida da Nintendo Switch, a Nintendo não quis deixar o corredor de lançamentos vazio. Então, para abrir o gostinho ao novo ano de 2025, eis que a nipónica abriu novamente as portas à macacada, com o novo port, graficamente melhorado, do clássico Donkey Kong Returns! Mas será que esta foi a melhor decisão para começar o ano? É com esta pequena e rápida análise que vais ter a informação necessária para tirares a tua própria conclusão. Vamos lá ver o que Donkey Kong Country Returns HD tem para te oferecer!
Muito diretamente e resumidamente, Donkey Kong é mais uma das grandes franquias da Nintendo, que te leva ao mundo dos platformers. É algo semelhante a Super Mario, mas bem mais desafiante. Nestes jogos, a destreza é que manda, e qualquer erro que possas cometer vai sair-te sempre caro. É algo que tenho aprendido sobre as duas últimas interações que agora habitam na híbrida da Nintendo.
Dito isto, Donkey Kong Country Returns HD oferece-te uma boa dose de desafios, com níveis bem trabalhados e por vezes desafiantes (e talvez traumatizantes) que nos fazem disparar os níveis de dopamina quando conseguimos conquistar a nossa vitória ao fim de mais de 20 tentativas. Dou alguns destaques para os níveis mais perto do final de jogo, que possuem verdadeira dedicação e imaginação por parte da Retro Studios.

Este novo Port conta agora com dois modos de jogo. O clássico modo, que sempre foi conhecido pelos jogadores, e agora um modo mais “simpático”, que te dá um coração extra (além dos 2) e ainda acesso à loja de Cranky Kong, onde podes adquirir mais itens para te ajudar a superar alguns níveis. E, falando em ajuda, tens ainda um modo Guia, que te coloca em piloto automático, completando o nível por ti. Contudo, os itens colecionáveis e moedas que este guia apanhar não serão coletados no final do nível.
Quero dar algum destaque ao modo multijogador, que foi algo que me deixou com um gosto amargo no início da minha análise. De forma geral, pensamos no modo a dois como uma coisa positiva e divertida. Contudo, aqui não foi o caso. O jogo torna-se completamente noutra coisa, bem mais desafiante. Ou ambos os jogadores são pros na coisa ou então estão tramados! Além disso, a quantidade de balões (vidas) que gastam será a duplicar! Isto sem falar no pior respawn (regresso ao jogo) de sempre, que me obriga a salvar o meu parceiro num balão a descer incontrolavelmente, consumindo balões cada vez que falhar o resgate! Assim que peguei no jogo no modo de um jogador, tudo pareceu menos complicado! Em suma, se contas comprar o jogo para jogar com alguém, pensa bem em quem vais convidar.

As melhorias e downgrades
Como já deves saber, Donkey Kong Country Returns HD possui agora texturas melhoradas, tornando o jogo mais colorido e nítido. Contudo, no que toca à geometria gráfica, os polígonos praticamente não sofreram qualquer alteração, mantendo-se com as aparências muito geométricas que já se podia ver no jogos antigos. Em defesa do jogo, estamos também a falar de um upgrade para HD e não de uma remasterização, como foi o caso Metroid Prime Remastered, lançado em 2023.
Infelizmente, apesar de contar agora com uma resolução de jogo a 1080p a ser reproduzida a 60 fotogramas por segundo, temos um downgrade que são os tempos de carregamento do jogo (loading screens). É uma verdadeira seca na atual geração ficar a aguardar mais de 10-15 segundos para entrar no nível ou apenas voltar ao mapa dos níveis. Isto torna-se ainda mais frustrante quando perdes todas as vidas e és obrigado a recuar ao mapa, levando com o loading screen deste e ainda teres que levar com o próximo loading para entrares no nível em si.

Outra coisa que me ficou atravessada foram os hit boxes do jogo. Por mais vezes do que consegui tolerar, vi-me a perder jogos onde, claramente, não levei com um projétil ou bati em alguma rocha. Basta passar perto o suficiente para ser considerado um impacto e perder o jogo. Considerando que este é um jogo de extrema perícia, acho quase um crime a falta de atenção e empenho neste sector.
Por fim, as músicas do jogo são do meu agrado, sendo algumas delas favoritas de alguns anos atrás, mesmo antes de ter conhecido a própria franquia de Donkey Kong.
Donkey Kong Country Returns HD já se encontra disponível, em exclusivo para a família de consolas Nintendo Switch, tanto em formato físico como em digital (na Nintendo eShop)