A Grande Onda de Kanagawa de Katsushika Hokusai (神奈川沖浪裏 no original), também conhecida como A Grande Onda ou simplesmente A Onda, é a obra de arte mais reproduzida do mundo. Trata-se de uma xilogravura, uma técnica que se baseia no corte de uma figura em superfície de madeira.

A Grande Onda de Kanagawa de Katsushika Hokusai
A Grande Onda de Kanagawa (1830)

Katsushika Hokusai criou a imagem aos 70 anos de idade, sendo esta pertencente a uma série de xilogravuras com o Monte Fuji como tema e sendo A Grande Onda de Kanagawa o seu trabalho mais famoso.

A obra foi publicada pela primeira vez em 1830, época em que o contacto do Japão com o exterior era bem pouco e foi apenas em 1859, sob pressão dos Estados Unidos e de outros países, que o país abriu as portas para o exterior. Foi só nessa altura que as obras de artes japonesas começaram a ser exportadas para o mundo.

As xilogravuras de Katsushika Hokusai foram celebradas por muitos artistas europeus, como por exemplo Van Gogh e Claude Monet.

A obra apresenta uma grande onda que ameaça os pescadores, com o Monte Fuji como fundo. Mesmo não sendo um tsunami, a obra apresenta-nos um grande exemplo da força dos mares.

Katsushika Hokusai
Auto-Retrato de Katsushika Hokusai (1839)

Katsushika Hokusai nasceu em Katsushika, no ano de 1760. Com uma íncrivel habilidade para desenho, começou a pintar com 6 anos e aos 16 anos tornou-se aprendiz de gravador.

Com 18 anos, após três anos de actividades de aprimoramento e de também ter publicado a sua primeira obra, foi aceite como aprendiz de Katsukawa Shunsho, um dos artistas mais importantes de ukiyo-e do seu tempo.

Katsushika Hokusai faleceu aos 89 anos de idade em Tóquio, no ano de 1849.

Hoje em dia, existem 35 cópias catalogadas desta xilogravura pelo mundo, onde diversos Museus conservam estes exemplares. Além disso, a arte é utilizada em todo o tipo de reproduções, desde canecas até capas de telemóvel, tendo-se tornado, com o tempo, num dos maiores símbolos do Japão.

Fica a saber mais sobre Cultura Japonesa.


És fã de A Grande Onda de Kanagawa de Katsushika Hokusa ou outras obras suas?

Deixa uma resposta

Por favor deixa aqui o teu comentário
Por favor deixa aqui o teu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.