Numa época em que cada vez surgem mais eventos e iniciativas de cultura pop nas regiões de norte e centro do país (e uma vez que vamos noticiando aqui na Squared Potato todos os acontecimentos a que conseguimos dar cobertura na cultura geek em Portugal), vemo-nos perante o dever de transmitir-mo-vos uma notícia que recebemos recentemente, e qual nos deixa com o mais profundo pesar…

A Associação Núcleo de Geeks Do Algarve, um grupo associativo criado em 2013 por jovens algarvios e qual marca os percursos de alguns dos membros da nossa redacção desde a criação da própria associação, anunciou no passado dia 6 de Abril que a mesma deixará de exercer funções. Esta organização, surgiu perante a falta de oferta de eventos e actividades de natureza geek na região, levando jovens de todos os pontos do Algarve a juntarem-se, meterem mãos à obra de alma e coração, e a criarem por eles mesmos estas experiências e proporcioná-las a outros fãs de cultura pop. A ANGA, tinha também como objectivo juntar uma comunidade composta por pessoas muito diferentes, que se encontrava muito dispersa. A mesma, brindou o Algarve com imensas iniciativas ao longo destes últimos 8 anos, sendo entre essas o seu evento mais conhecido, o Manga & Comic Event. Entre outros eventos da mesma organização, encontravam-se o Loulé Gamefest, Meet de Harry Potter, Pick and Meet de Cosplayers, e tantas outras iniciativas que agora ficam apenas na memória de quem as viveu de perto.

Caros fãs e seguidores do trabalho que a Associaçãotem vindo a desenvolver ao longo dos vários anos, é com muita pena…

Publicado por Manga and Comic Event em Sábado, 6 de abril de 2019

É importante referir, que esta notícia não afectou somente a região Algarvia. Pois os eventos desta organização eram visitados por geeks de todos os pontos do país e de além fronteiras, que reconheciam o seu evento principal como um dos mais divertidos do ano. Sempre com um programa variadíssimo, o MCE oferecia actividades diversas e quais nunca se repetiam ao longo do fim de semana inteiro, e tão raramente de edição para edição. O mesmo era a cereja no topo do bolo em pleno Verão no Algarve para todos nós.

Desde as lutas com armaduras de cartão do This Is Sparta ao Color War, ao Quidditch, ou às Nerf Wars; desde os torneios de Esports e TCG ao Retro-gaming; desde os workshops sempre diferentes à comida tradicional japonesa; desde um palco sempre estridente e divertido com karoake, actuações e mais actividades, até um auditório onde grandes artistas nacionais deram apresentações e alguns cosplayers até os seus primeiros passos; desde lojas e artistas até concursos e exposições; desde fãs de anime a fãs de videojogos, cinema ou literatura; havia sempre algo que se descobria e muito mais que nos conduzia de volta a este evento.

Da nossa parte, podemos dizer que nunca nos poupámos a esforços para ajudar na organização e montagem do mesmo, bem como estivemos edição após edição a vestir a camisola da Staff e a dar apoio aos visitantes. E em retribuição, como já havia comentado, o mesmo mudou as nossas vidas.

É de salientar que esta decisão tomada pela organização, não se deve a problemas com fundos, mas sim à falta de recursos humanos necessários tanto para incorporarem a mesma como para ajudarem nos eventos como voluntários. A ANGA já há vários anos que vinha a passar a mensagem no fecho dos seus eventos, de que para que estas iniciativas continuassem a acontecer seriam necessários mais voluntários e sócios para ajudar a organização a se renovar e a crescer.

Resta-nos agradecer por tudo o que deram à comunidade, e felicitá-los pelo percurso e legado que conseguiram construir ao longo destes 8 anos.

Que a força esteja SEMPRE convosco.

Deixa uma resposta

Por favor deixa aqui o teu comentário
Por favor deixa aqui o teu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.