Existe uma maneira muito simples de saberem se devem ser amigos de alguém. Basta perguntarem se essa pessoa acredita no aquecimento global e, se a pessoa disser sim, terão uma amizade (talvez cheia de bons momentos), se disser que não, então devem seguir caminhos opostos. O nosso destaque de hoje é a maior representação disto, falo então de Eco.

Eco é um apelo pro-ambiental em formato MMO, consistindo numa experiência de sobrevivência, onde o objetivo é impedir que um meteorito destrua o planeta, através de um trabalho conjunto em prol da natureza.

Eco 2  

O sistema está bem construído, no sentido em que cada função tem um peso igualmente importante para o triunfo. Mesmo que entremos num mundo/servidor sozinhos, a comunidade recebe de igual forma qualquer jogador, tornando-o extremamente apelativo e de fácil integração, o que muitas vezes não se nota noutros MMO, fortalecendo assim a imagem positiva que Eco transmite.

Teremos de cortar árvores (irónico, mas justificado devidamente no jogo), caçar e construir de forma a conseguir contribuir para que a sociedade se desenvolva. Conforme já referi, cada jogador terá uma função (quando em grupos) o que facilitará o desenvolvimento. No entanto, este desenvolvimento terá de ser controlado pois não podemos exagerar na desflorestação, senão acabamos por destruir um habitat, nem tão pouco podemos ter demasiadas máquinas pois aí a poluição será fatal para o planeta (basicamente como acontece no mundo real actualmente).

Eco 1  

Tal como em qualquer jogo de sobrevivência e, como já referi, temos de comer, e quando isto é feito com amigos não existe qualquer stress, os problemas começam quando jogamos “sozinhos”. Quando tivermos de comer e não tivermos recursos, temos de fazer longas caminhadas para encontrarmos alimentos e aqui é onde a divisão de tarefas em grupos realmente funciona, pois tendo um único jogador para caçar, é essencial à conclusão do objectivo. Isto desfavorece o jogador “único” que entra num servidor para se divertir, sem ter amigos que possuam o jogo.

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Eco tem um grande peso social, pois nós sozinhos não fazemos diferença no ecossistema, mas o conjunto de jogadores a realizar a mesma acção provoca uma cadeia de acontecimentos irreversíveis que acabam por não só corromper o prazo, mas impossibilitar extração adicional de recursos.

Eco 4  

Existe ainda um dever cívico, na medida em que, os que têm mais recursos acabam por favorecer os que conseguem extrair menos, através de um fundo da comunidade, o que acaba por igualar as condições. Parte vossa pensa agora “mas porque é que eu trabalho extra e ele recebe o mesmo?”. Deveras simples: com os recursos extra, a outra pessoa já consegue contribuir tanto ou mais que nós, simplesmente estava à procura num sítio onde não era possível extrair mais.

Teremos sempre, em qualquer jogo de construção, a síndrome de mediocridade. Falo pois dos momentos em que eu por exemplo construo a minha humilde cabana, e quando dou 20 passos estou a olhar para uma estrutura feita pelo meu vizinho que fazia inveja ao Taj Mahal.

Eco 3  

A optimização de Eco deixa algo a desejar. Mesmo para um produto em Early Access, é difícil justificar como é que eu corro o jogo com os mesmos FPS no mínimo e no máximo das definições, estando constantemente a soluçar de um lado para o outro. Claro que o meu computador não é o topo da linha, mas enquadra-se perfeitamente nos requisitos, o que me deixou ainda mais curioso no porquê de não correr tão bem.

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Os gráficos utilizam um estilo de arte mais vibrante, ao estilo de Lego Worlds e Grow Home, o que os torna bastante apelativos mesmo se quisermos ver alguém a jogar (e complica ainda mais o porquê de correr tão mal em 2 PC’s da equipa). Teremos sempre a clássica música tranquilizante a acompanhar-nos, enquanto contribuímos para um bem maior, o que ajuda sempre a relaxar ao fim de um dia de trabalho.

Eco, mesmo com os seus entraves, tenta alcançar algo de mérito. Apelando à sociabilidade e ao trabalho em equipa, apresenta uma situação realista com uma hipérbole aplicada. Não tenta alcançar mais do que apresenta, mantendo o jogo simples, mas cativante o suficiente para qualquer pessoa querer salvar todos os mundos em que entrar!

Eco está disponível para acesso antecipado na Steam para PC.