A Crystal Dynamics e a Eidos Montreal assumiram o controlo dos vários IPs de jogos do dono anterior Square Enix, incluindo as franquias Legacy of Kain, Tomb Raider, Deus Ex, Thief, entre muitas mais .
Tomb Raider e Legacy of Kain estão agora de volta às mãos da Crystal Dynamics, que recuperou o brilho da primeira saga, e nos apresentou ao mundo da segunda.
A Crystal Dynamics disse num post de blog que como resultado desta mudança, “agora são os donos destes jogos e os controladores da jogabilidade e dos dados pessoais relacionados com eles”.
A Eidos Montreal anunciou também que recuperou “jogos que desenvolveu, como Deus Ex e os jogos Thief“. Acrescentou ainda que agora controla os dados obtidos a partir desses títulos.
Crystal Dynamics, Eidos Montreal e Square Enix Montreal, mais as suas respectivas propriedades, foram adquiridos pela Embracer no início deste ano por um total de 300 milhões de dólares.
Numa entrevista recente, o CEO da Embracer Lars Wingfors reconheceu a importância dos “IPs muito tradicionais” que a empresa adquiriu.
“Vamos tomar bem conta das pessoas, dos IPs, e se estabelecermos expectativas razoáveis, penso que também ficaremos satisfeitos com o desempenho financeiro nisto”, disse Wingfors.
Esta afirmação deixa sem dúvida água na boca para fãs de jogos de ação furtiva, quiçá trazendo até memórias antigas aos novos sistemas! Pandemonium, Legacy of Kain, ou até mesmo o (verdadeiro) Deus Ex podem estar a caminho desta geração, é esperar para ver.