Jenny Han, Soman Chainani, Miguelanxo Prado, Paco Roca e Peter Van Dongen são as primeiras confirmações de Banda Desenhada e Literatura, para a 7ª edição do maior evento de Cultura Pop do País. Com um grande reconhecimento internacional nas suas áreas, estes convidados destacam-se por várias obras de sucesso, tops de vendas e alguns fenómenos mundiais, como o caso da série A Todos os Rapazes que Amei, adaptada para a Netflix, escrita pela autora norte-americana Jenny Han ou a saga de estreia de Soman Chainani, The School for Good and Evil, que vendeu mais de 3 milhões de cópias, foi traduzida para 30 idiomas em 6 continentes e dará origem, em 2022, a um dos mais esperados filmes da Netflix, protagonizado por Charlize Theron e Laurence Fishburne.

Organizado pela CITY – Conventions In The Yard, o evento que decorre de 9 a 12 de Dezembro, no Parque das Nações, em Lisboa, terá como tema desta edição “A New Hope” e contará com um leque de convidados de diferentes áreas da Cultura Pop inesquecível! Os bilhetes para a edição deste ano já estão disponíveis no site oficial do evento em Comic Con Portugal, nas modalidades de Bilhete Diário e Passe Geral (para os 4 dias).

Descobre agora mais sobre os primeiros convidados de Banda Desenhada e Literatura.

Jenny Jan

img_jenny han_site  

Jenny Han é uma autora norte-americana de ficção para jovens. Ficou conhecida por escrever a série protagonizada pela jovem Lara Jean, A Todos os Rapazes que Amei, adaptada para a Netflix, e a trilogia Verão, iniciada com O Verão em que me Apaixonei.

Han, que marcará presença na Comic Con Portugal 2021 em parceria com a Editora 20|20, lançou o romance para jovens adultos A Todos os Rapazes que Amei em 2014. A adaptação do romance ao cinema ficou garantida semanas após a sua publicação. A sequela, P.S. Ainda te Amo, foi lançada no ano seguinte e ganhou o Prémio Americano Ásia/Pacífico de Literatura para Jovens Adultos 2015-2016. O terceiro romance, Agora e Para Sempre, foi lançado dois anos depois. A adaptação cinematográfica do primeiro romance, protagonizado por Lana Condor no papel principal, começou a ser filmada em julho de 2017 e foi lançado pela Netflix em agosto de 2018, com críticas muito positivas. Han teve uma breve participação no filme.

Lê mais:  Comic Con 2021 | Organização comunica o regresso do maior evento de Cultura Pop

Soman Chainani

soman chainani  

O escritor e cineasta best-seller do New York Times, Soman Chainani, começou a sua carreira como argumentista e realizador, com os seus filmes exibidos em mais de 150 festivais de cinema em todo o mundo. Em 2013 lançou o seu primeiro romance, The School for Good and Evil, que deu origem a uma saga em seis volumes. Foi indicado para o Prémio Waterstone de Literatura Infantil, foi nomeado para o Out100 e também recebeu o galardão Shasha Grant e o Sun Valley Writer’s Fellowship, ambos para escritores emergentes.

A saga de estreia de Soman Chainani, The School for Good and Evil, vendeu mais de 3 milhões de cópias, foi traduzida para 30 idiomas em 6 continentes e dará origem, em 2022, a um dos mais esperados filmes da Netflix, protagonizado por Charlize Theron e Laurence Fishburne.

Miguelanxo Prado

miguelanxo prado  

Com 39 anos de carreira, o espanhol Miguelanxo Prado, talento assíduo da Comic Con Portugal, trabalha como pintor, ilustrador, guionista, ilustrador de imprensa e principalmente, autor de banda desenhada. Entre as suas obras destacam-se títulos como Traço de Giz, Quotidiano Delirante, Tangências ou Ardalén. Em 2013 ganhou o Prémio Nacional del Cómic, outorgado pelo Ministério da Cultura de Espanha, pela sua obra Ardalén.

Miguelanxo Prado colaborou com escritores como Laura Esquivel (A Lei do Amor) ou Neil Gaiman (Noites sem fim). No campo audiovisual, entre outras obras, é o criador de personagens e director de estilo da série de animação Men in Black, e criador e director do filme de animação De Profundis, em colaboração com o músico Nani García. O seu trabalho mais recente, O Pacto da Letargia despertou, no ano passado, a curiosidade de editores portugueses e foi lançado em Portugal pela Ala dos Livros.

Lê mais:  Comic Con Academy | Um vasto leque de cursos de sonho com formatos de ensino adaptados

Paco Roca

paco roca  

Paco Roca é um ilustrador, guionista e autor de banda desenhada de renome. Nasceu em Valência, em 1969, estudou Belas Artes, trabalhando por pouco tempo em publicidade, antes de abrir o seu próprio estúdio de ilustração. O seu trabalho é amplamente elogiado pela crítica e tem sido publicado com sucesso em vários países. Rugas, um dos seus trabalhos mais reconhecidos pelo público, foi adaptado para o cinema em 2012, onde conquistou dois prémios Goya, incluindo um para Paco Roca pela adaptação da sua obra. As suas ilustrações são publicadas em importantes jornais espanhóis como o Babelia e o El País.

Peter van Dogen

peter van dongen  

Nascido em 1966, Peter van Dongen é um ilustrador e autor de Graphic Novels holandês. Foi vencedor do prémio Dutch Stripschap pelas suas obras, Muizentheater e Rampokan e é bastante aclamado pela utilização do estilo de desenho “Ligne Claire” (linha fina), seguindo a tradição de Hergé e E.P. Jacobs. Em 2017, Van Dongen trabalhou com Teun Berserik nos álbuns 25 e 26 da série As Aventuras de Blake e Mortimer, originalmente desenhada por E.P. Jacobs. Em 2018, a Aire Libre publicou a colecção completa de Rampokan, e em 2020, a Europe Comics voltou a publicar a tradução para inglês desse trabalho que é uma verdadeira obra-prima.

Estes foram para já os convidados confirmados desta edição da Comic Con Portugal 2021 que decorre de 9 a 12 de dezembro, no Parque das Nações, em Lisboa.

Apaixonada pelo mundo do cinema e dos videojogos. A ficção agarrou-me e não me largou mais! A vida levou-me pelo caminho da Pós-Produção, do Marketing e da organização de Eventos de cultura pop, mas o meu tempo livre, dedico-o a ti e à Squared Potato.