A equipa do Squared Potato esteve presente na 8ª edição do Nor-Con, um evento de cultura pop, no seio da pequena cidade inglesa de Norwich!

Local

O Nor-Con teve lugar nos dias 28 e 29 de Setembro deste ano, no Norfolk Showground Arena, um espaço localizado nos arredores da cidade e que disponibiliza eventos de todos os géneros ao longo do ano.

A estrutura de cerca de 3000 metros quadrados acolheu dezenas de bancas e lojas, um palco, uma secção para autógrafos, várias exposições, uma zona de jogos, um autocarro da Republic of Gamers, um canto dedicado às Princesas Disney, uma caixa POP! para sessões fotográficas, uma estação de body painting, e ainda, proporcionando espaços amplos para a circulação de pessoas.

O seu interior lembrava um armazém futurista devido aos painéis metálicos coloridos, às paredes envidraçadas e ao tecto em abóbada.

Primeiras Impressões

Logo à entrada, os visitantes eram acolhidos por uma legião de Stormtroopers e, por vezes, até pelo próprio Darth Vader. Muito simpáticos, cumprimentavam todos os visitantes com um distinto “Hello, sir.” Dois personagens de Warhammer distribuíam as pulseiras pelos convidados e “mantinham a ordem”, de cachimbo na boca e arma na mão.

Num dos lados do relvado, a carrinha dos Ghostbusters tocava o tema do filme a alto e bom som, enquanto que a sua família de exterminadores de fantasmas se entretinha a conversar ali perto. Mais atrás, um castelo insuflável, temático do Jurassic Park, fazia as delícias dos mais novos.

View this post on Instagram

Quem é que é fã de Dr. Who?

A post shared by Squared Potato (@squaredpotato) on

No canto oposto, encontravam-se as bancas de street food que alimentariam os participantes durante os dois dias de convenção. Apesar de existirem várias mesas e bancos de jardim disponíveis, foram muitos os visitantes que decidiram fazer um piquenique na relva sobre uma toalha trazida de casa. O espaço verde perdia-se de vista e vários cosplayers aproveitaram o fundo natural para fazer sessões fotográficas com os amigos.

O ambiente era afável e descontraído. Tratando-se de um evento para todas as idades, não foram raras as famílias presentes, e muitas delas vestidas a rigor. As Ripleys de Alien fizeram especial furor durante o fim-de-semana, acabando mesmo por ganhar a Competição de Cosplay no Sábado.

Sábado

A Competição de Cosplay incluiu algumas das melhores representações de todo o evento (apesar de muitos não terem chegado a subir ao palco). Era visível a dedicação e trabalho postos nos fatos e acessórios dos concorrentes, alguns dos quais admitiram ter demorado meses a concebê-los.

Também os mais novos tiveram direito a competir entre si pelo pódio! E claro, os familiares babados não se acanharam na celebração e apoio dados aos seus rebentos.

Este dia contou ainda com várias entrevistas dirigidas aos convidados especiais, actores e colaboradores de filmes e séries como Star Wars, O Hobbit, e Harry Potter. Durante períodos de descanso, estes agrupavam-se junto das suas respectivas bancas de autógrafos, nas quais fãs faziam fila quase de uma ponta à outra do edifício.

Jon Campling, Death Eater e também King Regis de Final Fantasy, foi ainda professor de duelos e fantástico entertainer no final da tarde de Sábado, quando, envergando uma t-shirt de chibis de Harry Potter, ensinou três pequenos aprendizes de feiticeiro valiosas lições de magia. Até o apresentador e o público acabaram por participar!

Domingo

O Domingo continuou a animação do dia anterior, mas de forma um pouco diferente. Desta vez, o palco deu lugar à Norwich Pops Orchestra que viria a deslumbrar o público durante a maior parte da manhã e da tarde, dando vida às bandas sonoras de alguns dos mais famosos filmes de fantasia e ficção científica. Alguns dos cosplayers mais atrevidos deambularam por entre os espectadores durante os seus temas, incluindo um dinossauro bebé nos braços do seu tratador.

O segmento de Star Wars foi o que teve maior duração, terminando num comovedor tributo a Carrie Fisher com um grupo inteiro de cosplayers em fila solene junto ao palco. Escusado será dizer que a orquestra teve direito a uma ovação quase de pé.

A Blue de Jurassic World foi uma das principais atracções da tarde, correndo atrás de visitantes incautos para os borrifar com “substâncias tóxicas”. Também um Dalek e um R2D2 telecomandados percorreram o recinto, parando algumas vezes para pousar para fotos ou para desafiar os seus rivais.

Uma versão bastante complexa do Batmobile manteve-se estacionada num dos corredores das lojas, atraindo vários dos “morcegos” presentes para uma voltinha espiritual. Para o lanche, a equipa Squared Potato teve escolha entre deliciosos cupcakes temáticos, chocolates e fudge caseiros inspirados nos nossos fandoms favoritos, doces do universo Harry Potter, e ainda uma roulotte especializada em waffles! Como poderíamos resistir?

Solidariedade

Para além de um evento divertido, inclusivo e um autêntico paraíso nerd, o Nor-Con também se tratou de um evento solidário. Tal como em anos anteriores, a organização decidiu apoiar uma associação de caridade e escolheu a East Anglia’s Children’s Hospices (EACH) para a edição de 2018.

Para além de fazer uma doação à instituição do seu próprio bolso, todos os donativos do público reverteram a favor da mesma. Uma iniciativa de valor!

Balanço Final

O Nor-Con primou pela organização e pelo claro amor que todos os intervenientes manifestavam pela cultura geek. O próprio organizador fez um pequeno discurso emocionante antes do fecho, agradecendo a todos pela presença e por continuarem a tornar possível esta experiência única em Norwich.

Mantendo um horário mais ou menos aberto, possibilitou aos visitantes desfrutar de tudo um pouco sem ter de abdicar de nada. Todas as actividades tiveram lugar no único palco da convenção e contaram com um animado apresentador e o DJ da casa, cujo repertório girava em torno de remixes de temas icónicos do cinema e TV.

Apesar do foco ter sido claramente dado a Star Wars, todos os outros fandoms estiveram bem representados de uma ou outra forma, tendo o respeito e consideração pelo próximo reinado entre todos (incluindo entre os muitos inimigos mortais!)

View this post on Instagram

Um concerto épico!! 😊

A post shared by Squared Potato (@squaredpotato) on

Em termos de bancas e lojas, apenas uma coisa foi desapontante: a falta de mangas. Encontrámos uma banca inteiramente dedicada a BDs americanas e outra a DVDs de anime mas, no entanto, nem vestígio das versões em papel. Já as figurinhas e estatuetas ocuparam uma grande fatia do merchandise disponível, indo desde colecionáveis de LEGO até réplicas em tamanho real.

Claro que não puderam faltar os peluches, os jogos digitais e de tabuleiro, as armas e acessórios, malas e mochilas, ilustrações, artigos para a casa, pins, materiais de RPG, bijuteria, entre muitos outros!

Também o rácio de cosplayers foi surpreendente. É possível que existissem mais pessoas vestidas das suas personagens favoritas do que as que vieram “à civil” e, mais uma vez, todos os fatos eram extremamente elaborados e fiéis aos originais, com detalhes impressionantes e fáceis de escapar aos mais distraídos.

Por tudo isto e muito mais (porque um único artigo não seria capaz de sumarizar o esplendor do Nor-Con), a equipa Squared Potato voltará para o ano com certeza!