A Editora FA é um selo editorial que se foca em livros de banda desenhada e está a abrir novas portas no nosso país, apostando em publicações independentes e em projetos de cultura livre.
A Editora FA foi criada por Flávio C. Almeida, um autor e editor português de banda desenhada que possui formação nas áreas de marketing e artes gráficas. A Andreia Mendes, da Squared Potato, esteve à conversa com o mesmo para saber tudo sobre o seu trabalho, o mercado de banda desenhada em Portugal, e muito mais!
Confere a entrevista:
Andreia Mendes (AM): Para começar, quais foram as razões que te levaram a criar esta editora cá em Portugal?
Flávio C. Almeida (FA): As razões que me levaram a criar foi ter sempre o sonho de ver publicado um livro de banda desenhada meu. E assim começou com a minha primeira publicação, Um Só, em edição de autor. Só depois veio a ideia de dar continuidade e criar uma chancela editorial própria e, o que alimentou esta ideia foi o mesmo do princípio, o sonho de qualquer autor de ver as suas histórias publicadas.
AM: No total, a Editora FA já conta com quantos livros de banda desenhada? Pelo que percebi, alguns também são da tua autoria.
FA: Sim, como referi a FA foi criada inicialmente para cumprir um objectivo. E quando lancei a segunda publicação da minha autoria, Os Tigres, reparei que esse objectivo era comum a outros autores como eu. Já vai em quatro publicações e a caminho mais umas quantas.
AM: De todas as tuas criações, qual foi a obra que mais gostaste de realizar e porquê?
FA: De todas é claro que foi a primeira, Um Só, foi o realizar de um sonho e o cumprir de um objectivo.
AM: Como é desempenhar duas ocupações diferentes, a de autor e editor, dentro da mesma área? Às vezes torna-se um pouco cansativo ou nem por isso?
FA: Diria que é um processo que se torna ainda mais moroso. Porque como autor “gosto mais assim” e depois como editor “fica melhor assim”! Mas as soluções vão aparecendo da melhor forma e vou aprendendo com isso. Tanto como autor, e principalmente como editor, ainda tenho muito que ir aprendendo.
AM: Recentemente, a Editora FA editou a aclamada banda desenhada de Pepper & Carrot por David Revoy. Como foi esta experiência?
FA: Foi um experiencia boa! Tanto com o David Revoy como com outros autores, como por exemplo, o Cadú Simões, autor de Homem-Grilo, que é publicado agora pela FA, foram de uma acessibilidade enorme e agradeço imenso por terem disponibilizado os seus trabalhos.
AM: Quais são os requisitos para um artista ter o seu trabalho publicado pela Editora FA?
FA: Não existe nenhum requisito pré-estabelecido, mas para enumerar algum diria que seria querer ver um sonho ou objectivo realizado sem complicações nem exigências.
AM: Qual é a tua opinião sobre a indústria da banda desenhada em Portugal?
FA: Eu penso que estava em crescimento, e digo estava porque esta pandemia que nos afecta a todos também não poupou a banda desenhada. Também acho que falta aquelas publicações de banda desenhada de quiosque, que comprávamos por ocasião, embora de menor qualidade mas mais acessíveis. O mercado está muito virado (ou quase só) para livros de estante.
AM: A Editora FA possui algumas plataformas em que as pessoas possam acompanhar a divulgação das obras?
FA: Sim, na internet está em www.fabd.pt, e daí para as várias redes sociais como o Facebook, Pinterest ou Tumblr.
AM: Quais são também os principais pontos de venda em que as pessoas podem adquirir essas obras?
FA: A partir de www.fabd.pt, onde também podem pedir as publicações directamente, há uma lista de pontos venda variado, dependendo se o formato da edição é físico ou digital. Tais como a Bubok, Leya Online, Wook, Amazon, Lulu, Bookmundo, Bertrand, Fnac, Google Play… entre outros.
Muito obrigada pelo tempo disponibilizado e pelas respostas. A Squared Potato deseja o maior sucesso à Editora FA!