Alguns youkais possuem a habilidade de se disfarçarem ou assumirem outras formas para enganar ou irritar viajantes, como é o caso do Tanuki, do Tengu, do Bakeneko e da Kitsune. Nesse artigo falarei da Kitsune, que é um youkai retratado nas lendas como seres cruéis e sádicos.

Cultura Japonesa - Kitsune (1)

Kitsune, As Raposas Místicas

A Kitsune partilha da mesma classe que o Tanuki, Tengu e Bakeneko, chamada de Momonoke. Estes podem ser encarados como animais amaldiçoados ou sagrados, e cuja sua sabedoria aumenta a cada 100 anos,o que é expresso na sua quantidade de caudas, sendo que ao atingir a nona cauda, a Kitsune torna-se um semi-deus.

Estes espíritos são mensageiros associados à deusa Inari, “deusa do arroz da agricultura, prosperidade, fertilidade e exito”, esta sendo uma divindade com uma vasta gama de esculturas espalhadas pelo Japão. Esse é um dos motivos porque os japoneses adoram tanto as kitsunes como se fossem divindades.

Aparência:

As raposas, ou kitsune, são encontradas em todo o Japão, e são idênticas às raposas selvagens encontradas em outras partes do mundo, isto, tirando os seus incríveis poderes mágicos. Os seus rostos bonitos e o seu tamanho pequeno as tornam particularmente amadas pela maioria das pessoas.

Classificação dos tipos de Kitsunes representados:

  • Zenko: São raposas benevolentes, celestiais associadas a deusa Inari. Essas raposas geralmente protegem humanos ou lugares, dando boa sorte e afastando os maus espíritos;
  • Yako: Tendem a ser mais maliciosas;
  • Ninko: É um espírito de raposa invisível, pelo que os seres humanos só podem perceber a sua presença quando são possuídos.
Lê mais:  Cultura Japonesa | A Grande Onda de Kanagawa de Katsushika Hokusa

Variações:

  • Amaterasu no Kitsune: Alguns acreditam que a Deusa do sol “Amaterasu” assume a forma de uma raposa branca;
  • Bakemono-Kitsune: É uma Kitsune maligna e espectral (como um fantasma);
  • Genko: Kitsune de cor negra, geralmente é vista como um “Omen” (bom presságio);
  • Kitsune-bi: Kitsunes com o poder de invocar chamas através da sua boca e da sua cauda;
  • Kitsune-Tokoya: Kitsune travessa, peritas em pregar peças e disfarçar-se em humanos;
  • Kyuubi no Kitsune: São as Kitsunes que alcançam os 1.000 anos de idade, possuem nove caudas e possuem a habilidade de serem oniscientes.

cultura japonesa kitsune

Servos de Inari:

Santuários inteiros são dedicados à Kitsunes aonde os devotos vão deixar ofertas para o espírito da raposa. Estes afirmam que as Kitsunes gostam de tofu frito, chamado aburage, que é semelhante aos pratos de udon kitsune e kitsune soba, feito com macarrão.

Lendas:

A maioria das histórias de kitsune são sobre raposas que punem sacerdotes iníquos, mercadores gananciosos e bêbados prepotentes. Estas fazem-no confundindo os seus alvos e criando sons e visões fantasmas, roubando-os ou humilhando-os publicamente.

Hakuzo:

Conta a lenda, que a raposa tomou a forma de um estudioso budista conhecido como Hakuzo. O homem pregava diálogos religiosos nos templos, e era visto como um acadêmico muito sábio. Quando foi descoberto por ser um kitsune, ele desapareceu. Tempos depois, viria a ser visto durante as noites, vagando nos arredores fora do templo, pregando a doutrina de Buda na escuridão da noite. Mais tarde, o templo foi renomeado como Hakuzo Inari.

Lê mais:  Cultura Japonesa | Itashas, o tunnning japonês

Hoshi-no-tama:

Pinturas de kitsunes ou das suas vítimas possuídas, apresentam uma esfera branca conhecida como Hoshi-no-tama (Esfera estelar). As histórias mostram que estas esferas incandescentes, que aparecem junto com Kitsunes-bi, são jóias ou pérolas mágicas.

Enquanto a Kitsune não está na forma humana, ou possuindo algum humano, a mesma mantém a esfera na sua boca ou a carrega na sua cauda. Jóias são representações comuns da divindade Inari, e pinturas de kitsunes sem elas são raras. Já quando a kitsune muda de forma, é o Hoshi-no-tama que carrega parte da sua magia.

Outra crença é que a jóia representa a alma da kitsune, e ela irá morrer se ficar por um longo período separada do adorno. Aquele que obtiver a esfera, poderá pedir ajuda para a kitsune em troca da devolução da joia.

Curiosidades:

As kitsunes são amplamente retratadas nos animes, por exemplo:

Cultura Japonesa

Kurama Yu Yu Hakusho/

Cultura JaponesaKyuubi de Naruto,

Cultura Japonesa

Ninetales

Cultura Japonesa

Vulpix (Pokémon),

Cultura Japonesa

Ran (Touhou Project)


Imagem de capa por ©Sarais

Deixa uma resposta

Por favor deixa aqui o teu comentário
Por favor deixa aqui o teu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.