O Bakeneko e o Nekomata são animais com capacidade de mudar a sua forma, assim como o Tengu, o Kitsune.

Origem
O Japão estava a ser dominado pelos ratos, então julga-se que terá importado os gatos da China durante o Período Nara (710 – 794) para combater essa praga. Mas foi só a partir do Período Edo (1603 – 1867) que começaram a surgir as lendas sobre estes animais.
O gato teria passado da sua fase doméstica para um ser monstruoso. Porém, nem todos os bakeneko são maus – muitos possuem traços de fidelidade ao dono e trazem fortuna (Maneki-neko). Simplesmente, têm uma tendência para se tornarem vingativos.

Um gato pode tornar-se num bakeneko de várias maneiras:
– Longevidade;
– Sendo mantindo preso por um certo número de anos;
– Crescendo até um certo tamanho;
– Tendo uma cauda muito grande.
Isso acabou por gerar uma superstição popular, na qual muitos proprietários de gatos pediam para que cortassem a cauda do animal ainda bebé ou então a criação da raça Bobtail (na qual o gene mutante faz com que eles tenham uma cauda pequena).
Existe outro youkai (seres sobrenaturais, espíritos ou demónios do folclore Japonês) chamado nekomata.
Diferente do bakeneko, o nekomata possui uma cauda bifurcada, consegue andar sobre as duas patas traseiras e é mais baixo. Um gato, ao atingir uma certa idade, pode tanto tornar-se num bakeneko ou num nekomata.

Design e Poderes:
– Corpo envolto em chamas nas extremidades;
– Conseguem controlar tempestades e chamas, sendo associados aos incêndios misteriosos;
– Conseguem controlar cadáveres como marionetes, fazendo com que o corpo entre em casas para assustar os moradores;
– Dizem que o andar bípede do Nekomata serve como auxílio para caçar, actuando como molas que impulsionam o corpo.
Lendas
Bakeneko
Uma das lendas mais populares deste youkai é de um casal de idosos que não tinha filhos. Eles cuidavam do gatinho como se fosse uma criança, então este transformou-se numa jovem mulher que trouxe muitas riquezas à família e viveu com eles como uma filha adoptiva.
Porém, um dos seus namorados descobriu a verdadeira natureza da bakeneko e, apesar de ela implorar para ele guardar o seu segredo, este não conseguiu e contou tudo a um pescador. Como vingança, a bakeneko criou uma forte tempestade e atacou o namorado, dividindo-o em vários pedaços.
Mulheres que andam sozinhas à noite poderiam ser associadas ao Bakeneko em busca de uma vítima.
Nekomata
Certa vez, a mansão de um samurai estava a ser assolada por eventos sobrenaturais, principalmente as bolas de fogo que surgiam no seu jardim. Numa noite, a esposa do samurai viu um gato escondido no jardim. Ao avistar o gato, o marido disparou uma flecha que partiu a cauda do gato em duas, dando origem à lenda do nekomata.
O Nekomata também seria um Bakeneko que “evoluiu”, isto é, um Bakeneko que adquiriu experiência e teve a sua cauda dividida em duas, como é o caso da Kitsune – esta aumenta a quantidade de caudas conforme vai envelhecendo.
Exemplos de Bakoneko e Nekomata em Anime





Chen (Touhou Project)
Fica a saber mais sobre Cultura Japonesa.